Fórmula 1-

Campeões da Fórmula 1

Ano Piloto campeão Ano Piloto campeão Ano Piloto campeão
1950 Giuseppe Farina 1951 Juan Manuel Fangio 1952 Alberto Ascari
1953 Alberto Ascari 1954 Juan Manuel Fangio 1955 Juan Manuel Fangio
1956 Juan Manuel Fangio 1957 Juan Manuel Fangio 1958 Mike Hawthorn
1959 Jack Brabham 1960 Jack Brabham 1961 Phil Hill
1962 Graham Hill 1963 Jim Clark 1964 John Surtees
1965 Jim Clark 1966 Jack Brabham 1967 Dennis Hulme
1968 Graham Hill 1969 Jackie Stewart 1970 Jochen Rindt
1971 Jackie Stewart 1972 Emerson Fittipaldi 1973 Jackie Stewart
1974 Emerson Fittipaldi 1975 Niki Lauda 1976 James Hunt
1977 Niki Lauda 1978 Mario Andretti 1979 Jody Scheckter
1980 Alan Jones 1981 Nelson Piquet 1982 Keke Rosberg
1983 Nelson Piquet 1984 Niki Lauda 1985 Alain Prost
1986 Alain Prost 1987 Nelson Piquet 1988 Ayrton Senna
1989 Alain Prost 1990 Ayrton Senna 1991 Ayrton Senna
1992 Nigel Mansel 1993 Alain Prost 1994 Michael Schumacher
1995 Michael Schumacher 1996 Damon Hill 1997 Jackes Villenueve
1998 Mika Hakkinen 1999 Mika Hakkinen 2000 Michael Schumacher
2001 Michael Schumacher 2002 Michael Schumacher 2003 Michael Schumacher
2004 Michael Schumacher 2005 Fernando Alonso 2006 Fernando Alonso
2007 Kimi Räikkönen 2008 Lewis Hamilton 2009 Jenson Button
2010 Sebastian Vettel 2011 Sebastian Vettel 2012 Sebastian Vettel
2013 Sebastian Vettel 2014 Lewis Hamilton 2015 Lewis Hamilton

A primeira vitória brasileira na F-1

Foi no dia 4 de outubro de 1970, que o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi deu ao país sua primeira vitória na principal vitrine do automobilismo mundial, a Fórmula 1. Quase trinta anos depois, a categoria está de volta aos Estados Unidos, onde Emerson viveu um dos momentos de maior emoção de sua carreira. O resultado, foi extremamente comemorado pelo piloto, que chegou ao circuito de Watkins Glen, onde foi disputada a prova, com uma gripe, e por sua equipe, a Lotus, que apesar de vencedora, passava um dos períodos mais difíceis de sua história.

Isso porque no GP da Itália, a 10ª etapa daquele mundial, o piloto número 1, Jochen Rindt, perdeu a vida durante os treinos. Em sinal de luto, o time optou por não participar da corrida e permanecer ausente no Canadá. "De repente, me vi como piloto principal de uma das maiores equipes do mundo", lembra Fittipaldi. Se a Lotus não viesse a disputar o GP dos Estados Unidos, Jack Ickx seria campeão com a Ferrari, roubando a conquista de Rindt. Para defender o campeonato post-mortem do austríaco, a equipe voltou à cena e Colin Chapman pediu para que Emerson Fittipaldi, que pilotaria pela primeira vez o novo Lotus-Ford 72 (correu suas quatro primeiras provas com o modelo 49), se esforçasse para vencer, tirar pontos de Ickx e dar o título ao falecido Jochen Rindt, que apoiou o brasileiro desde o primeiro teste com um carro de F1.

No treino classificatório, Emerson Fittipaldi conquistou o terceiro posto, mas não fez uma boa largada e caiu para a oitava colocação. Andando sempre num bom ritmo, logo se viu em terceiro novamente. O melhor da história, para o Brasil, veio a seguir: Jackie Stewart, que liderou 82 voltas, abandonou, e Pedro Rodriguez, que tinha assumido a ponta, teve que fazer uma parada extra no boxe para reabastecer restando oito voltas para o final. Daí em diante, foi só festa. Com Ickx amargando a quarta posição, a Lotus comemorou o título, tristemente sem Rindt, mas com Emerson Fittipaldi, o grande nome que surgia na Fórmula 1. "Aquelas últimas 8 voltas pareciam intermináveis. E quando vi o Chapman jogando o boné para o alto, uma cena que ficou caracterizada pelas vitórias do Jim Clark, me emocionei", comenta Emerson. Seu irmão Wilsinho Fittipaldi e seu amigo Lian Duarte, estavam correndo de Fórmula3 na Inglaterra e também pareciam não acreditar quando foram informados através do sistema de som do autódromo, afinal, era apenas a quinta corrida do "Rato" entre verdadeiros mestres do automobilismo mundial. O GP dos Estados Unidos de 1970, em Watkins Glen, ficou marcado na história do automobilismo mundial: à partir daquele dia 4 de outubro, o mundo passou a apreciar o talento dos pilotos brasileiros, que vieram a vencer outras 79 vezes (Emerson em mais 13 oportunidades, Ayrton Senna, em 41, Nelson Piquet, em 23, José Carlos Pace e Rubens Barrichello, em uma cada um) e fizeram do país o segundo maior vencedor da categoria, atrás somente do grande celeiro do automobilismo mundial, a Inglaterra.

Depois de nove anos de ausência do calendário da Fórmula 1, os Estados Unidos voltaram a receber a categoria no dia 24 de setembro e, coincidentemente, numa data próxima a dos 30 anos da primeira vitória de Emerson Fittipaldi. A organização da corrida, fez uma homenagem ao piloto brasileiro e a todos os vencedores das 500 milhas de Indianápolis na manhã do domingo da corrida.

As 41 vitórias de Ayrton Senna

Ano GP Equipe
1985 Portugal Lotus/Renault
1985 Bélgica Lotus/Renault
1986 Espanha Lotus/Renault
1986 EUA Lotus/Renault
1987 Mônaco Lotus
1987 EUA Lotus
1988 San Marino McLaren
1988 Canadá McLaren
1988 EUA McLaren
1988 Inglaterra McLaren
1988 Alemanha McLaren
1988 Hungria McLaren
1988 Bélgica McLaren
1988 Japão McLaren
1989 San Marino McLaren
1989 Mônaco McLaren
1989 México McLaren
1989 Alemanha McLaren
1989 Bélgica McLaren
1989 Espanha McLaren
1990 EUA McLaren
 
Ano GP Equipe
1990 Mônaco McLaren
1990 Canadá McLaren
1990 Alemanha McLaren
1990 Bélgica McLaren
1990 Itália McLaren
1991 EUA McLaren
1991 Brasil McLaren
1991 San Marino McLaren
1991 Mônaco McLaren
1991 Hungria McLaren
1991 Bélgica McLaren
1991 Austrália McLaren
1992 Mônaco McLaren
1992 Hungria McLaren
1992 Itália McLaren
1993 Brasil McLaren
1993 Europa McLaren
1993 Mônaco McLaren
1993 Japão McLaren
1993 Austrália McLaren

Menu Fórmula 1

Página inicial