Campeões
da Fórmula 1
Ano |
Piloto campeão |
Ano |
Piloto
campeão |
Ano |
Piloto
campeão |
1950 |
Giuseppe
Farina |
1951 |
Juan
Manuel Fangio |
1952 |
Alberto
Ascari |
1953
|
Alberto
Ascari |
1954 |
Juan
Manuel Fangio |
1955 |
Juan
Manuel Fangio |
1956 |
Juan
Manuel Fangio |
1957 |
Juan
Manuel Fangio |
1958 |
Mike
Hawthorn |
1959
|
Jack
Brabham |
1960 |
Jack
Brabham |
1961 |
Phil
Hill |
1962 |
Graham
Hill |
1963 |
Jim
Clark |
1964 |
John
Surtees |
1965
|
Jim
Clark
|
1966 |
Jack
Brabham |
1967 |
Dennis
Hulme |
1968 |
Graham
Hill |
1969 |
Jackie
Stewart |
1970 |
Jochen
Rindt |
1971
|
Jackie
Stewart
|
1972 |
Emerson
Fittipaldi |
1973 |
Jackie
Stewart |
1974
|
Emerson
Fittipaldi |
1975 |
Niki
Lauda |
1976 |
James
Hunt |
1977
|
Niki
Lauda |
1978 |
Mario
Andretti |
1979 |
Jody
Scheckter |
1980
|
Alan
Jones |
1981 |
Nelson
Piquet |
1982 |
Keke
Rosberg |
1983
|
Nelson
Piquet |
1984 |
Niki
Lauda |
1985 |
Alain
Prost |
1986 |
Alain
Prost |
1987 |
Nelson
Piquet |
1988 |
Ayrton
Senna |
1989 |
Alain
Prost |
1990 |
Ayrton
Senna |
1991 |
Ayrton
Senna |
1992 |
Nigel
Mansel |
1993 |
Alain
Prost |
1994 |
Michael
Schumacher |
1995 |
Michael
Schumacher |
1996 |
Damon
Hill |
1997 |
Jackes
Villenueve |
1998 |
Mika
Hakkinen |
1999 |
Mika
Hakkinen |
2000 |
Michael
Schumacher |
2001 |
Michael
Schumacher |
2002 |
Michael
Schumacher |
2003 |
Michael
Schumacher |
2004 |
Michael
Schumacher |
2005 |
Fernando
Alonso |
2006 |
Fernando
Alonso |
2007 |
Kimi Räikkönen |
2008 |
Lewis Hamilton |
2009 |
Jenson Button |
2010 |
Sebastian Vettel |
2011 |
Sebastian Vettel |
2012 |
Sebastian Vettel |
2013 |
Sebastian Vettel |
2014 |
Lewis Hamilton |
2015 |
Lewis Hamilton |
A
primeira vitória brasileira na F-1
Foi
no dia 4 de outubro de 1970, que o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi
deu ao país sua primeira vitória na principal vitrine do automobilismo
mundial, a Fórmula 1. Quase trinta anos depois, a categoria está
de volta aos Estados Unidos, onde Emerson viveu um dos momentos
de maior emoção de sua carreira. O resultado, foi extremamente
comemorado pelo piloto, que chegou ao circuito de Watkins Glen,
onde foi disputada a prova, com uma gripe, e por sua equipe, a
Lotus, que apesar de vencedora, passava um dos períodos mais difíceis
de sua história.
Isso
porque no GP da Itália, a 10ª etapa daquele mundial, o piloto
número 1, Jochen Rindt, perdeu a vida durante os treinos. Em sinal
de luto, o time optou por não participar da corrida e permanecer
ausente no Canadá. "De repente, me vi como piloto principal
de uma das maiores equipes do mundo", lembra Fittipaldi. Se
a Lotus não viesse a disputar o GP dos Estados Unidos, Jack Ickx
seria campeão com a Ferrari, roubando a conquista de Rindt. Para
defender o campeonato post-mortem do austríaco, a equipe voltou
à cena e Colin Chapman pediu para que Emerson Fittipaldi, que
pilotaria pela primeira vez o novo Lotus-Ford 72 (correu suas
quatro primeiras provas com o modelo 49), se esforçasse para vencer,
tirar pontos de Ickx e dar o título ao falecido Jochen Rindt,
que apoiou o brasileiro desde o primeiro teste com um carro de
F1.
No treino classificatório, Emerson Fittipaldi conquistou o terceiro
posto, mas não fez uma boa largada e caiu para a oitava colocação.
Andando sempre num bom ritmo, logo se viu em terceiro novamente.
O melhor da história, para o Brasil, veio a seguir: Jackie Stewart,
que liderou 82 voltas, abandonou, e Pedro Rodriguez, que tinha
assumido a ponta, teve que fazer uma parada extra no boxe para
reabastecer restando oito voltas para o final. Daí em diante,
foi só festa. Com Ickx amargando a quarta posição, a Lotus comemorou
o título, tristemente sem Rindt, mas com Emerson Fittipaldi, o
grande nome que surgia na Fórmula 1. "Aquelas últimas 8
voltas pareciam intermináveis. E quando vi o Chapman jogando o
boné para o alto, uma cena que ficou caracterizada pelas vitórias
do Jim Clark, me emocionei", comenta Emerson. Seu irmão Wilsinho
Fittipaldi e seu amigo Lian Duarte, estavam correndo de Fórmula3
na Inglaterra e também pareciam não acreditar quando foram informados
através do sistema de som do autódromo, afinal, era apenas a quinta
corrida do "Rato" entre verdadeiros mestres do automobilismo mundial.
O GP dos Estados Unidos de 1970, em Watkins Glen, ficou marcado
na história do automobilismo mundial: à partir daquele dia 4 de
outubro, o mundo passou a apreciar o talento dos pilotos brasileiros,
que vieram a vencer outras 79 vezes (Emerson em mais 13 oportunidades,
Ayrton Senna, em 41, Nelson Piquet, em 23, José Carlos Pace e
Rubens Barrichello, em uma cada um) e fizeram do país o segundo
maior vencedor da categoria, atrás somente do grande celeiro do
automobilismo mundial, a Inglaterra.
Depois
de nove anos de ausência do calendário da Fórmula 1, os Estados
Unidos voltaram a receber a categoria no dia 24 de setembro e,
coincidentemente, numa data próxima a dos 30 anos da primeira
vitória de Emerson Fittipaldi. A organização da corrida, fez uma
homenagem ao piloto brasileiro e a todos os vencedores das 500
milhas de Indianápolis na manhã do domingo da corrida.
As
41 vitórias de Ayrton Senna
Ano |
GP |
Equipe |
1985 |
Portugal |
Lotus/Renault |
1985 |
Bélgica |
Lotus/Renault |
1986 |
Espanha |
Lotus/Renault |
1986 |
EUA |
Lotus/Renault |
1987 |
Mônaco |
Lotus |
1987 |
EUA |
Lotus |
1988 |
San
Marino |
McLaren |
1988 |
Canadá |
McLaren |
1988 |
EUA |
McLaren |
1988 |
Inglaterra |
McLaren |
1988 |
Alemanha |
McLaren |
1988 |
Hungria |
McLaren |
1988 |
Bélgica |
McLaren |
1988 |
Japão |
McLaren |
1989 |
San
Marino |
McLaren |
1989 |
Mônaco |
McLaren |
1989 |
México |
McLaren |
1989 |
Alemanha |
McLaren |
1989 |
Bélgica |
McLaren |
1989 |
Espanha |
McLaren |
1990 |
EUA |
McLaren |
|
|
Ano |
GP |
Equipe |
1990 |
Mônaco |
McLaren |
1990 |
Canadá |
McLaren |
1990 |
Alemanha |
McLaren |
1990 |
Bélgica |
McLaren |
1990 |
Itália |
McLaren |
1991 |
EUA |
McLaren |
1991 |
Brasil |
McLaren |
1991 |
San
Marino |
McLaren |
1991 |
Mônaco |
McLaren |
1991 |
Hungria |
McLaren |
1991 |
Bélgica |
McLaren |
1991 |
Austrália |
McLaren |
1992 |
Mônaco |
McLaren |
1992 |
Hungria |
McLaren |
1992 |
Itália |
McLaren |
1993 |
Brasil |
McLaren |
1993 |
Europa |
McLaren |
1993 |
Mônaco |
McLaren |
1993 |
Japão |
McLaren |
1993 |
Austrália |
McLaren |
|
|