6ª
etapa: Caruaru (PE)
Edson Thomé surpreende e vence com sua Dakota
Reportagem:
Lorena Nogaroli / Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares
|
Edson
Thomé leva Dodge Dakota à vitória pela primeira vez. Emerson
Duda e João Campos trocam acusações e briga pelo título
fica cada vez mais acirrada.
|
Grid
de largada
|
Grid
|
Piloto
|
Tempo
|
1º
|
João
Campos (RS / Ranger) |
1min46s176 |
2º
|
Edson
Thomé dos Santos (SP / Dakota) |
1min46s368 |
3º
|
Emerson
Duda (PR / Ranger) |
1min46s368 |
4º
|
Kau
Machado (PR / Ranger) |
1min46s752 |
5º
|
Nelson
Bazzo (RS / S10) |
1min47s232 |
6º
|
Plínio
Pessoa (PR / S10) |
1min47s968 |
7º
|
Toninho
Spolador / Ladicelau Roveda (PR / Ranger) |
1min48s128 |
8º
|
Sidneyi
Alves (PR / S10) |
1min48s544 |
9º
|
José
Valentini (RS / Ranger) |
1min23s104 |
10º
|
Flávio
Marcílio (SP / Dakota) |
1min24s928 |
O
Grande Prêmio Copergás / PBGAS da Copa BR Petrobras Pick-up Racing,
realizado no Autódromo Internacional de Caruaru, foi quente. Mas
não foi só por causa da alta temperatura da capital do agreste
nordestino. Com muitas disputas na pista, troca de acusações nos
boxes e a vitória inédita do piloto paulista Edson Thomé, que
corre com uma Dakota, o bom público que compareceu ao circuito
dificilmente esquecerá deste fim de semana, movimentado pelas
pick-ups movidas a gás natural veicular.
O líder do Campeonato,
Emerson Duda, e o vice-líder, João Campos, quase brigaram dentro
do parque fechado, logo após o término da segunda prova. "Ele
foi sujo, tentou me tirar da pista", acusava Duda. "Quem
tentou me tirar foi ele", defendia-se Campos. Os pilotos
se tocaram duas vezes - numa Duda acusa Campos de ter tocado ele
e na outra o gaúcho acusa o paranaense - quando disputavam a 3ª
posição. Duda acabou levando a pior, pois teve que ir para os
boxes para trocar o pneu do seu carro, que furou, e nem pontuou
nesta bateria. Campos perdeu duas posições, mas logo se recuperou,
já que estava com o carro um segundo e meio mais rápido do que
na primeira prova. Este fato causou estranheza na maioria dos
pilotos. "Não dá para entender como isso pôde acontecer
de uma hora para outra. Não é possível melhorar tanto assim um
carro no mesmo dia, com as mesmas condições climáticas e de pista",
alerta Kau Machado, que foi o 3º colocado na etapa.
Na
primeira prova, Campos teve que abandonar na 8ª volta, porque
um fuzível de sua Ranger caiu. Largando em último na segunda bateria,
o gaúcho terminou em 2º, depois de disputar a posição com
Duda e ultrapassar Machado na última curva. "Ele tocou
na minha traseira e deveria ter sido desclassificado. Só a direção
de prova não viu", reclama Kau. Porém, Campos discorda
da acusação e diz que, se houvesse feito algo, teria sido punido.
Quem esteve fora
destas disputas de pista também acusou o vice-líder do campeonato:
"ele (João Campos) está colocando em risco os adversários,
pois está indo além do limite nas ultrapassagens. Eu vi os toques
que ele deu no Duda e no Kau. Isso não se faz", lamenta
Sidney Alves, um dos pilotos mais experientes da categoria e 4º
colocado no fim de semana. O paranaense correu com a S10 número
33 e conquistou seu melhor resultado na temporada.
Campos considerou
o fim de semana ruim, pois estava com o carro bem ajustado. "Deixei
de marcar pontos aqui, mas estou confiante para Fortaleza",
destaca. A partir de agora, o gaúcho terá que enfrentar seu rival,
Duda, dentro e fora da pista. "Depois desta prova, nossas
relações estão cortadas. Até o ajudei a acertar sua pick-up em
alguns momentos e ele não reconheceu. Aliás, o Duda só é líder
do Campeonato porque abandonei provas que já estavam ganhas",
lamenta Campos.
O líder da temporada
alega que deixou de conversar com Campos desde a etapa de Tarumã,
quando saiu o resultado da desclassificação do gaúcho, por irregularidades
técnicas no motor de sua Ranger. "Estou buscando os resultados
na pista e procuro vencer sem prejudicar ninguém. Enquanto isto,
ele fica tendo atitudes anti-desportivas na pista e também fora
dela, já que é a segunda vez que ele é punido só na Pick-up Racing",
desabafa Duda.
Num
clima completamente diferente estava o paulista Edson Thomé, que
acaba de se tornar o primeiro piloto da história da Pick-up Racing
a levar a Dodge Dakota ao lugar mais alto do pódio. "Entramos
na briga e mostramos que este modelo é tão competitivo quanto
a Ranger e a S10. Graças ao apoio dos meus patrocinadores
(Tecnyl e Multiflow) consegui deixar meu carro competitivo
e ganhar esta prova", comemora.
Nelson Bazzo foi
o 2º colocado do fim de semana e conseguiu se aproximar um
pouco mais de Duda e Campos na tabela de classificação. Agora,
Bazzo tem 128 pontos, contra 155 de Campos e 167 de Duda. Com
isso, a briga pelo título fica ainda mais acirrada e a próxima
etapa, que acontece em Fortaleza dias 19 e 20 de outubro promete
ser uma das mais emocionantes do ano.
A Pick-up Racing
é patrocinada pela Petrobras Distribuidora e conta com o apoio
da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cegas, Pirelli, Binno,
pastilhas de freio Mef, Galileu Compressores, Mat Cilindros e
Kits BRC.
Resultado
em Tarumã (dez primeiros)
|
Classificação
|
1ª prova
|
2ª
prova
|
1º
|
Edson
Thomé dos Santos (SP / Dakota) |
Edson
Thomé dos Santos (SP / Dakota) |
2º
|
Nelson
Bazzo (RS / S10) |
João
Campos (RS / Ranger) |
3º
|
Emerson
Duda (PR / Ranger) |
Nelson
Bazzo (RS / S10) |
4º
|
Kau
Machado (PR / Ranger) |
Kau
Machado (PR / Ranger) |
5º
|
Sidney
Alves (PR / S10) |
Sidney
Alves (PR / S10) |
6º
|
Milton
Vianna (PR / S10) |
Plínio
Pessoa (PR / S10) |
7º
|
Neca
Bueno (PR / Ranger) |
Milton
Vianna (PR / S10) |
8º
|
Toninho
Spolador / Ladicelau Roveda (PR / Ranger) |
Gerson
Marques (PR / S10) |
9º
|
Gerson
Marques (PR / S10) |
Neca
Bueno (PR / Ranger) |
10º
|
Plínio
Pessoa (PR / S10) |
Flávio
Marcílio (SP / Dakota) |
Melhor
volta na 1ª prova: Nelson Bazzo (1min46s432)
Melhor
volta na 2ª prova: João Campos (1min44s992)
|