Pick-up Racing -

6ª etapa: Caruaru (PE)
Edson Thomé surpreende e vence com sua Dakota

Reportagem: Lorena Nogaroli / Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Edson Thomé leva Dodge Dakota à vitória pela primeira vez. Emerson Duda e João Campos trocam acusações e briga pelo título fica cada vez mais acirrada.

Grid de largada
Grid
Piloto
Tempo
João Campos (RS / Ranger) 1min46s176
Edson Thomé dos Santos (SP / Dakota) 1min46s368
Emerson Duda (PR / Ranger) 1min46s368
Kau Machado (PR / Ranger) 1min46s752
Nelson Bazzo (RS / S10) 1min47s232
Plínio Pessoa (PR / S10) 1min47s968
Toninho Spolador / Ladicelau Roveda (PR / Ranger) 1min48s128
Sidneyi Alves (PR / S10) 1min48s544
José Valentini (RS / Ranger) 1min23s104
10º
Flávio Marcílio (SP / Dakota) 1min24s928

O Grande Prêmio Copergás / PBGAS da Copa BR Petrobras Pick-up Racing, realizado no Autódromo Internacional de Caruaru, foi quente. Mas não foi só por causa da alta temperatura da capital do agreste nordestino. Com muitas disputas na pista, troca de acusações nos boxes e a vitória inédita do piloto paulista Edson Thomé, que corre com uma Dakota, o bom público que compareceu ao circuito dificilmente esquecerá deste fim de semana, movimentado pelas pick-ups movidas a gás natural veicular.

O líder do Campeonato, Emerson Duda, e o vice-líder, João Campos, quase brigaram dentro do parque fechado, logo após o término da segunda prova. "Ele foi sujo, tentou me tirar da pista", acusava Duda. "Quem tentou me tirar foi ele", defendia-se Campos. Os pilotos se tocaram duas vezes - numa Duda acusa Campos de ter tocado ele e na outra o gaúcho acusa o paranaense - quando disputavam a 3ª posição. Duda acabou levando a pior, pois teve que ir para os boxes para trocar o pneu do seu carro, que furou, e nem pontuou nesta bateria. Campos perdeu duas posições, mas logo se recuperou, já que estava com o carro um segundo e meio mais rápido do que na primeira prova. Este fato causou estranheza na maioria dos pilotos. "Não dá para entender como isso pôde acontecer de uma hora para outra. Não é possível melhorar tanto assim um carro no mesmo dia, com as mesmas condições climáticas e de pista", alerta Kau Machado, que foi o 3º colocado na etapa.

Na primeira prova, Campos teve que abandonar na 8ª volta, porque um fuzível de sua Ranger caiu. Largando em último na segunda bateria, o gaúcho terminou em 2º, depois de disputar a posição com Duda e ultrapassar Machado na última curva. "Ele tocou na minha traseira e deveria ter sido desclassificado. Só a direção de prova não viu", reclama Kau. Porém, Campos discorda da acusação e diz que, se houvesse feito algo, teria sido punido.

Quem esteve fora destas disputas de pista também acusou o vice-líder do campeonato: "ele (João Campos) está colocando em risco os adversários, pois está indo além do limite nas ultrapassagens. Eu vi os toques que ele deu no Duda e no Kau. Isso não se faz", lamenta Sidney Alves, um dos pilotos mais experientes da categoria e 4º colocado no fim de semana. O paranaense correu com a S10 número 33 e conquistou seu melhor resultado na temporada.

Campos considerou o fim de semana ruim, pois estava com o carro bem ajustado. "Deixei de marcar pontos aqui, mas estou confiante para Fortaleza", destaca. A partir de agora, o gaúcho terá que enfrentar seu rival, Duda, dentro e fora da pista. "Depois desta prova, nossas relações estão cortadas. Até o ajudei a acertar sua pick-up em alguns momentos e ele não reconheceu. Aliás, o Duda só é líder do Campeonato porque abandonei provas que já estavam ganhas", lamenta Campos.

O líder da temporada alega que deixou de conversar com Campos desde a etapa de Tarumã, quando saiu o resultado da desclassificação do gaúcho, por irregularidades técnicas no motor de sua Ranger. "Estou buscando os resultados na pista e procuro vencer sem prejudicar ninguém. Enquanto isto, ele fica tendo atitudes anti-desportivas na pista e também fora dela, já que é a segunda vez que ele é punido só na Pick-up Racing", desabafa Duda.

Num clima completamente diferente estava o paulista Edson Thomé, que acaba de se tornar o primeiro piloto da história da Pick-up Racing a levar a Dodge Dakota ao lugar mais alto do pódio. "Entramos na briga e mostramos que este modelo é tão competitivo quanto a Ranger e a S10. Graças ao apoio dos meus patrocinadores (Tecnyl e Multiflow) consegui deixar meu carro competitivo e ganhar esta prova", comemora.

Nelson Bazzo foi o 2º colocado do fim de semana e conseguiu se aproximar um pouco mais de Duda e Campos na tabela de classificação. Agora, Bazzo tem 128 pontos, contra 155 de Campos e 167 de Duda. Com isso, a briga pelo título fica ainda mais acirrada e a próxima etapa, que acontece em Fortaleza dias 19 e 20 de outubro promete ser uma das mais emocionantes do ano.

A Pick-up Racing é patrocinada pela Petrobras Distribuidora e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cegas, Pirelli, Binno, pastilhas de freio Mef, Galileu Compressores, Mat Cilindros e Kits BRC.

Resultado em Tarumã (dez primeiros)
Classificação
1ª prova
2ª prova
Edson Thomé dos Santos (SP / Dakota) Edson Thomé dos Santos (SP / Dakota)
Nelson Bazzo (RS / S10) João Campos (RS / Ranger)
Emerson Duda (PR / Ranger) Nelson Bazzo (RS / S10)
Kau Machado (PR / Ranger) Kau Machado (PR / Ranger)
Sidney Alves (PR / S10) Sidney Alves (PR / S10)
Milton Vianna (PR / S10) Plínio Pessoa (PR / S10)
Neca Bueno (PR / Ranger) Milton Vianna (PR / S10)
Toninho Spolador / Ladicelau Roveda (PR / Ranger) Gerson Marques (PR / S10)
Gerson Marques (PR / S10) Neca Bueno (PR / Ranger)
10º
Plínio Pessoa (PR / S10) Flávio Marcílio (SP / Dakota)

Melhor volta na 1ª prova: Nelson Bazzo (1min46s432)
Melhor volta na 2ª prova: João Campos (1min44s992)

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