7ª
etapa: Fortaleza (CE)
Duda vence duelo com Campos e se mantém na liderança
Reportagem:
Lorena Nogaroli e Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares
|
Nelson
Bazzo se revolta depois de ser desclassificado, por considerar
decisão injusta.
|
Grid
de largada
|
Grid
|
Piloto
|
Tempo
|
1º
|
Emerson
Duda (PR / Ranger) |
1min27s936 |
2º
|
Edson
Thomé dos Santos (SP / Dakota) |
1min46s368 |
3º
|
João
Campos (RS / Ranger) |
1min46s176 |
4º
|
Geraldo
Sermann (PR / S10) |
1min28s544 |
5º
|
Kau
Machado (PR / Ranger) |
1min28s896 |
6º
|
Plínio
Pessoa (PR / S10) |
1min29s088 |
7º
|
Nelson
Bazzo (RS / S10) |
1min29s472 |
8º
|
Toninho
Spolador (PR / Ranger) |
1min30s656 |
9º
|
Gerson
Marques Jr. (PR / S10) |
1min31s200 |
10º
|
Sidney
Alves (PR / S10) |
1min31s456 |
Depois de 2 provas
emocionantes, com várias trocas de posições, e uma desclassificação
duvidosa do gaúcho Nelson Bazzo, Emerson Duda venceu a 7ª etapa
da Copa BR Petrobras Pick-up Racing, que recebeu um bom público
no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, município da Grande
Fortaleza (CE).
Com o resultado,
Duda se manteve na liderança da temporada, com os mesmos 12 pontos
de vantagem sobre o vice-líder João Campos, que conquistou um
resultado idêntico ao do líder nesta etapa, chegando em 1º
numa bateria e em 2º lugar na outra. Apesar de terem somado
os mesmos 35 pontos cada, Duda venceu a etapa por ter feito a
pole position e subiu no lugar mais alto do pódio.
O
3º colocado da temporada, Nelson Bazzo, se envolveu num acidente
com Campos e foi desclassificado da segunda prova. "Me
roubaram. Eu estava passando e ele (João Campos) me atropelou",
desabafa Bazzo, que ficou praticamente fora da disputa pelo Campeonato.
O sistema de gás
natural veicular que move as pick-ups teve um desempenho perfeito,
já que, mesmo com um calor superior aos 32 graus, nenhum carro
apresentou problemas em decorrência do novo combustível da categoria.
"A cada etapa, fica provado que o GNV é muito competitivo
e seguro, além de ser ecologicamente correto. A BR está muito
satisfeita com o projeto, já que a Pick-up Racing é o maior laboratório
do GNV atualmente", destaca o gerente nacional de gás
natural da estatal, Clenardo Fonseca.
Na primeira prova,
Duda largou na pole, mas se manteve à frente apenas até a 6ª volta,
já que errou numa tomada de curva e rodou. Com isso, Campos assumiu
a ponta, seguido por Edson Thomé, que teve problemas no rolamento
do motor e abandonou a prova logo em seguida. Após a rodada, Duda
caiu para 5º, mas se recuperou, fazendo a volta mais rápida
da bateria (1min29s088) e terminando em 2º lugar, cerca de
10 segundos atrás de Campos.
Nelson Bazzo fez
uma boa corrida e terminou em 3º, depois de duelar com Kau
Machado, que ficou com a 4ª colocação. Nas colocações seguintes,
duas surpresas: Neca Bueno, que estreou no automobilismo há 2
meses, e Luiz Cláudio Reis, de Santa Catarina, ficaram com o 5º
e 6º lugares, respectivamente.
A 2ª bateria
foi ainda mais emocionante. Depois de uma largada com poucas trocas
de posições, Bazzo, que estava com o carro bem acertado e fazendo
as voltas mais rápidas da prova, passou Duda na 4ª volta
e começou a pressionar Campos. Numa das tentativas de ultrapassagem
os dois bateram e foram parar na caixa de brita, com Duda assumindo
a ponta. "Quando fui fazer a curva, percebi que o Bazzo
estava por dentro. Ele forçou um pouco", justifica Campos.
Após a batida, Bazzo foi desclassificado pela direção de prova,
que considerou a colisão proposital. "Foi uma disputa
de pista, eu estava mais rápido e com a preferência da curva quando
ele me bateu", se defende Bazzo.
Edson Thomé, que
havia abandonado na primeira prova, largou no fim do grid, veio
se recuperando, fez a volta mais rápida da prova (1min28s992)
e alcançou Duda e Campos, que disputavam a liderança da prova.
Nas últimas voltas, tudo poderia acontecer, já que os três pilotos
estavam grudados um no outro. Depois de várias ameaças, Duda se
manteve na frente, seguido por Campos e Thomé.
A
expectativa de disputas desleais entre o líder e o vice-líder
do Campeonato não se concretizou, já que os pilotos se respeitaram
dentro da pista. "Apesar do Duda ter errado e ter me fechado
várias vezes, me preocupei muito para não encostar nele para ninguém
falar que estou tirando os outros pilotos da pista",
explica Campos. "Hoje ficou provado que a Pick-up Racing
tem excelentes pilotos. Foram duas provas emocionantes e sem nenhuma
atitude desleal", destaca Duda.
Com o resultado,
o paranaense se mantém na liderança da temporada, com 202 pontos
- 12 a mais que Campos. Bazzo permanece na 3ª posição, com
140 pontos. Se forem computados os três descartes, previstos no
regulamento, Duda e Campos ficam empatados, com 175 pontos. "O
Campeonato será decidido nas duas últimas etapas. Quem estiver
com o melhor equipamento e mais preparado psicologicamente será
o campeão", destaca Campos, que busca o bicampeonato
na categoria.
Resultado
em Tarumã (dez primeiros)
|
Classificação
|
1ª prova (após 18 voltas)
|
2ª
prova (após 17 voltas)
|
1º
|
João
Campos (RS / Ranger) |
Emerson
Duda (PR / Ranger) |
2º
|
Emerson
Duda (PR / Ranger) |
João
Campos (RS / Ranger) |
3º
|
Nelson
Bazzo (RS / S10) |
Edson
Thomé dos Santos (SP / Dakota) |
4º
|
Kau
Machado (PR Ranger) |
Kau
Machado (PR / Ranger) |
5º
|
Neca
Bueno (PR / Ranger) |
Plínio
Pessoa (PR / S10) |
6º
|
Luiz
Cláudio Reis (SC / Ranger) |
Neca
Bueno (PR / Ranger) |
7º
|
Toninho
Spolador (PR / Ranger) |
Sidney
Alves (PR / S10) |
8º
|
Flávio
Marcílio (SP / Dakota) |
Luiz
Cláudio Reis (SC / Ranger) |
9º
|
Sidney
Alves (PR / S10) |
Toninho
Spolador (PR / Ranger) |
10º
|
- |
Flávio
Marcílio (SP / Dakota) |
Melhor
volta na 1ª prova: Emerson Duda (1min29s088)
Melhor
volta na 2ª prova: Edson Thomé (1min28s992)
|