Pick-up Racing -

7ª etapa: Fortaleza (CE)
Duda vence duelo com Campos e se mantém na liderança

Reportagem: Lorena Nogaroli e Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Nelson Bazzo se revolta depois de ser desclassificado, por considerar decisão injusta.

Grid de largada
Grid
Piloto
Tempo
Emerson Duda (PR / Ranger) 1min27s936
Edson Thomé dos Santos (SP / Dakota) 1min46s368
João Campos (RS / Ranger) 1min46s176
Geraldo Sermann (PR / S10) 1min28s544
Kau Machado (PR / Ranger) 1min28s896
Plínio Pessoa (PR / S10) 1min29s088
Nelson Bazzo (RS / S10) 1min29s472
Toninho Spolador (PR / Ranger) 1min30s656
Gerson Marques Jr. (PR / S10) 1min31s200
10º
Sidney Alves (PR / S10) 1min31s456

Depois de 2 provas emocionantes, com várias trocas de posições, e uma desclassificação duvidosa do gaúcho Nelson Bazzo, Emerson Duda venceu a 7ª etapa da Copa BR Petrobras Pick-up Racing, que recebeu um bom público no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, município da Grande Fortaleza (CE).

Com o resultado, Duda se manteve na liderança da temporada, com os mesmos 12 pontos de vantagem sobre o vice-líder João Campos, que conquistou um resultado idêntico ao do líder nesta etapa, chegando em 1º numa bateria e em 2º lugar na outra. Apesar de terem somado os mesmos 35 pontos cada, Duda venceu a etapa por ter feito a pole position e subiu no lugar mais alto do pódio.

O 3º colocado da temporada, Nelson Bazzo, se envolveu num acidente com Campos e foi desclassificado da segunda prova. "Me roubaram. Eu estava passando e ele (João Campos) me atropelou", desabafa Bazzo, que ficou praticamente fora da disputa pelo Campeonato.

O sistema de gás natural veicular que move as pick-ups teve um desempenho perfeito, já que, mesmo com um calor superior aos 32 graus, nenhum carro apresentou problemas em decorrência do novo combustível da categoria. "A cada etapa, fica provado que o GNV é muito competitivo e seguro, além de ser ecologicamente correto. A BR está muito satisfeita com o projeto, já que a Pick-up Racing é o maior laboratório do GNV atualmente", destaca o gerente nacional de gás natural da estatal, Clenardo Fonseca.

Na primeira prova, Duda largou na pole, mas se manteve à frente apenas até a 6ª volta, já que errou numa tomada de curva e rodou. Com isso, Campos assumiu a ponta, seguido por Edson Thomé, que teve problemas no rolamento do motor e abandonou a prova logo em seguida. Após a rodada, Duda caiu para 5º, mas se recuperou, fazendo a volta mais rápida da bateria (1min29s088) e terminando em 2º lugar, cerca de 10 segundos atrás de Campos.

Nelson Bazzo fez uma boa corrida e terminou em 3º, depois de duelar com Kau Machado, que ficou com a 4ª colocação. Nas colocações seguintes, duas surpresas: Neca Bueno, que estreou no automobilismo há 2 meses, e Luiz Cláudio Reis, de Santa Catarina, ficaram com o 5º e 6º lugares, respectivamente.

A 2ª bateria foi ainda mais emocionante. Depois de uma largada com poucas trocas de posições, Bazzo, que estava com o carro bem acertado e fazendo as voltas mais rápidas da prova, passou Duda na 4ª volta e começou a pressionar Campos. Numa das tentativas de ultrapassagem os dois bateram e foram parar na caixa de brita, com Duda assumindo a ponta. "Quando fui fazer a curva, percebi que o Bazzo estava por dentro. Ele forçou um pouco", justifica Campos. Após a batida, Bazzo foi desclassificado pela direção de prova, que considerou a colisão proposital. "Foi uma disputa de pista, eu estava mais rápido e com a preferência da curva quando ele me bateu", se defende Bazzo.

Edson Thomé, que havia abandonado na primeira prova, largou no fim do grid, veio se recuperando, fez a volta mais rápida da prova (1min28s992) e alcançou Duda e Campos, que disputavam a liderança da prova. Nas últimas voltas, tudo poderia acontecer, já que os três pilotos estavam grudados um no outro. Depois de várias ameaças, Duda se manteve na frente, seguido por Campos e Thomé.

A expectativa de disputas desleais entre o líder e o vice-líder do Campeonato não se concretizou, já que os pilotos se respeitaram dentro da pista. "Apesar do Duda ter errado e ter me fechado várias vezes, me preocupei muito para não encostar nele para ninguém falar que estou tirando os outros pilotos da pista", explica Campos. "Hoje ficou provado que a Pick-up Racing tem excelentes pilotos. Foram duas provas emocionantes e sem nenhuma atitude desleal", destaca Duda.

Com o resultado, o paranaense se mantém na liderança da temporada, com 202 pontos - 12 a mais que Campos. Bazzo permanece na 3ª posição, com 140 pontos. Se forem computados os três descartes, previstos no regulamento, Duda e Campos ficam empatados, com 175 pontos. "O Campeonato será decidido nas duas últimas etapas. Quem estiver com o melhor equipamento e mais preparado psicologicamente será o campeão", destaca Campos, que busca o bicampeonato na categoria.

Resultado em Tarumã (dez primeiros)
Classificação
1ª prova (após 18 voltas)
2ª prova (após 17 voltas)
João Campos (RS / Ranger) Emerson Duda (PR / Ranger)
Emerson Duda (PR / Ranger) João Campos (RS / Ranger)
Nelson Bazzo (RS / S10) Edson Thomé dos Santos (SP / Dakota)
Kau Machado (PR Ranger) Kau Machado (PR / Ranger)
Neca Bueno (PR / Ranger) Plínio Pessoa (PR / S10)
Luiz Cláudio Reis (SC / Ranger) Neca Bueno (PR / Ranger)
Toninho Spolador (PR / Ranger) Sidney Alves (PR / S10)
Flávio Marcílio (SP / Dakota) Luiz Cláudio Reis (SC / Ranger)
Sidney Alves (PR / S10) Toninho Spolador (PR / Ranger)
10º
- Flávio Marcílio (SP / Dakota)

Melhor volta na 1ª prova: Emerson Duda (1min29s088)
Melhor volta na 2ª prova: Edson Thomé (1min28s992)

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