Pick-up Racing -

6ª etapa: Curitiba (PR)
Kau Machado vence e João Campos é desclassificado

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

A cada corrida, acidentes e desclassificações esquentam o clima entre os pilotos. Campeonato volta a ficar embolado, com 3 pilotos brigando pelo título.

Tranqüilidade. Esta é uma palavra que não se ouve há muito tempo numa etapa. A cada corrida, acidentes e desclassificações esquentam o clima entre os pilotos. Como já era de se esperar, o Autódromo Internacional de Curitiba ficou quente, apesar dos termômetros estarem marcando 12ºC durante o Grande Prêmio Compagas, válido pela 6ª etapa da temporada.

O paranaense Kau Machado venceu a prova, seguido de perto por Neca Bueno, que conquistou seu melhor resultado na categoria. Um acidente envolvendo o paranaense Emerson Duda e o gaúcho João Campos, ocasionou a desclassificação do gaúcho, que cruzou a linha de chegada em 3º lugar. Como os dois primeiros colocados não pontuaram nesta etapa, Nelson Bazzo encostou, ficando apenas 2 pontos atrás de Duda e com 10 pontos a menos que Campos. Mas os dois descartes previstos no regulamento, colocam Duda na ponta da tabela, já que Campos não poderá descartar as duas desclassificações que sofreu nesta temporada.

Na largada, Duda se manteve na ponta e foi abrindo vantagem. Na parada nos boxes, a equipe do paranaense trabalhou rápido e ele voltou para a pista à frente de Campos. Uma volta depois do pit stop, Duda foi atrapalhado por um retardatário e acabou sendo ultrapassado pelo seu principal rival. Em seguida, o safety car entrou na pista, juntando todo o pelotão. Na relargada, Duda aumentou o ritmo e ultrapassou Campos por fora no final da reta. Na tentativa de retomar a ponta, o gaúcho aproveitou uma escapada do líder para posicionar seu carro por dentro, mas acabou tocando na traseira da pick-up do paranaense e os dois foram para fora da pista. A direção de prova considerou ilegal o toque, desclassificando Campos. Duda recebeu uma carta de advertência, por ter batido na Ford Ranger do gaúcho, quando retornava para a pista.

Logo depois da prova, os dois discutiram na torre de cronometragem: "você é um irresponsável", acusou Campos. "Sua desclassificação é uma prova disto", respondeu Duda. A decisão dos comissários desportivos da CBA foi considerada um absurdo pelo gaúcho. "Roubaram-me. Isto é uma vergonha!", esbravejava Campos, que entrou com um recurso para tentar reverter a decisão.

Enquanto o gaúcho lamentava, Kau Machado festejava a vitória: "fiz uma corrida espetacular. Mostrei que podia estar muito melhor no Campeonato se não tivesse levado azar nas primeiras provas deste ano". Esta é a segunda vitória dele na categoria e a primeira neste ano.

Neca Bueno era outro que esbanjava felicidade: "estou numa evolução muito boa. Pretendo vencer uma corrida ainda este ano". Com a desclassificação de Campos, Alessando Da Cas ficou com a terceira posição. Mesmo com problemas no motor, Nelson Bazzo, que havia largado dos boxes, terminou em 4º. Maria Christina Moreira completou o pódio, voltando a ficar entre os 10 primeiros colocados da tabela de classificação.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Kau Machado (PR) Ranger
Neca Bueno (PR) Ranger
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Nelson Bazzo (RS) S10
Maria Christina Moreira (PR) S10
Carlos "Cangaceiro" Teixeira (PE) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Toninho Espolador (PR) Ranger
Leo Parisotto (SC) Ranger
10º
Plínio Pessoa (PR) S10
Melhor volta: Emerson Duda (1min40s739)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 75
Emerson Duda (PR) Ranger 67
Nelson Bazzo (RS) S10 65
Alessandro Da Cas (RJ) S10 46
Kau Machado (PR) Ranger 43
Neca Bueno (PR) Ranger 37
Toninho Espolador (PR) Ranger 26
Edson Thomé dos Santos (SP) Dakota 22
Maria Christina Moreira (PR) S10 19
Flávio Marcílio (SP) Dakota 16

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial