Pick-up Racing -

7ª etapa: Guaporé (RS)
João Campos vence com Duda em 2º lugar

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Calculando os 2 descartes previstos em regulamento, Campos cai para 65 pontos e Duda fica com os mesmos 82 pontos que tem, pois descarta dois abandonos.

A 7ª etapa da Copa BR Petrobras Pick-up Racing, disputada no Autódromo Internacional de Guaporé (RS), superou todas as outras corridas da categoria no quesito emoção. Durante as 27 voltas, três pilotos se alternaram nas primeiras posições: o vencedor da prova, João Campos, Emerson Duda e Kau Machado, que fez a melhor volta (1min25s740).

Com a vitória, o gaúcho somou mais 20 pontos e está com 95 na classificação geral. Mas calculando os 2 descartes previstos em regulamento Campos cai para 65 pontos e Duda fica com os mesmos 82 pontos que tem, pois descarta 2 abandonos. Vale lembrar que este cálculo é feito apenas ao final das 9 etapas, não podendo excluir as desclassificações.

Por isto, Campos torce para que a decisão do tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo seja favorável e ele possa recuperar pelo menos uma das punições que sofreu. "Vamos aguardar o resultado e enquanto isto farei meu trabalho na pista. Vou lutar para ganhar as duas provas finais, em São Paulo e Rio de Janeiro", destaca o atual bicampeão da Pick-up Racing.

Na largada, Duda manteve a ponta, mesmo com a forte pressão imposta por Campos no final da longa reta do circuito de 3080 metros. Nelson Bazzo largou mal e caiu da 3ª para a 5ª posição, após ser ultrapassado por Cláudio Ricci e Kau Machado. Ao final da 1ª volta, Campos superou seu principal rival e assumiu a 1ª posição. Três voltas depois, Duda deu o troco. Numa tentativa de ultrapassagem, Campos tocou na traseira da pick-up do paranaense e foi advertido pela direção de prova. Em seguida, o gaúcho assumiu novamente a 1ª posição. Três voltas depois, Duda foi ultrapassado por Kau Machado, mas recuperou a posição na seqüência.

No 20º minuto de corrida, os boxes foram abertos para o pit stop obrigatório. Mais uma vez, a equipe de Duda trabalhou bem e conseguiu colocar o paranaense na liderança. "Erramos de novo na parada. Isto não pode mais acontecer", lamentou Campos, que recuperou a ponta uma volta depois. Em seguida, o safety car entrou na pista e juntou todo o pelotão. Na relargada, o gaúcho se manteve na 1ª posição, até cruzar a linha de chegada. "Foi uma prova limpa, mas intensamente disputada. Não tivemos um minuto de sossego, pois fizemos todas as voltas colados", ressalta o líder.

Mesmo chegando em 2º, Duda comemorou o resultado. "Fiz uma corrida pensando no campeonato. Agora, preciso de mais um 2º lugar para ser campeão", prevê Duda, que conta com as duas desclassificações de Campos.

Kau Machado também ocupou a liderança da prova, mas teve que abandonar na 15ª volta por falta de combustível. O mesmo problema foi enfrentado por Nelson Bazzo, que ocupava a 4ª posição antes da pane seca. Com isso, Cláudio Ricci ficou em 3º lugar na sua estréia na Pick-up Racing. "A categoria é muito competitiva e tentarei montar uma equipe própria em 2004", destaca. Outro gaúcho que surpreendeu foi Franco Stédile, que largou em 6º e terminou na 4ª posição.

Quem também fez uma boa corrida foi o pernambucano Carlos "Cangaceiro" Teixeira, o 5º colocado da prova. "Meu carro estava rápido apenas no final da prova. Tive que poupar o motor, para evitar uma quebra", revela o pernambucano, que assumiu a 8ª posição no campeonato.

João Campos recupera pontos no tribunal

O Tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) julgou nesta quarta-feira (22) improcedente a desclassificação do piloto João Campos referente à 6ª etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, disputada em Curitiba, em 14 de setembro. Naquela prova, o havia sido punido com a perda de pontos pelos comissários esportivos devido ao acidente que se envolveu com o paranaense Emerson Duda na disputa pela liderança na corrida.

Na oportunidade, João Campos, depois de se tocar com Duda, acabou caindo para o último lugar no pelotão. Numa corrida de recuperação, acabou chegando em 3º enquanto Duda abandonava. Ao final da corrida, Campos entrou com protesto junto aos comissários desportivos da prova contra o adversário, culpando-o pelo acidente. A decisão destes, entretanto, o desclassificando enquando Emerson Duda era apenas advertido, foi desconcertante, segundo o bicampeão da categoria. "Foi uma vergonha para o automobilismo o que (os comissários) fizeram nesta tarde aqui em Curitiba", desabafou o piloto ao tomar conhecimento da decisão dos comissários após aquela corrida.

O parecer do Tribunal da CBA, no qual foi defendido pelo doutor Marcelo Aique, corrigiu uma injustiça para Campos. "Corrigiu uma senhora injustiça", resumiu. No outro item julgado, o Tribunal manteve a desclassificação de Campos definida pelos comissários técnicos na prova de Fortaleza, 5ª etapa da competição.

Com os 12 pontos do 3º lugar reconquistados, Campos passa somar 107 pontos e aumenta para 25 a vantagem para o 2º colocado Emerson Duda, único que pode impedir seu tricampeonato.

A Pick-up Racing é patrocinada pela Petrobras Distribuidora e conta com o apoio da CBA, Pirelli, Binno, Mef, Mat Cilindros e BRC.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Emerson Duda (PR) Ranger
Cláudio Ricci (RS) Ranger
Franco Stédile (RS) Ranger
Carlos “Cangaceiro” Teixeira (PE) Ranger
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Flávio Marcílio (SP) Dakota
Maria Christina Moreira (PR) S10
10º
Kau Machado (PR) Ranger
Melhor volta: Kau Machado (1min25s740)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 107
Emerson Duda (PR) Ranger 82
Nelson Bazzo (RS) S10 65
Alessandro Da Cas (RJ) S10 46
Kau Machado (PR) Ranger 44
Neca Bueno (PR) Ranger 37
Toninho Espolador (PR) Ranger 23
Edson Thomé dos Santos (SP) Dakota 22
Carlos “Cangaceiro” Teixeira (PE) Ranger 22
Maria Christina Moreira (PR) S10 21

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial