Pick-up Racing -

8ª etapa: Interlagos (SP)
João Campos conquista o tricampeonato

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Para conquistar o título antecipado, Campos precisava vencer a corrida e torcer para o vice-líder do Campeonato, Emerson Duda, não chegar em 2º. E foi o que aconteceu.

Uma união da sorte com o talento deu o título antecipado da Copa BR Petrobras Pick-up Racing a João Campos, o recordista absoluto da categoria, com 30 vitórias em 42 corridas disputadas em 3 anos. O gaúcho venceu o Grande Prêmio Comgás disputado neste domingo (23), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, e ficou com o título da temporada 2003 da única categoria do automobilismo mundial com veículos movidos a gás natural veicular (GNV). Para conquistar o título antecipado, Campos precisava vencer a corrida e torcer para o vice-líder do Campeonato, Emerson Duda, não chegar em 2º. E foi o que aconteceu. Até o final da corrida, o paranaense ainda estava atrás de Campos, mas, na última volta, Nelson Bazzo, que vinha em 3º, ultrapassou Duda e antecipou a decisão do título. Na verdade, resta uma esperança remota ao paranaense. Ele ainda pode ser campeão, caso Campos não dispute a prova do Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro, ou seja desclassificado.

Na largada, João Campos conseguiu se manter na ponta e Duda, que tinha largado em 2º lugar, caiu para a 5ª posição. O 3º colocado do grid, Milton Vianna, assumiu a liderança ao passar Campos no "S" do Senna, já na 2ª volta. Depois disso, Campos perdeu o posto para Nelson Bazzo. "Neste momento fiquei preocupado", confessa Campos, que acabou recuperando a 2ª posição e a ponta, depois de passar Milton Vianna na 7ª volta.

Duda veio recuperando posições e, quando os boxes foram abertos, ele decidiu entrar junto com Campos para o pit stop. Mas, desta vez, a equipe do gaúcho foi mais rápida e ele se manteve à frente. Na volta seguinte, Vianna e Bazzo entraram nos boxes e voltaram na 3ª e 4ª posições, respectivamente.

Depois de passar Duda, Vianna estava ultrapassando Campos quando o motor de sua S10 estourou. "Tinha tudo para ganhar a prova, mas, a exemplo de outras corridas, tive azar", lamenta. Depois disso, Campos conduziu sua pick-up com tranqüilidade até a linha de chegada. Antes disso, tomou um susto quando viu que Duda tinha sido ultrapassado por Nelson Bazzo. "Ainda não caiu a ficha. Parece que não ganhei o título, pois achei que o Duda ia manter a posição. Não estava muito preparado para a festa", declarou logo depois da entrega dos troféus.

Num balanço da temporada 2003, o tricampeão lamentou os problemas com Emerson Duda. "Isto mexeu com os nervos de todo mundo. Não é saudável para ninguém. Mas, agora, o momento é de comeoração. Temos que festejar muito, mas não esquecer de trabalhar para a etapa do Rio de Janeiro, pois quero encerrar o ano com chave de ouro", revela Campos.

Para Duda, a perda do Campeonato se deu em dois momentos. "Nas corridas de Curitiba e Campo Grande eu estava liderando quando fui tirado da pista pelo Campos. Me impressionei com a decisão dos tribunais da CBA que reverteram a desclassificação dele da 6ª etapa. Porém, temos que continuar trabalhando para fazer outras boa temporada em 2004", ressalta.

A Pick-up Racing é patrocinada pela Petrobras Distribuidora e conta com o apoio da CBA, Pirelli, Binno, Mef, Mat Cilindros e BRC.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
Emerson Duda (PR) Ranger
Kau Machado (PR) Ranger
Léo Parisotto (SC) Ranger
Flávio Marcílio (SP) Dakota
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Danilo Vianna (PR) S10
José Roberto de Oliveira (SP) S10
10º
José Valentini (RS) Ranger
Melhor volta: Nelson Bazzo (2min04s971)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 127
Emerson Duda (PR) Ranger 94
Nelson Bazzo (RS) S10 78
Kau Machado (PR) Ranger 54
Alessandro Da Cas (RJ) S10 48
Neca Bueno (PR) Ranger 37
Flávio Marcílio (SP) Dakota 25
Toninho Espolador (PR) Ranger 23
Edson Thomé dos Santos (SP) Dakota 22
Carlos “Cangaceiro” Teixeira (PE) Ranger 20
Leo Parisotto (SC) Ranger 20

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial