Pick-up Racing -

9ª etapa: Jacarepaguá (RJ)
Campos fecha o ano com chave de ouro

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Mesmo com o tricampeonato antecipado da Copa BR Petrobras Pick-up Racing nas mãos, João Campos não deixou escapar sua sexta vitória no ano.

Após largar na 2ª posição e ultrapassar seu principal rival, Emerson Duda, ainda na 1ª volta, João Campos manteve-se à frente do Grande Prêmio CEG / CEG Rio, até o final. O pódio da etapa realizada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi completado por Duda, Milton Vianna, Alessandro Da Cas e Luís Reis.

A previsão de uma corrida com disputas intensas se confirmou. Na largada, Emerson Duda se manteve à frente de Campos, mas não suportou a pressão do gaúcho, que assumiu a ponta no final da reta oposta ainda na volta inicial. Milton Vianna pulou da 4ª para a 3ª posição ao passar Kau Machado, mas levou o troco na volta seguinte.

No pelotão intermediário a briga era intensa, inclusive com alguns acidentes. Primeiro, Marcel Wolfart rodou, abrindo passagem para Léo Parisotto, Alessandro Da Cas, Luiz Reis e Gustavo Sucolotti, que brigavam pela 7ª posição. Na 4ª volta, Flávio Marcílio e Maria Christina Moreira se envolveram num acidente, ocasionando o abandono da única mulher da prova.

Depois de ser desclassificado da tomada de tempos, por estar com a pick-up abaixo do peso mínimo estabelecido, Nelson Bazzo teve que largar na última posição do grid. Uma indisposição pouco antes da prova, prejudicou ainda mais o gaúcho. Mesmo assim, na 6ª volta Bazzo já era o 5º colocado.

A briga pela ponta estava quente, com Duda forçando a ultrapassagem sobre Campos. "A suspensão da pick-up não estava boa e sofri para fazer algumas curvas. Me preocupei o tempo todo para não rodar e perder a liderança", lembra João Campos. A pressão aumentou na parada nos boxes, quando é feita a liberação do segundo cilindro de GNV, combustível que abastece as pick-ups. Campos e Duda entraram juntos, mas a equipe do gaúcho trabalhou mais rápido e o tricampeão voltou para a prova ainda na liderança.

Na 11ª passagem, o safety car entrou na pista e os carros ficaram juntos mais uma vez. Na relargada, Milton Vianna tentou passar Nelson Bazzo e acabou rodando. O paranaense cai para a 8ª posição e teve que fazer uma corrida de recuperação. Em seguida, Bazzo abandonou com problemas no motor de sua S10. Outro que deixou a prova foi Kau Machado, que ocupava a 3ª posição. Esta foi a segunda vez no ano que a Ranger do paranaense teve uma pane seca. "Vamos ver o que está acontecendo no carro para não termos este problema em 2004", lamenta Kau.

A equipe de Léo Parisotto, que ocupava a 6ª posição na corrida, não tirou completamente o parafuso que libera o segundo cilindro de GNV durante o pit stop e o piloto sofreu uma penalização (drive trough), passando pelo box a 60 km/h.

Na última volta, Duda foi para o "tudo ou nada" e, na tentativa de assumir a ponta, errou o ponto de freada no final da reta oposta e quase perdeu a vice-liderança. Com isso, Campos pôde respirar aliviado.

Alessandro Da Cas, que largou na 7ª posição, vinha em 3º na última volta, mas foi ultrapassado por Milton Vianna. "Mesmo assim, consegui o 4º lugar na corrida e no campeonato. E isto foi muito mais do que eu esperava em meu ano de estréia. Mas, no ano que vem, meu objetivo é o título", promete o piloto carioca.

Ao final, Campos cruzou a linha de chegada na liderança, seguido por Duda, Vianna, Da Cas e Luiz Reis, que conquistou seu melhor resultado na categoria e fechou o ano na 7ª colocação do campeonato.

O ano de 2004 será de grandes mudanças na categoria. Além da entrada de novos pilotos, a Pick-up Racing promoverá algumas evoluções técnicas para aumentar a potência dos carros e a competitividade nas corridas. A categoria é patrocinada pela Petrobras Distribuidora e conta com o apoio da CBA, Pirelli, Binno, Mef, Mat Cilindros e BRC.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Emerson Duda (PR) Ranger
Milton Vianna (PR) S10
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Carlos Tavares (MT) S10
Léo Parisotto (SC) Ranger
Gerson Marques Jr (PR) Ranger
10º
Flávio Marcílio (SP) Dakota
Melhor volta: João Campos (2min21s824)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 120
Emerson Duda (PR) Ranger 94
Nelson Bazzo (RS) S10 78
Alessandro Da Cas (RJ) S10 58
Kau Machado (PR) Ranger 55
Neca Bueno (PR) Ranger 35
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger 29
Flávio Marcílio (SP) Dakota 27
Leo Parisotto (SC) Ranger 23
Toninho Espolador (PR) Ranger 23
Já considerados os 2 descartes previstos

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial