Pick-up Racing -

1ª etapa: Curitiba (PR)
João Campos abre o ano com vitória

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Vencedor do Grande Prêmio Compagas foi definido na última volta.

A etapa de abertura da Copa Petrobras Pick-up Racing foi uma das mais disputadas da história da categoria, a única do mundo movida a gás natural veicular (GNV). Os gaúchos dominaram a corrida realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, ficando com 4 dos 5 lugares do pódio.

O recordista de vitórias da Pick-up Racing, João Campos, teve muitas dificuldades para superar o conterrâneo Nelson Bazzo, que se revezou na liderança com o vencedor do Grande Prêmio Compagas. O paranaense Kau Machado foi o único paranaense a subir ao pódio, cruzando a linha de chegada na 3ª posição. Os estreantes Abramo Mazzochi e Franco Stédile terminaram em 4º e 5º, respectivamente.

A corrida começou antes da bandeirada, pois a chuva obrigou as equipes a trocarem os pneus slick por pneus "biscoito". Na largada, o pole position Nelson Bazzo se manteve na frente, seguido por Campos e Mazzochi e Emerson Duda, que se envolveu num acidente com Gustavo Sucolotti na na entrada da reta oposta. Com isso, Sucolotti abandonou a prova e Duda foi para o box, ficando uma volta atrás do líder. O acidente ocasionou a entrada do Pace Pick-up, pilotado por Maria Christina Moreira, que não terminou o carro a tempo e estréia no Campeonato na próxima etama, marcada para o dia 13 de junho, em Brasília.

Na relargada, Campos aumentou a pressão sobre Bazzo e conseguiu ultrapassá-lo. No pelotão intermediário, Kau, Abramo, Franco e Milton Vianna brigavam intensamente pela 3ª posição. Algumas voltas depois, Campos começou a ter problemas no motor e Bazzo encostou. No pit stop obrigatório para a liberação do segundo cilindro de GNV, o líder e atual tricampeão da categoria ficou parado mais de 30 segundos para solucionar o problema no motor e voltou na 6ª posição. "Não sei o que aconteceu, mas perdi potência e tivemos que mudar o acerto do motor durante o pit stop", revela. A partir daí, Campos partiu para a recuperação, chegando à 5ª posição antes da entrada do Pace Pick-up. Na relargada, o gaúcho partiu para cima e conseguiu ganhar a 2ª posição de Kau Machado, quando faltavam 2 voltas para o final. Depois de diversas tentativas, Campos aproveitou uma escapada de Bazzo na curva da vitória para colocar sua Ranger ao lado da S10 número 0 e ganhar a primeira posição no final da reta, a uma volta do final. "Não sei o que aconteceu, mas perdi um pouco do traçado e deixei espaço para ele. Perdi a corrida por isto", lamenta Bazzo.

Depois da corrida, Kau Machado lamentou a falta de apoio do empresariado paranaense. "Os gaúchos estão bem porque têm apoio e mostraram isto na pista. Mesmo sem patrocínio, consegui representar o estado no pódio, mas sem dinheiro é difícil fazer automobilismo", lamenta.

Mesmo com problemas, Duda, que é um dos candidatos ao título em 2004, terminou na 6ª colocação, seguido por Eduardo Heinen, Alessandro Da Cas, Luiz Reis e José Valentini, que completaram os 10 primeiros. Flávio Marcílio foi penalizado em 2 minutos por ter entrado para o pit stop depois das 3 voltas permitidas e em 20 segundos por excesso de velocidade nos boxes, mesma penalização sofrida por Marcel Wolfart e Léo Parisotto.

A Pick-up Racing conta com o apoio da Petrobras, CBA, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
Kau Machado (PR) Ranger
Abramo Mazochi (RS) Ranger
Franco Stedile (RS) S10
Emerson Duda (PR) Ranger
Eduardo Heinen (RS) S10
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Luiz Reis (SC) Ranger
10º
José Valentini (RS) Ranger
Melhor volta: Nelson Bazzo (1min42s752)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 20
Nelson Bazzo (RS) S10 15
Kau Machado (PR) Ranger 12
Abramo Mazochi (RS) Ranger 10
Franco Stedile (RS) S10 8
Emerson Duda (PR) Ranger 6
Eduardo Heinen (RS) S10 4
Alessandro Da Cas (RJ) S10 3
Luiz Reis (SC) Ranger 2
José Valentini (RS) Ranger 1

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial