Pick-up Racing -

3ª etapa: Tarumã (RS)
Com boa dose de sorte João Campos continua sendo o "Rei de Tarumã"

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

Com disputa pela liderança durante toda prova, vários acidentes e ultrapassagens, Grande Prêmio Sulgás foi o mais disputado do ano.

A princípio, pode parecer que o Grande Prêmio Sulgás, válido pela 3ª etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, que aconteceu neste domingo (4 de julho), no Autódromo Internacional de Tarumã (RS), foi monótono. Mais uma vez, João Campos, que é o tricampeão da categoria, venceu. Foi a 33ª vitória dele, das 46 provas disputadas, a sétima nessa pista, que recebeu mais uma vez um excelente público. De quebra, o gaúcho marcou a melhor volta da prova (1min18s330). "Mas essa vitória foi a mais difícil de todas", ressaltou Campos. Depois de disputar a vitória e se revezar na liderança com o pole position Nelson Bazzo e Cláudio Ricci, o gaúcho teve que enfrentar mais dois adversários durante a prova: Milton Vianna, que abandonou a 4 voltas do final, e Marcel Wolfart, que cruzou a linha de chegada lado a lado com Campos - uma diferença de 196 milésimos de segundo.

Depois de largar em último lugar, Flávio Marcílio conquistou o primeiro pódio dele no ano. "Foi uma corrida fantástica, que comprova a força da Dodge Dakota. Não esperava chegar em 3º. Foi fantástico", comemorou o paulista. Emerson Duda foi o 4º colocado e Eduardo Heinen, que havia largado na 11ª posição, completou o pódio.

Antes da prova, Kau Machado ficou parado no grid, que foi composto 18 pick-ups, com problemas na parte elétrica da Ranger número 7. A equipe do paranaense não conseguiu colocá-lo novamente na pista e ele acabou não participando da etapa.

Logo na largada aconteceu o primeiro acidente, envolvendo Milton Vianna, Abramo Mazzochi e José Valentini. Pior para os dois últimos, que ficaram na caixa de brita da curva 1, que teve a área de escape aumentada, o que garantiu a segurança dos pilotos. O impacto destruiu as pick-ups, mas Valentini e Mazzochi nada sofreram e todo o sistema de gás natural veicular (GNV) ficou intacto, comprovando mais uma vez a segurança do combustível. Porém, por mal posicionamento das pick-ups, a direção de prova cancelou a largada, que é lançada. Na relargada, Cláudio Ricci ganhou a segunda posição de Campos. "O Ricci passou do limite, pois, tanto na primeira quanto na segunda largada, ele me passou porque estava ao meu lado antes da bandeira verde. Isso está errado", acusou Campos, logo após a festa do pódio.

Reclamações à parte, a briga pela ponta estava eletrizante na corrida, com Bazzo, Ricci e Campos se revezando nas três primeiras posições, até o pit stop para a retirada da borboleta que libera o GNV do segundo cilindro. Antes disso, Alessandro Da Cas, que vinha na 4ª posição, teve que abandonar, depois que o diferencial de sua S10 quebrou. Franco Stédile também saiu do GP Sulgás com o câmbio de sua pick-up quebrado.

Na parada, Claudio Ricci entrou na frente, seguido por Campos e Bazzo, que estava em 3º. As equipes trabalharam bem e as posições foram mantidas, mas, por excesso de velocidade nos boxes, Ricci recebeu a placa de Drive Trough. Antes de cumprir a punição, o gaúcho abandonou a prova por causa da quebra da bomba de água do motor. "Foi uma pena, pois eu tinha tudo para ganhar esta corrida", lamentou.

Em seguida, foi a vez de Bazzo ir para os boxes, com o pneu dianteiro de sua S10 furado. Para Campos, isso era o melhor que poderia acontecer, já que ficou sozinho na frente. Mas por pouco tempo. A entrada do pace pick-up, prevista no regulamento da categoria, reagrupou o pelotão. A 2ª posição já era ocupada por Milton Vianna, que havia largado em 6ª e, mesmo depois de se envolver no acidente da largada, estava fazendo uma boa corrida, marcando inclusive a terceira melhor volta da prova.

Depois da saída do pace pick-up, Vianna partiu para o bote e tentou ultrapassar Campos várias vezes. Porém, a batida do início da prova fez com que a carenagem da S10 do paranaense ficasse raspando na roda dianteira e, a 4 voltas do final, o pneu estourou. "Se isso não acontecesse eu tinha grandes chances de vencer", lamentou.

João Campos ficou impressionado com o desempenho de Vianna. "Eu estava com uma boa vantagem, mas ele veio se aproximando e ameaçou muito", disse Campos. Se a prova já estava emocionanrte, o melhor ainda estava por vir. Depois de sofrer a pressão de Ricci, Bazzo e Vianna, foi a vez de Marcel Wolfart, o 10º do grid de largada, começar a incomodar Campos. Nas duas últimas voltas, o piloto mais novo categoria fez de tudo para tentar sua primeira vitória na quinta prova que disputa na Copa Petrobras Pick-up Racing. "O João me fechou duas vezes e se a corrida tivesse mais uma volta eu teria vencido", destaca Wolfart. O tricampeão se defendeu dizendo que precisava defender a posição. No final, os dois receberam a bandeirada com os carros emparelhados, coroando o Grande Prêmio Sulgás, o mais disputado do ano e, quem sabe, da história da categoria, que está na quarta temporada. "Todo campeão tem que ter sorte e nesta etapa tive muita, já que meus principais adversários abandonaram ou tiveram problemas. Foi difícil, mas ainda consegui segurar a pressão até o final", comemora.

Na briga pelo título, Campos conseguiu abrir vantagem, já que Duda chegou na 4ª posição. "Tivemos um final de semana difícil, com diversos problemas na suspensão do carro. Mas o resultado ainda nos mantém na briga", destaca o paranaense.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Marcel Wolfart (RS) Ranger
Flávio Marcílio (SP) Dakota
Emerson Duda (PR) Ranger
Eduardo Heinen (RS) S10
Luiz Reis (SC) Ranger
Carlos Teixeira (PE) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
Milton Vianna (PR) S10
10º
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Melhor volta: João Campos (1min18s330)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 50
Emerson Duda (PR) Ranger 36
Nelson Bazzo (RS) S10 26
Kau Machado (PR) Ranger 24
Marcel Wolfart (SC) Ranger 19
Flávio Marcílio (SP) Dakota 18
Eduardo Heinen (RS) S10 16
Cláudio Ricci (RS) S10 15
Abramo Mazzochi (RS) Ranger 10
Franco Stedile (RS) S10 8

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial