Pick-up Racing -

5ª etapa: Fortaleza (CE)
Duda vence em Fortaleza e assume a liderança

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

João Campos chega em 3º, entra com protesto e faz renascer uma briga, que parece ser eterna.

Não foi neste ano que Emerson Duda perdeu o título de "Rei de Fortaleza". O paranaense venceu pela terceira vez consecutiva o Grande Prêmio Cegás, válido pela 5ª etapa da temporada da Copa Petrobras Pick-up Racing, disputado no Autódromo Internacional Virgílio Távora. Com o resultado, Duda assumiu a liderança da competição, com 4 pontos de vantagem sobre o gaúcho João Campos, que chegou em 3º, atrás de Nelson Bazzo.

Depois da bandeirada, renasceu a briga entre Campos e Duda, que já existe desde 2002, quando os pilotos começaram a disputar os títulos da Copa Petrobras Pick-up Racing. O tricampeão da categoria subiu no pódio revoltado, de cara feia, reclamando de toques dados por Duda na traseira de sua pick-up, durante as últimas voltas da prova. "Ele foi desleal e tentou me tirar da pista. Por isso, entrei com um recurso para que ele seja punido", acusa Campos. Duda rebate as acusações. "Ele estava mais lento e tentou evitar a ultrapassagem a todo custo. Ou seja, ele não sabe perder e anda com um advogado à tira-colo para tentar ganhar o título no tapetão, como fez em 2003", alfineta o atual líder do Campeonato.

Na largada, o pole position Nelson Bazzo foi ultrapassado por Campos, que largou em 2º. Emerson Duda conseguiu superar Milton Vianna e Marcel Wolfart, pulando da 5ª para a 3ª posição. A briga no pelotão intermediário, envolvendo Alessandro Da Cas, Kau Machado, Cláudio Ricci, Vianna e Wolfart, foi intensa na primeira metade da prova.

Aos 20 minutos de corrida os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular - combustível que move as pick-ups. Durante a parada, as equipes trabalharam bem e as primeiras posições foram mantidas. João Campos se manteve na liderança com uma vantagem de 10 segundos sobre o 2º colocado, Nelson Bazzo, que enfrentou problemas na embreagem de sua Chevrolet S10 desde o início do Grande Prêmio Cegás. Mas a tranqüilidade de Campos acabou com a entrada do pace pick-up e o reagrupamento do pelotão. Mesmo se mantendo à frente na relargada, a Ford Ranger número 1, pilotada pelo tricampeão da categoria, começou a perder rendimento. Enquanto isto, Duda passou Bazzo e começou a pressionar o líder.

Em duas tentativas de ultrapassagem os maiores rivais da categoria (João Campos e Emerson Duda) se tocaram e quase foram para fora da pista. Mas, com carros cerca de 1 segundo mais rápidos, Duda e Bazzo superaram Campos e cruzaram a linha de chegada na frente do gaúcho, que ficou revoltado e entrou com um protesto pedindo a desclassificação do vencedor da etapa. Os comissários desportivos da CBA presentes no circuito cearense consideraram normais os toques e mantiveram o resultado. Agora, Campos tem até cinco dias para decidir se manterá o processo, recorrendo ao Tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Numa outra briga, bem mais calma, Nelson Bazzo conseguiu chegar na frente de Kau Machado e reassumir o 3º lugar na classificação. "Mais uma vez tínhamos carro para vencer, mas as circunstâncias da corrida não estavam a nosso favor", lamenta Bazzo. Por outro lado, Kau considerou o resultado satisfatório, tendo em vista a dificuldade de acerto de sua Ranger.

O vencedor da etapa de Caruaru, Alessandro Da Cas cruzou a linha de chegada em 4º lugar e se aproximou ainda mais dos líderes. Cláudio Ricci, Marcel Wolfart, Eduardo Heinen, Gustavo Sucolotti e Carlos Teixeira cruzaram a linha de chegada na zona de pontuação, completando os dez primeiros colocados da prova.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Emerson Duda (PR) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
João Campos (RS) Ranger
Alessandro Da Cas (RJ) S10
Kau Machado (PR) Ranger
Cláudio Ricci (RS) S10
Marcel Wolfart (SC) Ranger
Eduardo Heinen (RS) S10
Gustavo Sucolotti (MS) S10
10º
Carlos Teixeira (PE) Ranger
Melhor volta: João Campos (1min28s061)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
Emerson Duda (PR) Ranger 66
João Campos (RS) Ranger 62
Nelson Bazzo (RS) S10 47
Kau Machado (PR) Ranger 44
Alessandro Da Cas (RJ) S10 35
Marcel Wolfart (SC) Ranger 22
Cláudio Ricci (RS) S10 22
Eduardo Heinen (RS) S10 19
Flávio Marcílio (SP) Dakota 18
Abramo Mazzochi (RS) Ranger 18

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial