Pick-up Racing -

6ª etapa: Guaporé (RS)
Nelson Bazzo vence e embola o campeonato

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

6 etapas e 4 vencedores diferentes. O equilíbrio é a tônica da temporada 2004. Bazzo venceu a primeira prova no ano, a segunda da Chevrolet, contra quatro da Ford.

Logo na largada, Emerson Duda perdeu a primeira posição do Grande Prêmio Sulgás para Bazzo, que começou a abrir vantagem. Na terceira volta, João Campos também conseguiu superar Duda e assumiu a vice-liderança da prova. Na briga pelo 4º lugar, Alessandro Da Cas bateu na traseira de Marcel Wolfart e ambos abandonaram. Em seguida, foi a vez do estreante Carlos Benedetti sair da prova, com problemas na Ford Ranger número 17. Quem também abandonou com problemas na pick-up foi Milton Vianna.

Devido à forte chuva que caiu na região, a corrida foi um festival de escapadas e rodadas. Primeiro, o novato Guilherme Augustin e o catarinense Luiz Reis bateram no final da reta. Kau Machado, Alceu Feldmann, Léo Parisotto e Duda também sofreram com uma poça de óleo que se formou na "Curva do Túnel". Kau e Feldmann levaram a pior e abandonaram, quando estavam entre os cinco primeiros colocados. "Dominei os treinos e vinha fazendo uma boa prova, mas escapei por causa do óleo. Agora, é pensar na próxima etapa", comentou Feldmann.

Cláudio Ricci ia para cima dos dois primeiros colocados mas saiu da pista. "Quando fui ultrapassar o Flávio Marcílio, que era retardatário, ele me jogou para fora da pista", lamentou o piloto gaúcho, entendendo que as condições climáticas estavam dificultando a visibilidade dos pilotos. "Sei que ele não fez isso intencionalmente, mas agora estou definitivamente fora da disputa pelo título", lamentou.

No vigésimo minuto de prova os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular (GNV), combustível utilizado pela categoria de forma inédita no mundo. Os dois primeiros colocados (Bazzo e Campos) entraram juntos no pit stop, mas a equipe do tricampeão da categoria trabalhou mais rápido e Campos assumiu a ponta. Uma volta depois, Bazzo deu o troco e voltou à liderança.

Antes do final da prova, Bazzo foi atrapalhado pelo próprio companheiro de equipe, Eduardo Heinen, que era retardatário, e quase foi ultrapassado. "Foi o momento mais tenso da prova. O Heinen não enxergava nada, por causa do vidro embaçado, e não me deu espaço para passar. Com isso, quase perdi a vitória. Mas agora temos é que comemorar a nova fase", destacou Bazzo, logo após a festa do pódio.

Campos não lamentou o 2º lugar, pois reassumiu a liderança do campeonato. "Agora é o momento de pensar no título. O resultado foi bom, pois cheguei na frente do meu principal oponente na briga pelo título", completou Campos.

Para Duda o 4º lugar também foi bom. "Quando escorreguei no óleo e minha pick-up foi na direção da barreira de pneus pensei que seria fim de prova. Mas consegui voltar e me manter vivo na briga pelo título", observou o piloto paranaense, que caiu para a vice-liderança do campeonato, com apenas 1 ponto de desvantagem em relação a Campos.

Numa corrida de recuperação, Abramo Mazzochi, o 7º no grid, cruzou a linha de chegada em 3º. "Foi bom voltar ao pódio. Estava numa fase ruim, que graças a Deus acabou", comemorou.

Quem também festejou muito o resultado foi o sul-matogrossense Gustavo Sucolotti, quinto colocado na etapa. "Este foi o meu primeiro pódio na Pick-up Racing. Foi uma corrida inesquecível, que me dá um novo ânimo para as próximas provas", disse. Aliás, a próxima etapa acontece no dia 10 de outubro na cidade natal do jovem piloto: Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

A Pick-up Racing conta com apoio da Petrobras, CBA, Cilindros MAT, Binno e Pirelli.

Resultado (dez primeiros)
Classificação Piloto Pick-up
Nelson Bazzo (RS) S10
João Campos (RS) Ranger
Abramo Mazzochi (RS) Ranger
Emerson Duda (PR) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Eduardo Heinen (RS) S10
Franco Stedile (RS) S10
Luiz Reis (SC) Ranger
Leo Parisotto (SC) Ranger
10º
Guilherme Augustin (RS) Ranger
Melhor volta: João Campos (1min32s331)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 77
Emerson Duda (PR) Ranger 76
Nelson Bazzo (RS) S10 67
Kau Machado (PR) Ranger 44
Alessandro Da Cas (RJ) S10 35
Abramo Mazzochi (RS) Ranger 30
Eduardo Heinen (RS) S10 25
Marcel Wolfart (SC) Ranger 22
Cláudio Ricci (RS) S10 22
Flávio Marcílio (SP) Dakota 18

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial