Pick-up Racing -

9ª etapa: Jacarepaguá (RJ)
João Campos larga na frente e fica próximo do tetra

Reportagem: Claudio Stringari / Rodrigo Leitorles
Central Press
Foto: Vanderley Soares

O sol brilhou para o tricampeão da categoria durante o treino classificatório.

Depois de um dia inteiro de pista molhada, a chuva deu uma trégüa na segunda metade do treino classificatório para a 9ª e última etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing 2004, que acontece neste domingo (12) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá (RJ). Sorte de João Campos, que aproveitou os poucos minutos de sol do dia para marcar 2min35s859 e garantir a pole position do Grande Prêmio Gerson Marques (o criador da categoria, falecido em 31 de dezembro de 2003). Ao lado dele na primeira fila larga Gustavo Sucolotti, que venceu a etapa de São Paulo, no mês passado, e comprovou estar numa excelente fase. Aliás, Campos comemorou o 1º lugar duplamente, já que, além da vantagem de ser o pole position, seus concorrentes diretos na luta pelo título vão largar atrás dele: Emerson Duda é o 5º do grid e Nelson Bazzo o 8º.

No treino classificatório da Pick-up Racing os pilotos entram na pista para duas voltas cronometradas na ordem inversa dos resultados obtidos nos treinos livres. Ou seja, os que lideram as sessões que não interferem no resultado do grid são os últimos a entrar na pista no treino classificatório. Com isso, a diferença de tempos entre as pick-ups foi maior que o normal. Porém, quem arriscou mais levou vantagem. "Fiz a primeira volta para garantir um bom lugar no grid e na segunda fui para o tudo ou nada", diz Campos, que precisa apenas chegar na frente de Bazzo nesta etapa para faturar o tetracampeonato da Pick-up Racing.

Para Campos, o grid está perfeito. "Vários pilotos estão rápidos neste final de semana, o que vai acirrar a disputa. Além disso, meus principais oponentes ficaram para trás. Tomara que continue assim e dê tudo certo na corrida", prevê o atual vice-líder da competição, que esta semana conseguiu reverter a punição que havia sofrido em Interlagos e reconquistou os pontos que havia perdido após a prova.

Quem estava feliz na área de box era Kau Machado, que conseguiu um bom acerto durante os treinos livres e ficou com o 3º tempo do grid. "Ainda peguei a pista molhada. Ou seja, se entrasse um pouco depois poderia ser ainda melhor", ressalta. Alessandro Da Cas ficou com o 4º lugar, posição que desagradou o único representante carioca na categoria. "Não tinha pneu novo para a tomada de tempos e foi exatamente isso que fez a diferença", lamenta.

Emerson Duda, que havia sido o mais rápido no terceiro treino livre, não gostou da mudança de tempo. "Estava com um acerto perfeito para a pista molhada. Com certeza, a primeira posição seria minha", salienta.

Cláudio Ricci arriscou tudo e foi para a pista com pneu para pista seca (slick) e conseguiu o 6º tempo. Franco Stédile abre a quarta fila, à frente do candidato ao título Nelson Bazzo.

"Também tive dificuldades para acertar o carro, mas nada está perdido, pois a corrida é longa e o automobilismo não é uma ciência exata", brinca o gaúcho Bazzo.

A Pick-up Racing conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da CBA, Rodas Binno, Pirelli e MAT Cilindros.

Grid de largada (dez primeiros)
Posição
Piloto
Pick-up
Tempo
João Campos (RS) Ranger
2min35s859
Gustavo Sucolotti (MS) S10
2min37s168
Kau Machado (PR) Ranger
2min37s309
Alessandro Da Cas (RJ) S10
2min37s322
Emerson Duda (PR) Ranger
2min37s445
Claudio Ricci (RS) S10
2min37s797
Franco Stedile (RS) S10
2min37s971
Nelson Bazzo (RS) S10
2min38s142
Marcel Wolfart (SC) Ranger
2min39s169
10º
Flávio Marcílio (SP) Dakota
2min41s627

Menu Pick-up Racing

Página inicial