Pick-up Racing -

1ª etapa: Tarumã (RS)
Vitória de João Campos na abertura da temporada

Reportagem: Grelak Comunicação
Fotos: Vanderley Soares

Numa corrida conturbada, tetracampeão vence pela oitava vez na pista de Tarumã. Eduardo Freitas estréia em 3º lugar.

Numa tarde conturbada e marcada pelo grande número de acidentes, o piloto gaúcho João Campos venceu a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Largando da pole position, ele liderou de ponta a ponta a corrida no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, dando início à campanha com que busca seu quinto título na categoria nacional das pick-ups.

O início da prova foi conturbado. Na largada, a disputa entre Carlos Kray e Kau Machado pelo 4º lugar resultou no abandono dos dois. Foi necessária a intervenção do pace pick-up para remover suas caminhonetes da área de escape na curva "Um". Dada a relargada, foi a vez de Nelson Bazzo sair da pista e bater na proteção de pneus. Ele já tinha a frente de sua S10 danificada por um toque com Abramo Mazzochi na primeira largada. O pace pick-up voltou à pista. Mas a série de interrupções não parou por aí. Na segunda relargada, foi o estreante Felipe André quem escapou, novamente na primeira curva, e ficou com a caminhonete presa na caixa de brita. Pela terceira vez em 5 voltas, a prova teve intervenção do pace pick-up. A partir de então, João preocupou-se em manter vantagem em relação a Marcel Wolfart e Emerson Duda, que eram 2º e 3º.

Na bateria de pit stops, Emerson perdeu mais tempo que os demais e foi superado por Marcel. A disputa entre os dois foi acirrada, principalmente após o reagrupamento dos pilotos, com 30 minutos de corrida. Dada a última relargada, João permaneceu à frente para conquistar, de ponta a ponta, sua oitava vitória em 9 provas da Pick-up Racing em Tarumã desde 2001, primeiro ano de disputa da categoria das pick-ups.

Wolfart, com a quebra do cabo do acelerador, e Duda, com falta de combustível, perderam ritmo nas voltas finais. Isso permitiu ao sul-mato-grossense Gustavo Sucolotti, que largou em 13º depois de ter a carroceria de sua caminhonete destruída num acidente durante os treinos livres, terminar a corrida na segunda colocação. O também gaúcho Eduardo Freitas, que fez sua estréia na categoria, cruzou a linha de chegada em terceiro. O pódio teve, ainda, o gaúcho Cláudio Ricci e o paranaense Fabrício Lançoni.

"Tudo deu certo para nós hoje", festejou João, que tem na Ranger número 1 as logomarcas de Drebor Borrachas, Cortiana Plásticos e JR Acessórios. "Com a vitória, subimos o primeiro degrau em uma escada que tem nove", comparou, citando o número de provas que compõem o campeonato. "A equipe não cometeu nenhum erro e tudo foi perfeito. Só tive alguns sustos nas relargadas, porque você nunca sabe o que o adversário vai fazer". O tetracampeão brasileiro também assinalou a volta mais rápida da prova, completando a 18ª em 1min17s458, com média de 140,174 km/h para os 3016 metros de extensão da pista de Tarumã. A João Campos Motorsport comemorou, ainda, o 3º lugar de Eduardo Freitas, que largou em 10º em sua primeira participação na categoria. Ele recebeu a bandeirada final apenas 0s265 atrás de Sucolotti. "Quase deu dobradinha", frisou João.

Revisão do resultado põe Mazzochi no pódio

Quase uma hora após o encerramento da 1ª etapa, a organização do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing anunciou uma alteração no resultado final da prova deste domingo (22) no Autódromo Internacional de Tarumã. Com a revisão do resultado, sobe para quatro o número de gaúchos no pódio. Gustavo Sucolotti, de Mato Grosso do Sul, terminou em 2º e foi o único piloto de fora do Rio Grande do Sul entre os cinco primeiros.

A mudança foi fruto de uma reclamação de Abramo Mazzochi, declarado 10º colocado na classificação final da prova, com desvantagem de uma volta em relação ao vencedor João Campos. Alegando estar na mesma volta do líder, Abramo solicitou uma revisão do resultado. A consulta às planilhas manuais que os cronometristas preencheram em cada uma das 24 voltas da corrida confirmou que o piloto, na verdade, terminou em 5º lugar. O problema foi atribuído ao sensor instalado na pick-up de Abramo, que, por um problema técnico, deixou de registrar uma de suas passagens pela linha de chegada. Com isso, o paranaense Fabrício Lançoni, que foi ao pódio em 5º, caiu para 6º e teve de entregar o troféu para o piloto gaúcho. Além de Campos, Sucolotti e Mazzochi, estiveram no pódio oficial da prova os gaúchos Eduardo Freitas, em 3º, e Cláudio Ricci, em 4º.

Resultado (dez primeiros)
Classif. Piloto Pick-up
João Campos (RS) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Eduardo Freitas (RS) Ranger
Cláudio Ricci (RS) S10
Abramo Mazzochi (RS) S10
Fabrício Lançoni (PR) Ranger
Carlos Tavares (MT) Ranger
Emerson Duda (PR) Ranger
João Fedorowicz (RJ) Ranger
10º
Eduardo Heinen (RS) S10
Melhor volta: João Campos (1min17s458)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 20
Gustavo Sucolotti (MS) S10 15
Eduardo Freitas (RS) Ranger 12
Cláudio Ricci (RS) S10 10
Abramo Mazzochi (RS) S10 8
Carlos Kray (RS) S10 6
Fabrício Lançoni (PR) Ranger 4
Carlos Tavares (MT) Ranger 3
Emerson Duda (PR) Ranger 2
João Fedorowicz (RJ) Ranger 1

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial