Pick-up Racing -

3ª etapa: Santa Cruz do Sul (MS)
Emerson Duda vence e embola o campeonato

Reportagem: Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Vanderley Soares

João Campos abandona na última volta, mas continua líder. Duda, um dos últimos no grid, passou nada menos que 20 pilotos para vencer.

A sorte mudou de lado na Pick-up Racing. Dois pilotos de ponta, que não tiveram bons resultados nas primeiras etapas, espantaram a má fase e chegaram na frente do Grande Prêmio Sulgás, válido pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Numa corrida impressionante, Emerson Duda, um dos últimos no grid, passou nada menos que 20 pilotos para vencer a primeira etapa realizada pela categoria no mais novo circuito brasileiro, localizado em Santa Cruz do Sul (RS).

Nelson Bazzo, que ainda não tinha somado pontos, largou em 7º e cruzou a linha de chegada na 2ª posição, à frente de Abramo Mazzochi, Carlos Kray e Eduardo Freitas. A liderança do campeonato permanece nas mãos de João Campos, que abandonou na última volta por causa da quebra da embreagem de sua Ford Ranger. Mas o resultado da 3ª etapa embolou a classificação, diminuindo a vantagem do líder, que agora é de 8 pontos sobre Mazzochi e 9 sobre Gustavo Sucolotti.

Um problema na mangueira do turbo, logo na largada, obrigou Campos a ir para os boxes. Com isso, Sucolotti, o 2º no grid, pulou na frente. Mas no final da reta dos boxes, ele perdeu o ponto de frenagem, passou direto e vários pilotos acabaram se chocando. Sucolotti, Kau Machado e Abramo Mazzochi foram para o final do pelotão, que passou a ser liderado por Fabrício Lançoni. Depois de duas voltas na frente, Lançoni começou a perder rendimento e foi superado por Eduardo Freitas, que não suportou a pressão de Emerson Duda e caiu para 2º, na 10ª volta. "Enfrentamos problemas no sábado e não fizemos o treino de classificação. Mas a equipe trabalhou bem e me deu um carro perfeito", comemora o vencedor.

Depois da parada obrigatória nos boxes, entre a 13ª e 14ª voltas, Duda e Bazzo começaram a brigar pela ponta e João Campos, numa prova de recuperação, já era 7º colocado, atrás de Gustavo Sucolotti. Quem também vinha recuperando posições era Felipe André. Mas um furo no radiador aqueceu o motor da Ranger número 17 e ele abandonou a prova, e como a pick-up ficou numa posição perigosa, o pace pick-up entrou na pista, reagrupando o pelotão.

Logo depois, Campos passou Sucolotti e Freitas, pulando para a 5ª posição. Mas antes de cruzar a linha de chegada, a embreagem quebrou e ele acabou não somando pontos na etapa. Duda se manteve na frente, escoltado por Bazzo, que passou mal depois do final da prova e não subiu ao pódio para receber o troféu pelo 2º lugar. "Fiquei tonto porque inalei, sem querer, uma grande quantidade de amianto, que é tóxico. Mas agora já estou melhor", comenta.

Carlos Kray foi outro piloto que soube administrar o equipamento e chegou em 4º lugar. "Consegui diminuir 10 pontos de diferença para o líder. Isso é que valeu", comemora. Sobre a briga pelo Campeonato, a maioria dos pilotos comentou que o resultado da corrida de Santa Cruz foi o melhor que poderia ter acontecido. "Novos pilotos entraram na briga e a vantagem do Campos diminuiu", ressalta Abramo Mazzochi.

Resultado (dez primeiros)
Classif. Piloto Pick-up
Emerson Duda (PR) Ranger
Nelson Bazzo (RS) S10
Abramo Mazzochi (RS) S10
Carlos Kray (RS) S10
Eduardo Freitas (RS) Ranger
Gustavo Sucolotti (MS) S10
Franco Stédile (RS) S10
Carlos Benedetti (RS) S10
Kau Machado (PR) Ranger
10º
Luiz Cláudio Reis (SC) Ranger
Melhor volta: Nelson Bazzo (1min40s023)
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
João Campos (RS) Ranger 40
Abramo Mazzochi (RS) S10 32
Gustavo Sucolotti (MS) S10 31
Eduardo Freitas (RS) Ranger 26
Emerson Duda (PR) Ranger 23
Carlos Kray (RS) S10 16
Alessandro Da Cas (RJ) S10 15
Nelson Bazzo (RS) S10 15
Cláudio Ricci (RS) S10 10
Kau Machado (PR) Ranger 10

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial