9ª
etapa: Interlagos (SP)
Cláudio Ricci vence a prova mais emocionante do ano
Reportagem:
Claudio Stringari
Central Press
Fotos: Claudio Kolodziej
|
Inúmeros
acidentes marcam a etapa de Interlagos, a última
da categoria com o GNV como combustível. No ano que
vem a categoria adotará o álcool como combustível.
|
Uma
corrida para ficar na história do Campeonato Brasileiro de Pick-up
Racing. A 9ª e última etapa da temporada 2005, disputada neste
domingo (13) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, teve vitória
de Cláudio Ricci. A prova foi marcada por inúmeros acidentes e
decidiu o vice-campeonato a favor de Ricci, depois do duelo travado
com Abramo Mazzochi, o 2º colocado na corrida.
Essa
foi a quarta vitória consecutiva de Ricci no ano, mas não permitiu
que ele superasse João Campos, que conquistou o pentacampeonato
de forma antecipada. Franco Stédile fez a melhor prova dele em
2005, já que largou em 17º e terminou em 3º, à frente de Campos
e Marcel Wolfart, que completaram o pódio.
Mesmo
com o título definido, os pilotos fizeram desta a melhor corrida
da categoria em 2005. Logo na largada, Mazzochi superou Ricci,
que caiu para a 5ª posição. Campos e Wolfart, 3º e 4º no grid,
respectivamente, se tocaram no "S" do Senna, causando um acidente.
A confusão envolveu 8 carros. Pior para Kau Machado e Felipe André,
que abandonaram.
Antes
mesmo do término da primeira volta, mais um acidente, o mais grave
da corrida, envolvendo Emerson Duda e Nelson Bazzo. Depois de
se tocar com a Dodge Dakota de Flávio Marcílio, Duda rodou e ficou
atravessado na pista. Bazzo vinha logo atrás e acertou em cheio
a lateral da Ford Ranger do paranaense. Graças ao sistema de segurança
das pick-ups, ambos saíram ilesos.
Depois
dos acidentes, o pace pick-up entrou em ação para permitir a limpeza
da pista. Em seguida, aconteceu a relargada, com Mazzochi à frente
de Ricci, Gustavo Sucolotti, Carlos Kray, Milton Vianna e Eduardo
Heinen. João Campos caiu para a 11ª colocação e Wolfart para a
12ª, na metade do pelotão.
Até
a parada nos boxes, Mazzochi se manteve à frente de Ricci, mas
na 10ª volta as posições se inverteram. Na volta seguinte, Sucolotti
superou Mazzochi e ficou com a 2ª posição. Mas a duas voltas do
final, o motor da Chevrolet S10 de Sucolotti apagou e ele abandonou
a prova.
Ricci
se manteve à frente até o fim, com Mazzochi na 2ª posição e Stédile
em 3º. Daí para trás a briga foi até a bandeirada. Milton Vianna
vinha em 4º, recebendo a pressão de Kray. Mas na "subida do café"
os dois rodaram e deram a 4ª posição de bandeja para Campos, que
havia superado Wolfart pouco antes..
Para
Ricci, esta foi a melhor vitória do ano. "Tivemos muitas disputas
e acidentes, um prato cheio para o público. Mas o melhor foi vencer
esta difícil prova e ficar com o vice-campeonato", comemora.
Mesmo
com o pentacampeonato definido a seu favor, Campos comemorou muito
o 4º lugar, já que pôde fazer a festa do título no pódio. No ano,
foram três vitórias do campeão, quatro de Ricci, uma de Mazzochi
e uma de Duda.
A
Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax,
Ocean Air, Cilindros Mat, Pirelli e Binno..
Resultado
(dez primeiros) |
Classif. |
Piloto |
Pick-up |
1º
|
Cláudio
Ricci (RS) |
S10 |
2º
|
Abramo
Mazzochi (RS) |
S10 |
3º
|
Franco
Stédile (RS) |
S10 |
4º
|
João
Campos (RS) |
Ranger |
5º
|
Marcel
Wolfart (SC) |
Ranger |
6º
|
Milton
Vianna (PR) |
S10 |
7º
|
Carlos
Kray (RS) |
S10 |
8º
|
Carlos
Benedetti (RS) |
S10 |
9º
|
Alexandre
Souza (SC) |
S10 |
10º
|
Eduardo
Heinen (RS) |
S10 |
Melhor
volta: Abramo Mazzochi (1min23s160)
|
|
Pontuação
no campeonato
(dez primeiros) |
Piloto |
Pick-up |
Pontos |
João
Campos (RS) |
Ranger |
120 |
Cláudio
Ricci (RS) |
S10 |
105 |
Abramo
Mazzochi (RS) |
S10 |
104 |
Eduardo
Freitas (RS) |
Ranger |
57 |
Carlos
Kray (RS) |
S10 |
50 |
Nelson
Bazzo (RS) |
S10 |
49 |
Gustavo
Sucolotti (MS) |
S10 |
47 |
Kau
Machado (PR) |
Ranger |
40 |
Emerson
Duda (PR) |
Ranger |
34 |
Franco
Stédile (RS) |
S10 |
23 |
|
|