Pick-up Racing -

1ª etapa: Guaporé (RS)
Ricci domina a abertura da temporada

Reportagem: Wagner Gonzalez
Segmento Comunicação Integrada
Foto: Vanderley Soares

Cláudio Ricci diz que a diferença para os seus adversários foi o acerto do chassi.

O gaúcho Cláudio Ricci venceu a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing, disputada hoje, no autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Ricci, da equipe Vidroforte, largou na pole position com sua Chevrolet S10, marcou a melhor volta da competição (1min19s983) e só perdeu a liderança quando cumprir o pit stop obrigatório para reabastecimento de álcool. Abramo Mazzochi (S10), Eduardo Heinen (S10), J. B. Rodrigues (S10), e Nelson Bazzo (S10) completaram o pódio.

A prova estava cercada de expectativa em função dos vários problemas criados com a alteração do regulamento: o motor a álcool agora gera cerca de 20% a mais de potência, a carroceria foi bastante alterada assim como a aerodinâmica. Durante os 40 minutos de prova, porém, não faltaram disputas de freada, trocas de posições e momentos de emoção, entre eles a disputa entre Franco Stedile e Emerson Duda na primeira metade da corrida. O vencedor Ricci não escondeu que a base do seu resultado neste fim de semana foi a coroação de um trabalho iniciado em fevereiro. "Na pré-temporada eu e o Eduardo Heinen, meu companheiro de equipe, completamos mais de 300 voltas de testes em Guaporé, sempre preocupados mais com o chassi do carro. Foi a decisão certa: os motores estão muito equilibrados e a diferença na pista veio em função do acerto de suspensão".

Abramo Mazzochi, 2º colocado, confirmou as palavras de Ricci e logo após a corrida decidia seu programa de preparação para a etapa de Cascavel. "O Ricci é o piloto a ser batido e minha diferença para ele era no chassi. Por isso fico em Guaporé esta semana para uma sessão de testes particulares".

Eduardo Heinen cruzou a linha de chegada em 3º e foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da corrida, quando bateu com Nelson Bazzo nas voltas finais. "Eu me preparei para tentar a ultrapassagem sobre o Bazzo na aproximação do túnel, mas como havia óleo na pista meu carro escorregou e acabei batendo nele. Foi um acidente de corrida e já esclarecemos tudo entre nós". Bazzo, que chegou a liderar a prova após a rodada de pit stop, ainda que desolado, aceitou as desculpas de Heinen e justificou que após a entrada da pace pick-up "os pneus do meu carro esfriaram e jamais voltaram a atingir a temperatura ideal".

Letícia Zanette andou no bolo dianteiro, mas um vazamento de combustível forçou uma parada no box e a perda de uma volta em relação ao líder.

Resultado (dez primeiros)
Classif. Piloto Pick-up
Cláudio Ricci (RS) S10
Abramo Mazzochi (RS) S10
Eduardo Heinen (RS) S10
J. B. Rodrigues (RS) S10
Nelson Bazzo (RS) S10
Franco Stedile (RS) S10
Marcel Wolfart (SC) Ranger
João Carlos de Andrade (RS) S10
Emerson Duda (PR) Ranger
10º
Eduardo Freitas (PR) S10
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
Cláudio Ricci (RS) S10 20
Abramo Mazzochi (RS) S10 15
Eduardo Heinen (RS) S10 12
J. B. Rodrigues (RS) S10 10
Nelson Bazzo (RS) S10 8
Franco Stedile (RS) S10 6
Marcel Wolfart (SC) Ranger 4
João Carlos de Andrade (RS) S10 3
Emerson Duda (PR) Ranger 2
Eduardo Freitas (PR) S10 1

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial