Pick-up Racing -

4ª etapa: Santa Cruz do Sul (RS)
Heinen imita Massa e vence pela primeira vez

Reportagem: Wagner Gonzalez
Segmento Comunicação Integrada
Fotos: Vanderley Soares

Allam Khodair estréia na categoria com pódio.

Tal qual o resultado do Grande Prêmio da Turquia - vencido pelo brasileiro Felipe Massa - o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing também teve um vencedor inédito. O gaúcho Eduardo Heinen subiu pela primeira vez no lugar mais alto do pódio da categoria. O Grande Prêmio Tim de Campo Grande foi disputado no Circuito Orlando Moura e foi praticamente dominado de ponta a ponta por Heinen, que precisou de em 39min53s923 para cobrir as 22 voltas do percurso. O vencedor e autor da pole position só perdeu a liderança da prova durante a janela de 3 voltas destinada ao reabastecimento obrigatório de álcool. Completaram o pódio os gaúchos Franco Stedile, Cláudio Ricci e Nelson Bazzo, seguidos pelo paulista Allam Khodair, que terminou em 5º lugar em sua estréia na categoria.

O esperado duelo entre o experiente Eduardo Heinen e o jovem Marcel Wolfart - que largou em 2º - acabou não se concretizando, mas nem por isso o trabalho do gaúcho foi mais fácil, em particular pela pressão feita por Franco Stedile. Wolfart teve problemas nos freios e terminou em 7º.

"O Franco vinha bem e tive que me concentrar para manter uma vantagem que ele insistia em diminuir. Minha pick-up correspondeu e não tenho reservas em declarar que foi uma vitória merecida e que reflete a dedicação e o progresso que venho mostrando nesta temporada", declarou o vencedor e vice-líder do certame. Após 4 etapas Heinen soma 55 pontos contra 72 do líder e companheiro de equipe Cláudio Ricci e 40 de Nelson Bazzo, 3º na tabela de pontos.

Franco Stedile terminou em 2º, e apesar do resultado elogiado por todos não escondia certa frustração ao retornar aos boxes. Depois de pressionar Eduardo Heinen na primeira metade da prova, Stedile acabou caindo para 3º após as paradas obrigatórias para reabastecimento. "Acabei voltando à pista atrás do Ricci. Fiquei frustrado com o que aconteceu na re-largada, quando acredito que ele diminuiu propositadamente a velocidade para permitir que o Heinen abrisse maior vantagem na liderança. Em princípio, acredito que o diretor de prova não deveria ter autorizado a re-largada naquelas condições". De fato o incidente esportivo foi analisado pelos comissários desportivos da prova e após uma análise do vídeo tape da prova e uma acareação com Ricci, o resultado foi homologado sem punição para o piloto.

Além da performance competitiva dos três primeiros classificados (Ricci largou na 14ª posição e terminou em 3º), destaque para o paulista Allam Khodair, que subiu ao pódio em sua estréia na categoria. "Mais do que satisfeito com o 5º lugar estou satisfeito por ter descoberto uma categoria que tem um potencial muito grande para os pilotos profissionais brasileiros. Trata-se de um evento que não conflita com outros campeonatos e pode completar ou preencher as demandas de muitos patrocinadores ainda não envolvidos na Pick-up Racing", declarou o paulista, que não esconde sua ambição em disputar mais provas na categoria.

A melhor volta da prova foi de Cláudio Ricci, em 1min39s456 e média de 124,264 km/h.

Resultado (dez primeiros)
Classif. Piloto Pick-up
Eduardo Heinen (RS) S10
Franco Stedile (RS) S10
Cláudio Ricci (RS) S10
Nelson Bazzo (RS) S10
Allam Khodair (SP) S10
Emerson Duda (PR) Ranger
Marcel Wolfart (SC) Ranger
Carlos Kray (RS) S10
Flávio Marcílio (SP) Dakota
10º
Luciano Mottin (RS) S10
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
Cláudio Ricci (RS) S10 72
Eduardo Heinen (RS) S10 55
Nelson Bazzo (RS) S10 40
Abramo Mazzochi (RS) S10 28
Franco Stedile (RS) S10 24
JB Rodrigues (RS) S10 18
Eduardo Freitas (RS) S10 17
Felipe André (SP) S10 15
Carlos Kray (RS) S10 11
Marcel Wolfart (SC) Ranger 8
Emerson Duda (PR) Ranger 8
Allam Khodair (SP) S10 8

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial