Pick-up Racing -

2ª etapa: Curitiba (PR)
Marcel surpreende no final e conquista a vitória

Fotos: Vanderley Soares

Depois de quase 2 anos de domínio da S10, piloto catarinense leva a Ranger de volta ao degrau mais alto do pódio.

Em uma corrida para ficar marcada na história da Pick-up Racing, Marcel Wolfart (Exatidão Caminhões / American Oil) acabou com a hegemonia de 14 corridas de domínio da Chevrolet S10 e venceu com sua Ford Ranger de forma espetacular a 2ª etapa. Desde o dia 17 de julho de 2005, em corrida realizada em Santa Cruz do Sul e vencida por Emerson Duda, uma Ranger não conquistava o 1º lugar. Marcel, na primeira corrida do ano já havia dado sinais de que estava mesmo disposto a quebrar esse tabu. Na ocasião, ele marcou a pole position mas acabou abandonando a corrida com problemas no carro. Dessa vez a história foi diferente: Wolfart largou na 4ª posição, e fazendo uma corrida consciente e tecnicamente perfeita, conquistou a vitória nos últimos metros do Autódromo Internacional Raul Boesel, superando o piloto paulista Aluízio Coelho.

Marcel foi agressivo quando necessário e ponderado em outros momentos cruciais da corrida. Foi uma prova bastante movimentada, com acidentes e acirradas disputas por posições, mas poucos esperavam o ataque final de Wolfart ao então líder da prova Aluísio Coelho. "Tive que fazer uma corrida com a cabeça. Adotei a estratégia de economizar equipamento para os momentos finais da corrida, quando entra a pace pick-up e reagrupa todos os carros para uma relargada. Por outro lado também dificilmente a minha camionete agüentaria até o final da prova se andasse sempre no limite. Tinha consciência que nas últimas voltas poderia ser mais agressivo e daí sim partir em busca da vitória", contou o jovem piloto, que foi extremamente preciso no momento de definição da corrida, conquistando o 1º lugar.

O excelente resultado e o feito histórico estabelecido pelo piloto catarinense na categoria, foram muito comemorados por equipe, amigos e patrocinadores que se faziam presentes no autódromo. Mas, apesar de tudo ter dado certo no final, o final de semana não foi nada fácil para a Exatidão Racing. Marcel esteve sempre entre os mais rápidos nos treinos, mas o carro dava sinais de fragilidade. A pick-up chegou a passar por um princípio de incêndio devido a um vazamento de álcool em um bico injetor durante um dos treinos oficiais e teve um câmbio quebrado no warm up, na última volta do treino de aquecimento que antecedia a corrida. "Estávamos apreensivos quanto a resistência do carro, andamos pouco no treino justamente por causa dos diversos problemas que enfrentamos. Temíamos uma nova quebra da pick-up durante a corrida, mas no final tudo ocorreu bem e conquistamos uma merecida vitória", declarou o preparador da equipe, Neco Viola, que atribui essa suscetibilidade a quebras da Ford Ranger ao aumento de torque do motor, mas garante que a equipe irá encontrar meios de corrigir esses problemas ao longo da temporada.

A vitória de Marcel, acabou embolando o campeonato Brasileiro de Pick-up Racing e colocando fogo na disputa.

Resultado (dez primeiros)
Classif. Piloto Pick-up
Marcel Wolfart (SC) Ranger
Aluísio Coelho (SP) Ranger
Franco Stédile (RS) Marruá
Rogério Castro (GO) S10
Alexandre Gramacho (DF) Marruá
Eduardo Freitas (RS) S10
Eduardo Heinen (RS) S10
Kau Machado (PR) Ranger
Anderson Toso (RS) S10
10º
Luiz Reis (SC) Ranger
 
Pontuação no campeonato (dez primeiros)
Piloto Pick-up Pontos
Eduardo Freitas (RS) S10 21
Marcel Wolfart (SC) Ranger 20
Eduardo Heinen (RS) S10 20
Franco Stédile (RS) Marruá 20
Aluísio Coelho (SP) Ranger 15
Carlos Kray (RS) S10 12
Anderson Toso (RS) S10 11
Rogério Castro (GO) S10 10
Alexandre Gramacho (DF) Marruá 8
Emerson Duda (PR) Ranger 6

Grid de largada

Menu Pick-up Racing

Página inicial