História
A
Pick-up Racing surgiu em 1999 e, desde então, as caminhonetes
Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger vêm sendo adaptadas
à realidade dos autódromos brasileiros. Homologada oficialmente
pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000, a categoria
buscou parcerias para o desenvolvimento de componentes. A Pirelli
é a fornecedora oficial de pneus, a Binno / Rodão criou rodas
especiais para as picapes e a Mef adaptou as pastilhas de freio.
Após algumas
apresentações em vários autódromos brasileiros em 2000, a Pickup
Racing teve sua primeira corrida oficial realizada no dia 8 de
abril de 2001, em Tarumã, Região Metropolitana de Porto Alegre
(RS). O vencedor das duas baterias foi o gaúcho João Campos, piloto
com passagens pela Stock Car, Brasileiro de Marcas e Fórmula Palio.
Depois
de um total de 8 etapas, realizadas nos autódromos de Curitiba
(PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Guaporé (RS), Cascavel (PR)
e Goiânia (GO), Campos entrou para a história da categoria, por
ter conquistado o Campeonato Brasileiro, em 2001, vencendo todas
as 16 baterias realizadas.
Em 2002,
a Petrobras Distribuidora entrou como patrocinadora oficial do
evento e o campeonato passou a se chamar Copa BR Petrobras Pick-up
Racing. De acordo com o promotor do campeonato, Gerson Marques,
a categoria foi inspirada na Nascar Truck, corrida de caminhonetes,
que faz a preliminar da Nascar, principal atração do automobilismo
americano. No
primeiro ano de competição (2001), a categoria contou com 12 pick-ups
no grid. Hoje são mais de 18, sendo que, de acordo com o regulamento,
24 é o número máximo de carros na pista.
Além
de João Campos, outros pilotos experientes participaram da Pick-up
Racing. Entre eles, o tricampeão brasileiro de Stock Car, Ângelo
Giombelli, o tetracampeão paranaense de Marcas, Tazzio Borghesi,
e o vice-campeão brasileiro de Stock Car B e bicampeão das Mil
Milhas Brasileiras, Flávio Trindade.
Os
combustíveis alternativos sempre foram testados nos autódromos
do país, para comprovar sua qualidade e desempenho. Foi assim
com o álcool e com o gás natural veicular (GNV), que foi
utilizado pelas pick-ups Chevrolet S10, Ford Ranger e Dodge Dakota
que disputaram a Copa BR Petrobras Pick-up Racing.
No
dia 28 de julho de 2001, os carros entraram na pista movidos a gás - mais
uma inovação da categoria inspirada na Nascar Truck, modalidade
que faz a preliminar da competição de maior sucesso do automobilismo
americano (Nascar). A Pick-up Racing foi a segunda do mundo movida
a gás - a primeira a utilizar o GNV foi uma competição na Argentina. Participaram das provas os modelos Ford Ranger, Dodge Dakota e Chevrolet S10, equipados com motor V6 bi-turbo de 300 cavalos de potência.
Em 2006 o combustível passou a ser o álcool, aumentando a potência das pickp-ups. E, em 2007, a categoria passou a ter como promotora a Vicar, também promotora da Stock Car Brasil.
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