Pick-up Racing -

História

A Pick-up Racing surgiu em 1999 e, desde então, as caminhonetes Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger vêm sendo adaptadas à realidade dos autódromos brasileiros. Homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000, a categoria buscou parcerias para o desenvolvimento de componentes. A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus, a Binno / Rodão criou rodas especiais para as picapes e a Mef adaptou as pastilhas de freio.

Após algumas apresentações em vários autódromos brasileiros em 2000, a Pickup Racing teve sua primeira corrida oficial realizada no dia 8 de abril de 2001, em Tarumã, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O vencedor das duas baterias foi o gaúcho João Campos, piloto com passagens pela Stock Car, Brasileiro de Marcas e Fórmula Palio.

Depois de um total de 8 etapas, realizadas nos autódromos de Curitiba (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Guaporé (RS), Cascavel (PR) e Goiânia (GO), Campos entrou para a história da categoria, por ter conquistado o Campeonato Brasileiro, em 2001, vencendo todas as 16 baterias realizadas.

Em 2002, a Petrobras Distribuidora entrou como patrocinadora oficial do evento e o campeonato passou a se chamar Copa BR Petrobras Pick-up Racing. De acordo com o promotor do campeonato, Gerson Marques, a categoria foi inspirada na Nascar Truck, corrida de caminhonetes, que faz a preliminar da Nascar, principal atração do automobilismo americano. No primeiro ano de competição (2001), a categoria contou com 12 pick-ups no grid. Hoje são mais de 18, sendo que, de acordo com o regulamento, 24 é o número máximo de carros na pista.

Além de João Campos, outros pilotos experientes participaram da Pick-up Racing. Entre eles, o tricampeão brasileiro de Stock Car, Ângelo Giombelli, o tetracampeão paranaense de Marcas, Tazzio Borghesi, e o vice-campeão brasileiro de Stock Car B e bicampeão das Mil Milhas Brasileiras, Flávio Trindade.

Os combustíveis alternativos sempre foram testados nos autódromos do país, para comprovar sua qualidade e desempenho. Foi assim com o álcool e com o gás natural veicular (GNV), que foi utilizado pelas pick-ups Chevrolet S10, Ford Ranger e Dodge Dakota que disputaram a Copa BR Petrobras Pick-up Racing.

No dia 28 de julho de 2001, os carros entraram na pista movidos a gás - mais uma inovação da categoria inspirada na Nascar Truck, modalidade que faz a preliminar da competição de maior sucesso do automobilismo americano (Nascar). A Pick-up Racing foi a segunda do mundo movida a gás - a primeira a utilizar o GNV foi uma competição na Argentina. Participaram das provas os modelos Ford Ranger, Dodge Dakota e Chevrolet S10, equipados com motor V6 bi-turbo de 300 cavalos de potência.

Em 2006 o combustível passou a ser o álcool, aumentando a potência das pickp-ups. E, em 2007, a categoria passou a ter como promotora a Vicar, também promotora da Stock Car Brasil.

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