Stock Car -


Estreia em Curvelo traz corridas estratégicas nas vitórias de Fraga e Maurício

Reportagem: Eduardo Antonialli / Cleber Bernuci
Fotos: Fábio Davini / Duda Bairros

Felipe Fraga continua na liderança, mas sua vantagem foi diminuída de 44 para 29 pontos em duas provas disputadas e com verdadeiras guerras estratégicas.

A Stock Car estreou o Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), em grande estilo. As duas primeiras corridas da história da categoria em solo mineiro trouxeram um misto de agressividade na primeira prova e frieza na economia de combustível na segunda.

Felipe Fraga conquistou sua quinta vitória na temporada - mais uma vez na corrida de 45 minutos, que dá 30 pontos ao vencedor - e estendeu sua vantagem na liderança sobre Rubens Barrichello de 29 para 37 pontos. "A corrida foi muito boa, a gente tinha um carro perfeito e estou muito feliz", resumiu. "A equipe fez um carro perfeito, foi uma corrida tranquila, no começo não sei por que meu push não acionou, depois tive que passar o Barrichello, mas foi tranquilo. Quero agradecer a minha equipe, o Marcos (Gomes) pelo grande trabalho de equipe, agradecer a galera de Curvelo pelo belo autódromo", dedicou o líder do campeonato.

Em 2º na prova terminou seu companheiro de equipe Marcos Gomes, seguido de Rubens Barrichello, que apesar da intensa disputa com Fraga na parte inicial da prova, optou por adotar um ritmo conservador para só então atacar Allam Khodair pelo 3º lugar e chegar ao pódio. Tudo pensando na segunda corrida, que foi vencida por Ricardo Maurício, outro que adotou uma "tática forçada". Penalizado pelo toque com Marcos Gomes ainda na Corrida do Milhão de Interlagos, em setembro, o piloto da Eurofarma-RC teria de largar da última posição. Por isso, optou por partir dos boxes - o que evita que tenha de cumprir a volta de apresentação e alinhamento - e economizar combustível apostando na segunda prova. "Ter largado dos boxes me deu essa volta extra de combustível, com certeza", apontou. "O Tuka apertou o ritmo também. Então ter largado dos boxes me deu estes 3 ou 4 litros extras, caso contrário não teria conseguido. Foi uma corrida super disputada, não foi fácil. Iríamos largar de último, e aí optamos por sair dos boxes justamente para economizar", disse o vencedor da segunda prova, que teve a companhia de Tuka Rocha e Daniel Serra no pódio.

A aposta geral era de que, pela quantidade de batidas e escapadas de pista durante os treinos, fossem necessárias algumas intervenções do safety car. Isso só aconteceu durante a primeira corrida, e durante apenas 2 voltas. Depois, nenhuma outra intervenção. Mesmo assim, poucos pilotos pararam para abastecer na primeira corrida, apostando que o carro de segurança pudesse entrar na segunda prova. Desta vez, não foi preciso. Então, restava economizar. Alguns ficaram pelo caminho nas voltas finais, outros correram para os boxes. Rubens Barrichello, 3º na primeira corrida, economizava o máximo que podia. Quanto Diego Nunes e Átila Abreu, então líderes, pararam para abastecer, o vice-líder do campeonato assumiu a ponta.

Ricardo Maurício e Tuka Rocha se aproximavam - os dois chegaram a se tocar no fim da reta em uma tentativa de ultrapassagem por parte do piloto da RZ Motorsport -, e no final Barrichello teve que forçar um pouco mais. Quando parecia que o campeão de 2014 conseguiria, seu carro falhou, sem gasolina, a metros da linha de chegada, na entrada da reta principal. "Não deu, infelizmente", lamentou Rubinho. "Eu economizei bastante e ninguém conseguiu. Eu quase consegui. Hoje em dia estão falando que essa tática passou a se chamar Estratégia Rubens, então é muito legal ser visto desta maneira", consolou-se. "Uma pena que não tenha dado para vencer, mas já sou grandinho para aceitar. A gente tentou o nosso melhor, e faltou muito pouco", reconheceu.

Ricardo Maurício corroborou as palavras do colega de pista. "O Rubinho é excelente para economizar combustível; ele conseguiu muito mais do que os outros pilotos. O carro dele falhou na última curva, ele veio se arrastando", narrou.

Primeira bateria
(dez primeiros)
P Piloto
FelipeFraga
Marcos Gomes
Rubens Barrichello
Allam Khodair
Átila Abreu
Thiago Camilo
Julio Campos
Gabriel Casagrande
Galid Osman
10º Diego Nunes
 
Segunda bateria
(dez primeiros)
P Piloto
Ricardo Mauricio
Tuka Rocha
Daniel Serra
Valdeno Brito
Denis Navarro
Vitor Genz
Max Wilson
Julio Campos
Nestor Girolami
10º Bia Figueiredo

Grid de largada

Menu Stock Car

Página inicial