Fórmula Truck -
 

Felipe Giaffone vence na
abertura da temporada


Reportagem: Milton Alves
Fotos: Orlei Silva

Felipe Giaffone venceu de ponta a ponta a etapa de abertura. Esta foi a vigésima quarta vitória do tricampeão na mais popular categoria do automobilismo continental.

Nos 3530 metros do Autódromo de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Felipe Giaffone terminou na frente nas duas fases da corrida e além do ponto extra pela pole position, ele fez a melhor volta na parte final. Assim, não fosse Paulo Salustiano ter sido o mais veloz no começo da corrida, ele teria marcado os 53 pontos possíveis. Fez 52 com os 25 conquistados em cada vez que terminou na frente.

A largada da corrida, uma das melhores e mais empolgantes da história da Fórmula Truck, teve muita disputa. Logo na primeira curva, Felipe manteve a ponta, Salustiano ganhou a posição de Diogo Pachenki, que perdeu 3 posições e caiu para o 5º lugar. Enquanto Giaffone e Salustiano abriram na ponta, a briga no pelotão intermediário empolgou o público com Leandro Totti, Pachenki, Adalberto Jardim, Gustavo Magnabosco, Raijan Mascarello e André Marques.

Esta foi a vigésima quarta vitória de Giaffone, que é o terceiro maior ganhador da história da Fórmula Truck. O tricampeão só é superado pelo tetra Wellington Cirino, com 25 primeiros lugares, e pelo bicampeão Renato Martins, que terminou na frente 27 vezes. Nas estatísticas das poles positions, Giaffone é o segundo, com 24, contra 29 de Cirino e 23 de Roberval Andrade, que também tem dois títulos da categoria.

Depois da neutralização obrigatória para esfriar os caminhões, a segunda fase da prova de abertura da Fórmula Truck teve ainda e uma intensa briga entre Giaffone e Salustiano. Em determinado momento da disputa, eles se tocaram e a carenagem direita da parte traseira do caminhão de Giaffone se soltou e foi caindo na pista. Enquanto os líderes promoviam excelente briga, Totti abandonou com problemas na caixa de direção e saiu da luta pelo 3º lugar, que acabou com Diogo Pachenki. O grande destaque visual desta parte foi o estouro do turbo do caminhão de Wellington Cirino, que pegou fogo na reta dos boxes e logo apagou. O piloto nada sofreu, mas o fogo chamou muito a atenção de todos.

Resultado da primeira fase da corrida (dez primeiros)
P Piloto Caminhão
Felipe Giaffone (SP) MAN
Paulo Salustiano (SP) Mercedes-Benz
Leandro Totti (PR) Volvo
Diogo Pachenki (PR) Mercedes-Benz
Adalberto Jardim (SP) MAN
Gustavo Magnabosco (SC) Mercedes-Benz
André Marques (SP) MAN
Raijan Mascarello (MT) Mercedes-Benz
David Muffato (PR) MAN
10º Beto Monteiro (PE) Iveco
 
Resultado da segunda fase da corrida (dez primeiros)
P Piloto Caminhão
Felipe Giaffone (SP) MAN
Paulo Salustiano (SP) Mercedes-Benz
Diogo Pachenki (PR) Mercedes-Benz
André Marques (SP) MAN
Adalberto Jardim (SP) MAN
David Muffato (PR) MAN
Débora Rodrigues (SP) MAN
Raijan Mascarello (MT) Mercedes-Benz
Alex Fabiano (SP) Volvo
10º Felipe Tozzo (SP) Iveco

Grid de largada

Menu F-Truck

Página inicial