Crônicas-

Um pouco da história das competições de Velocidade na Terra

Danilo Bojanowski
A paixão pela velocidade e a falta de pistas fez com que surgisse as primeiras disputas em estradas de terra.

Velocidade na terraO automobilismo é um esporte de crescente popularidade no Brasil. A cada prova disputada em suas diversas modalidades atrai fãs de ambos os sexos, de todas as classes sociais, com idades que variam dos 6 aos 60 anos, milhares de pessoas acompanham, nas pistas ou através da imprensa, detalhe por detalhe do que acontece no mundo da velocidade. Dos boxes até o pódio, tudo é observado pelos olhares atentos de uma platéia curiosa e interessada. O automobilismo é mais que uma competição. É um espetáculo que empolga e apaixona.

O amor pela velocidade e a falta de pistas fez com que amigos nos anos 70 se reunissem numa pequena chácara no estado de Santa Catarina. Ali, nas estradas secundárias, faziam seus pegas durante os finais de semanas, tentando sentir a emoção que somente um piloto pode ter. Não satisfeitos fizeram um circuito precário, utilizando pequenos tratores agrícolas. A idéia foi bem aceita e o número de amigos foi aumentando. Mais carros, mais público, estava na hora de tomar algumas medidas e melhorar o evento.

Assim surgiram as primeiras provas de velocidade na terra que persistem até os dias de hoje melhorando a cada competição. Esta categoria tem se destacado como a mais emocionante do automobilismo, pela dificuldade que os pilotos têm a cada volta. As modificações constantes da pista como buracos e outros obstáculos exigem muita técnica e habilidade dos pilotos. Para o público são raros os momentos em que algo de espetacular não aconteça.

Categorias

  • Hot Dodge
    Com carros da marca Dodge (Charger R/T, Dart, Lebaron, Magnum, etc);

  • Stock Car
    Com os Opalas e Ômegas;

  • Marcas
    Com os carrros Gol, Voyage, Chevette, Passat;

  • Fusca Cross
    Como próprio nome diz com os fuscas e "gaiolas" (carros com chassis tubulares).

Os carros dentro de suas categorias possuem um regulamento técnico para além de que haja uma redução no custo de preparação, estabelece equilíbrio entre os veículos no que se refere as suas performaces.

O campeonato é constituido de etapas; cada etapa compreende em duas baterias realizadas no mesmo dia com duração de 20 minutos mais 2 voltas cada, onde a somatórias das pontuações em cada bateria determina o vencedor da etapa. São realizadas as provas nas pista de terra de São José dos Pinhas, Ponta Grossa, Têlemaco Borba, Toledo conforme definido em calendários.


Página inicial