"Sir"
4.5 Litre
Texto:
Renato Bellote Gomes
Inglaterra.
Uma região de conquistadores e muita história. Invasão dos celtas
no longínquo século VII (a.C.), conquista do território pelos
- homens do norte - normandos e vários outros fatores tornaram
a cultura do país rica e diversificada.
Do
ponto de vista automotivo, os ingleses tiveram um desenvolvimento
um pouco tardio, se comparados a outros países europeus. A primeira
marca britânica foi a Lanchester, fundada no ano de 1899. O proprietário
- Frederick - também inventou o freio a disco. Mais tarde viriam
as demais fábricas que fariam história.
Pois
bem, depois de exercitar um pouco a memória e tomar o chá das
cinco, vamos falar de um outro inglês muito talentoso. Walter
Owen Bentley veio de uma grande família, com vários irmãos e irmãs.
Capitão da Royal Naval Air Service durante a 1ª Guerra Mundial,
desenvolveu um sistema de rotores para os lendários motores Clerget
- refrigerados a ar - utilizados nos biplanos de combate ingleses,
chamados de BR1 e BR2. Por esse motivo, foi condecorado pela rainha
com o MBE. Além da honraria, ganhou um incentivo de 8 mil libras
pela invenção. Desse modo, associou-se a seu irmão e, no ano de
1919, fundou a Bentley Motors. A história, nesse ponto, ganharia
novos fatos e personagens.
A
primeira criação de Bentley foi um carro revolucionário. Esse
modelo - chamado de 3 Litre - foi o primeiro a utilizar um motor
de quatro válvulas por cilindro. Pesando quase duas toneladas
e com um motor de quatro cilindros (2996 cm³), faturou as 24 horas
de Le Mans no ano de 1924, segundo ano de realização da prova.
Mas
W.O., como era conhecido, não era um dos melhores administradores
e vendeu a maior parte das ações da empresa, cuidando, a partir
daí, do design e desenvolvimento de novos modelos. A fábrica passou
a ser controlada pelos Bentley Boys, um grupo de jovens membros
da aristocracia que conduziria o esportivo às vitórias na pista
francesa, nas edições de 1927, 1928, 1929 e 1930. Dentre eles,
se destaca Joel Barnato - filho de um magnata do diamante - que
pilotou o carro nos três últimos anos.
Voltando
à nossa história, foi desenvolvido um modelo mais rápido, o 4.5
Litre Supercharged, com 175 cavalos de potência. A maior característica
desse bólido era a presença de um vistoso blower à frente da grade
dianteira, entre os faróis. Para fechar a série de carros velozes,
o Speed Six - com seis cilindros e 6597 cm³ - foi uma das maiores
criações, sendo o responsável pelas duas últimas vitórias no circuito
de La Sarthe.
Após
a crise na bolsa de valores de Nova York, os sócios da empresa
sofreram um abalo econômico, o que acabou por prejudicar o desenvolvimento
de novos carros e ocasionou a venda da fábrica para a Rolls-Royce
em 1931. Walter
Bentley se casou três vezes e não teve filhos, falecendo no início
da década de 70.
Em
2003, um modelo da marca - o Speed 8 - venceu as 24 horas de Le
Mans, após 73 anos de jejum. Certamente, o velho W.O. estava lá,
na linha de chegada, sorrindo ao ver seu "caminhão"
superando todos os adversários.
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