Um
clássico de 60 segundos
Texto:
Renato Bellote Gomes
Há
5 anos, nas telas de cinema do mundo inteiro, um filme protagonizado
por Nicolas Cage garantiu emoção do início ao fim para os telespectadores.
A estrela principal da película era linda, provocante e tinha
um nome bem feminino. Pensou em Angelina Jolie? Não, estamos falando
de Eleanor, a "musa" de 60 Segundos.
Os
produtores deram um novo sentido ao termo muscle car. Tendo como
base o valioso Mustang Shelby GT 500 e um projeto de Sam Foose,
desenvolveram um kit de carroceria e, mais do que isso, um carro
imortal das telas. Pára-choques estilizados, rodas de 17 polegadas
e interior personalizado são apenas três características do bólido.
Atualmente,
as réplicas são produzidas pela empresa norte-americana Unique
Performance. Primeiramente, o big block de 7 litros recebe uma
injeção de adrenalina, com a instalação do óxido nitroso. A suspensão
- totalmente refeita - conta com amortecedores esportivos. Externamente,
o toque final fica por conta da pintura grafite com listras pretas,
além dos cobiçados emblemas da serpente na carroceria. O
resultado de todo esse trabalho não demorou a chegar. O próprio
Carrol Shelby gostou tanto do carro, que assina pessoalmente as
unidades. A Ford, por sua vez, autorizou a empresa a instalar
as plaquetas de identificação dos legítimos GT 500.
Mas
se você está pensando que esse Mustang é um sonho distante, se
enganou. No Brasil, mais precisamente em São Paulo, Fernando Baptista,
da oficina Automotor - com 30 anos de tradição - criou uma réplica
100% nacional do mito, que não fica devendo nada à original.
Realmente
é difícil passar sem notar o carro. Carburador quádruplo, alavanca
de câmbio Hurst e travas de capô que tentam "segurar" toda a potência
dentro do cofre do motor. O ronco emitido pelos escapamentos laterais
abre caminho pelas ruas e chama atenção para a estrela que está
passando.
A
oficina criou ainda uma versão exclusivíssima do Maverick. Rodas
de alumínio de 19 polegadas, bancos concha e conta-giros acima
da coluna de direção, graduado até as dez mil rpm. O bloco 302
V8 - auxiliado pelo nitro - despeja 530 cavalos de fúria no asfalto.
A cor grafite remete ao filme, mas o Ford, definitivamente, tem
personalidade própria.
De
qualquer modo, Eleanor é um carro especial. O cinema, novamente,
criou um ícone que, com certeza, vai prender sua atenção por muito
mais tempo do que meros 60 segundos...
|