Bandeirada-

Bandeirada
por Vicente Majó da Maia

bandeirada@motoronline.com.br

Orçamentos

Chamou a atenção da mídia mundial, a divulgação pela revista francesa "Business Book GP" dos salários dos pilotos da F-1. Fernando Alonso e Lewis Hamilton lideram a lista com um salário anual de 52,5 milhões de reais. O brasileiro Felipe Massa, 7º, com salário de 15,8 milhões de reais. A equipe que melhor paga a sua dupla de pilotos é a Mercedes, cuja soma de Hamilton e Rosberg, atinge R$ 81,4 milhões. Vejam só os gastos de uma equipe da F-1. Uma cidade brasileira de médio porte (entre 100 e 200 mil habitantes) tem - em média - um orçamento anual na casa dos 100 aos 150 milhões de reais. É quase o que gasta a Mercedes somente com o salário de seus pilotos. O município paga toda a sua infraestrutura, obras, reparos, salários, projetos e muito mais. É a realidade brasileira.

Gastos

Olha! Isto tudo, falando-se somente nos salários recebidos pelos pilotos. A temporada de um carro de F-1, por exemplo, custa muito mais do que o orçamento anual de um município como Uruguaiana. Isto que há um grande movimento para conter os gastos e a diminuição de testes, durante a temporada.

Barcelona

A "velha" pista de Barcelona os pilotos conhecem e guiam de olhos fechados. No ano passado, tivemos a maior surpresa dos últimos anos, quando Pastor Maldonado conquistou a sua única vitória na categoria. Em 2013 não tivemos surpresas. Indiquei dois para disputarem a vitória na corrida: Vettel (grande favorito) e Alonso (que, afinal de contas, corre em casa).

Quem?

Se Kimi Räikkönen ou Roman Grosjean poderiam ser considerados surpresas, creio que eram os únicos em condições de destronar Vettel ou Alonso em Barcelona. Muito mais distante, Lewis Hamilton, que vem carregando a Mercedes nas costas e fazendo jus ao maior salários da categoria (junto com Alonso).

Domínio

A Red Bull está melhor que as outras. É a leitura que se pode fazer, a partir do GP Bahrain, 4ª etapa do mundial. Sebastian Vettel venceu facilmente e já se credencia ao tetra.

Aguerridos

O domínio da Red Bull no Bahrain foi absoluto. Mas quem deu o espetáculo foram dois considerados novatos: Roman Grosjean e Sergio Perez. Lutaram, ultrapassaram, Foram os grandes destaques da corrida. Mas, a corrida também destacou: Paul Di Resta, Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen.

Algo mais

Venceu a primeira corrida do ano, vem mantendo a regularidade e marcando pontos importantes. Está em 2º na tabela. Mas, Kimi Räikkönen precisa de algo mais para chegar em Vettel. A Lotus até tem um bom carro. Mas, preciso de mais para chegar na Red Bull.

Leão

Verdadeiro leão é o inglês Lewis Hamilton. Mesmo com a inoperância da Mercedes, vem sendo regular e com performance melhor do que Nico Rosberg e muito melhor do que Michael Schumacher.


Página inicial