Mike Owens
Em
4 de Setembro de 1922, em Blackpool, Inglaterra, dois jovens entusiastas
de motocicletas, Willian Lyons e Willian Walmsley, fundaram a
companhia de carros laterais para motocicletas Swallow. A companhia
continuou a fabricar carros laterais até os eventos da Segunda
Grande Guerra.
Em 1926
a companhia construiu o pequeno " Austin Seven" um carro popular
desenhado pela "Spartan Desing. Neste momento a companhia trocou
seu nome para Swallow Sidecar e Coachbuilding Co. e se mudou para
uma fábrica maior. Lá eram fabricados corpos de carros para a
Morris, FIAT, Wolseley , Swift, e Standard.
O primeiro
carro da companhia foi o SS1, possuía um motor seis cilindros
Standard e um chassis Standard modificado. Foi apresentado ao
público em uma exposição em Londres em 1931. O menor, chamado
de SS2, possuía um motor com 4 cilindros. Na aparência o SS1 era
longo, baixo com um pequeno espaço interno, rodas largas e bagageiro
com o pneu reserva na parte traseira. Tinha um visual de carro
de luxo e excelente valor monetário.
Em 1933
o nome companhia mudou para SS Cars Ltda, com Lyons iniciando
como diretor. Lyons comprara a sua participação em 1936.
Em 1934,
Harry Weslake, lembrado como um dos melhores especialistas de
motores entrou para a companhia. Seu novo cilindro com cabeça
OHV era revolucionário. O nome Jaguar foi pela primeira vez usado
em 1935 e a produção incluia limosines, conversíveis
e carros esportes equipados com motores de 1,5 litros, 2,5 litros,
3,5 litros. Também em 1935, Willian Heynes entrou para a companhia
como engenheiro chefe.
O veículo
mais notável neste período foi o modelo SS100 com um motor de
3.5 litros, era o carro mais rápido e mais famoso da Jaguar no
pré Segunda Guerra com velocidade de 100 mph e aceleração de 0
a 60 mph em 10,5 segundos, o motor possuía uma taxa de compressão
de 17,5:1. Obteve sucesso nas corridas de Marne Grsnd Prix de
Reims, a Villa Real Internacional, o Rally Alpino, o Rally de
Monte Carlo e o RAC Rally o que tornou este como um dos Jaguares
mais famosos.
Depois
da Segunda Guerra Mundial, o nome da companhia mudou para Jaguar
Cars Ltda. e a produção foi reduzida. Os primeiros carros já foram
produzidos com a opção de volante do lado esquerdo.
Em 1946
com a intenção de atualizar os modelos, Lyon desenvolveu um novo
carro esportivo o XK 120 que foi inspirado pelo modelo do BMW
328, equipado com um motor 6 cilindros X2 OHC com 3442 cilindradas.
Em 1948 no
Earls Court Motor Show, a Jaguar apresentou seu carro mais veloz,
o XK120 Roadster com uma velocidade de 120 mph e uma estabilidade
excelente, e um "rodar" macio. Em
1954 o XK140 incluía um volante ajustável, maiores bombas de gasolina,
mais peças cromadas, grade especial e 190 hp. O XK 140 tinha também
espaço para uma criança atrás do assento. Em
1957, o Jaguar XK 150 veio mais baixo devido a alterações no design
do XK. Este excelente carro, no entanto, foi produzido até 1961.
Nos anos
50 a Jaguar alcançou um status de fabricante somente de carros
de luxo e esportivos. A companhia também exportava grande parte
de sua produção, o que representava uma preocupação pois uma recessão
poderia esmagar o mercado de carros de luxo e veículos importados
ou então outros países adotarem políticas
restritivas para a importação de veículos.
A Jaguar precisava se afirmar no mercado como um tanto dentro
da Inglaterra mas que também tivesse boa aceitação no mercado
externo, então foi produzido o Jaguar MK I que foi apresentado
ao público no Motor Show em 1955. Este veiculo foi concebido para
preencher esta lacuna de exportação e mercado interno e era um
monobloco.
O
Jaguar MK II foi um sucesso imediato com uma área de janelas muito
maiores, acentos de couro eram de eram de série até 1967 quando
o couro começou a ser opcional para abaixar os custos, bem como
os faróis de neblina e a luz traseira também virou opcional nesta
época. Outras variações com a intenção de preencher espaços no
mercado foram produzidos entre o menor 3.8 S e o grande MK X.
Em 1960
a Daimler foi comprada pela Jaguar e em 1966 o cavaleiro Sir William
Lyons se aposentou do cargo de diretor do grupo Jaguar, mas permaneceu
como chefe executivo. Grice e England assumiram os cargos de diretores
administrativos. Em 11 de julho de 1966, a Jaguar Cars Ltda e
a British Motor Co Ltda anunciaram a sua união. Em 1968 com a
união com Leyland se tornou a maior industria Inglesa de carros.
Em 1972
o cavaleiro Sir William Lyons se aposentou, 50 anos depois de
ter fundado a Swallow Sidecar Company em seu vigésimo primeiro
aniversário. Sua aposentadoria foi seguida de um período de modificações
confusas dentro da Jaguar. Departamentos como de vendas, peças
e serviços sumiram dentro do poder da BL.
O Jornal
Ryder report, publicou um artigo em 1975, deixando claro que a
Jaguar não continuaria mais como uma entidade. A Leyland Cars
estava formada e fabricou o novíssimo Jaguar XJ-S que foi apresentado
pela BL no Earls Courts Motor Show. Na época, o cargo de
diretor da Jaguar estava livre e no inverno de 1979 foi nomeado
Percy Plant para ocupá-lo. Planty eram conhecido por suas
habilidades em administrar fábricas em dificuldades.
Em Abril
de 1980 uma greve tomou contada da fábrica, e o senhor Micheal
Edwarde deu um ultimato: "retornem ao trabalho ou perca o seu
emprego". A Jaguar precisava de um estímulo mais do que nunca.
Precisava de um presidente, cargo que foi ocupado então
por Jonh Egan em abril de 1980. Vindo da indústria Massey-Fergunson,
ele tinha 40 anos e era exatamente o sangue novo que a Jaguar
tanto precisava. Havia um ar de otimismo e uma nova vida na Jaguar.
Logo este otimismo foi refletido em uma produção memorável. Em
1985 ficou clara a estabilização da Jaguar e que as pessoas que
trabalhavam na Jaguar nunca desistiam. Willian
Lyons faleceu em 1985 deixando um grande legado.
Desde
o início da sua produção em 1972 até a última unidade produzida
em abril de 1997, o Jaguar XJ12 sem sombra de dúvida ocupa uma
posição como um dos mais desejados e luxuosos carros da história.
Equipado com um poderoso motor V12 conquistou corações e mentes,
visto que seus concorrentes equipavam seus carros com motores
V8. Infelizmente quando outros fabricantes como BMW, Rolls Royce
e Mercedes-Benz entraram no mercado, a Jaguar abandonou seu melhor
motor da história, em abril de 1997, sendo substituídos por um
motor V8 Supercharger, deixando para traz todo o "finesse" e elegância
desse tradicional V12. Talvez
a maior evolução que o XJ12 alcançou, foi a série X300 (produzida
entre 1994 e 1997). Depois foi determinado que o modelo V12 ganharia
48 válvulas como o Aston Martin DB7, ou sua produção seria descontinuada.
Infelizmente, como alguns entusiastas dizem, os chefões que não
entendiam nada da tradição e da elegância da Jaguar com seus grandes
motores, não fizeram a modificação que transformaria o sedan de
315 hp em um bólido de 420 hp, e a produção do motor foi interronpida.
Jaguar
|
Produção
|
SS Jaguar
100 |
1935
a 1940
|
Jaguar
Mark IV |
1945
a 1948
|
Jaguar
Mark V |
1948
a 1951
|
Jaguar
XK 120 |
1948
a 1954
|
Jaguar
VII/VIIM |
1950
a 1957
|
Jaguar
C-type |
1951
a 1953
|
Jaguar
XK140 |
1954
a 1957
|
Jaguar
150 |
1957
a 1961
|
Jaguar
Mark II |
1960
a 1969
|
Jaguar
E-type (XKE) |
1961
a 1971
|
Jaguar
Mark X |
1961
a 1965
|
Jaguar
S-type / 420 |
1963
a 1970
|
Jaguar
Mark X e 420G |
1965
a 1970
|
Jaguar
XJ 6 / XJ 12 |
1969
a 1973
|
Jaguar
E-type Series III V12 |
1971
a 1975
|
Jaguar
XJ 6 / XJ 12 Sereis II |
1973
a 1979
|
Jaguar
XJC |
1975
a 1978
|
|