Ficha técnica-

Automodelismo radiocontrolado

Reportagem Luciane Medeiros
Hobby Esportes
As disputas são levadas a sério e algumas equipes são até patrocinadas. Além de não correr os riscos do automobilismo, o custo é infinitamente menor.

O automodelismo radiocontrolado é verdadeiramente empolgante já que a velocidade dos automodelos pode chegar aos 130 km/h. Como no automobilismo, os modelos permitem a preparação do chassis, do motor, a escolha dos pneus, dos acessórios e ajuste do carro. Tudo com o objetivo de fazer com que o carro ande na ponta.

Quando se pilota um automodelo a sensação que se tem é de estar pilotando um carro de verdade, mas com uma grande vantagem: não se corre riscos e custo se ter um automodelo competitivo é infinitamente menor que participar de qualquer categoria do automobilismo. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. Alguns automodelos possuem também chave de ignição no transmissor. As marchas são trocadas automaticamente. É um esporte praticado por crianças e adultos. Os autos possuem sistema de embreagem, freios (alguns chegam a ter freios tecnologia ABS), amortecedores, enfim, tudo que um auto de verdade tem.

Os automodelos elétricos possuem uma bateria, fazem pouco barulho e sujam pouco. O automodelista que optar por este modelo deve ter sempre junto mais de uma bateria, pois estas tem uma autonomia aproximada de 15 minutos. É interessante ter também um carregador rápido capaz de carregar a bateria do automodelo na bateria de 12 volts do automóvel.

Os automodelos mais difundidos no Brasil são os movidos a combustão. Fazem barulho, soltam fumaça e costumam correr mais. São mais reais. Além do automodelo e do rádio, o automodelista necessita de combustível e bateria "ni start" (bateria de partida). O combustível é uma mistura de álcool metílico, óleo de rícino e nitrometano. É comprado pronto nas lojas de modelismo, mas se sua cidade não possui uma loja de modelismo dirija-se à loja de produtos químicos mais próxima e compre 4 partes de álcool metílico e 1 parte de óleo de rícino, misture e estará pronto o combustível. A bateria "ni start" é uma pequena bateria que é colocada na vela do motor para deixá-la incandescente na hora de dar a partida. Depois da partida a vela se manterá incandescente só com as explosões do motor, sem a necessidade da bateria.

Se na sua cidade ainda não existe um grupo de automodelismo (e o automodelismo é um esporte para ser praticado preferencialmente em grupo), tenha plena certeza que se você adquirir um automodelo e iniciar a pilotá-lo em um local público (como o estacionamento de um supermercado ou uma praça), em pouco tempo você estará acompanhado de um grupo de automodelistas.

Existem alguns campeonatos estaduais de automodelismo e há também o Campeonato Brasilero de Automodelismo, tanto "on" quanto "off-road". Mas quem for iniciar não deve se preocupar com isso. O início se dá com os "pegas", ou seja, automodelistas se reunem nos finais de semana em uma pista e vão realizar pequenas provas, umas mais organizadas outras menos (simples "pegas"). É importante que este grupo faça a adesão a um determinado tipo de automodelo, pois assim todos competirão em iguais condições, ninguém levando vantagem. Além disso, se o grupo aderir a um modelo determinado as peças ficarão mais fáceis de serem encontradas, ou através de simples trocas entre os participantes ou com a adesão do lojista local.

O automodelismo deve ser iniciado pelo que é barato. Mas há um mínimo. O mínimo é o "bom". Portanto, se deve iniciar por aquilo que está na faixa do bom, mas barato. Por que? Por uma razão bem simples: você pode vir a descobrir que automodelismo não é aquilo que você imaginava, e neste caso não terá tido muito gasto. Deixe para investir depois que você tiver certeza que o automodelismo é a sua praia. Aceitando este conselho, o automodelo ideal para iniciantes é o PureTen Readyset (fotos abaixo). Este modelo já vem com rádio e custa na faixa de U$ 250,00, faltando apenas você adquirir a bateria de partida (ni start) para sair pilotando. Mais uma vantagem deste auto é que ele já vem montado e com o rádio, servos e receptor instalados. A escala é 1:10 e eles vem equipados com um motor .12 com recoil (cordinha para puxar e dar partida no motor). Na versão Readyset eles vem acompanhados de rádio com o receptor e servos já instalados no auto e ajustados, possuem tração e suspensão independente nas quatro rodas o que lhes confere grande estabilidade. O chassis é de alumínio.

O melhor automodelo é aquele que anda bem, é resistente e principalmente possue peças de reposição no mercado. Existem diversas marcas de autos no mercado brasileiro. Todavia, a marca de automodelos que mais possue peças de reposição no mercado brasileiro é a marca Kyosho. Se o carro for a combustão prefira que ele venha com recoil pois caso contrário será necessário comprar um starter (diferente de ni start que é a bateria de partida), o qual tem por função fazer o motor girar para poder dar a partida.

Se sua cidade não possue ainda um grupo de automodelistas que se reúne nos finais de semana, conte com o apoio da Hobby Esportes (www.hobbys.com.br) que lhe auxiliarão na criação e organização deste grupo, além de oferecer todo suporte necessário em peças.

Ficha técnica

Página inicial