A
ferrugem sob controle
Reportagem
Laurent Blanc
Global Renault
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A proteção anticorrosão
baseia-se no isolamento perfeito do aço em relação
ao oxigênio existente no ar e na água. |
Para
proteger o aço dos agentes corrosivos, ele é recoberto
por diferentes camadas protetoras. A primeira é constituida
de zinco, aplicada a quente (galvanização) sobre
as duas faces das chapas.
A segunda
proteção é a cataforese: a carroceria inteira
é mergulhada em um banho de tinta e o material adere às
chapas de aço graças à ação
de um campo eletromagnético (eletrodeposição).
As emendas (áreas em que as chapas são ligadas por
solda) e os bordos resultantes do processo de corte das chapas
- onde a eletrodeposição da tinta fica comprometida
- recebem ainda uma espessa camada de mastic para impedir a penetração
de líquidos. A extensão total dos cordões
deste material sobre um veículo pode chegar a 145 metros.
Nas partes de difícil acesso - os famosos "corpos
ocos", constituídos pelas longarinas e cavidades formadas
na junção das chapas - e nos locais em que a retenção
de líquidos é particularmente prejudicial, é
injetada ainda uma cera protetora. Na linha de montagem, ela é
pulverizada nestas áreas através de orifícios
criados para este fim e selados por obturadores após a
obturação da cera. Completando o processo, para
evitar que a água se acumule no interior dos corpos ocos,
alguns obturadores contam com pequenos orifícios de drenagem.
Além disso, como última medida de proteção,
as áreas expostas à ferrugem (como o interior dos
pára-lamas e a parte inferior do veículo) recebem
uma camada suplementar de mastic, bem como protetores plásticos,
que são eventualmente aplicados.
Adicionalmente,
a proteção das peças mecânicas e da
parte inferior da carroceria é reforçada por uma
cera negra. Algumas peças mecânicas (como eixo traseiro
e a suspensão, entre outras), também recebem tratamentos
para preservar seu aspecto.
O comportamento
dessas peças em relação à corrosão
atende as exigências dos controles técnicos mais
rigorosos e as condições mais severas como nos lugares
onde há neve e joga-se sal para derreter o gelo nas pistas.
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