Ficha técnica-

A ferrugem sob controle

Reportagem Laurent Blanc
Global Renault

A proteção anticorrosão baseia-se no isolamento perfeito do aço em relação ao oxigênio existente no ar e na água.

Para proteger o aço dos agentes corrosivos, ele é recoberto por diferentes camadas protetoras. A primeira é constituida de zinco, aplicada a quente (galvanização) sobre as duas faces das chapas.

A segunda proteção é a cataforese: a carroceria inteira é mergulhada em um banho de tinta e o material adere às chapas de aço graças à ação de um campo eletromagnético (eletrodeposição). As emendas (áreas em que as chapas são ligadas por solda) e os bordos resultantes do processo de corte das chapas - onde a eletrodeposição da tinta fica comprometida - recebem ainda uma espessa camada de mastic para impedir a penetração de líquidos. A extensão total dos cordões deste material sobre um veículo pode chegar a 145 metros. Nas partes de difícil acesso - os famosos "corpos ocos", constituídos pelas longarinas e cavidades formadas na junção das chapas - e nos locais em que a retenção de líquidos é particularmente prejudicial, é injetada ainda uma cera protetora. Na linha de montagem, ela é pulverizada nestas áreas através de orifícios criados para este fim e selados por obturadores após a obturação da cera. Completando o processo, para evitar que a água se acumule no interior dos corpos ocos, alguns obturadores contam com pequenos orifícios de drenagem. Além disso, como última medida de proteção, as áreas expostas à ferrugem (como o interior dos pára-lamas e a parte inferior do veículo) recebem uma camada suplementar de mastic, bem como protetores plásticos, que são eventualmente aplicados.

Adicionalmente, a proteção das peças mecânicas e da parte inferior da carroceria é reforçada por uma cera negra. Algumas peças mecânicas (como eixo traseiro e a suspensão, entre outras), também recebem tratamentos para preservar seu aspecto.

O comportamento dessas peças em relação à corrosão atende as exigências dos controles técnicos mais rigorosos e as condições mais severas como nos lugares onde há neve e joga-se sal para derreter o gelo nas pistas.

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