Dirigir
corretamente preserva a embreagem
Reportagem
Lide Multimídia
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A vida útil das peças do sistema de
embreagem está diretamente ligada à maneira como o condutor
se comporta no trânsito lento. |
Feriado
prolongado é quase sempre associado a engarrafamentos na estrada.
É nesta hora que o motorista costuma controlar o carro pelo
sistema de embreagem. Repousar o pé sobre o pedal de embreagem,
ou determinar a velocidade do carro por ele, força o rolamento
e desgasta o sistema.
A
mesma dica vale para o trânsito engarrafado. O tráfego lento
favorece o descanso do pé do condutor sobre os pedais. "O
anda-e-pára do congestionamento é cruel para o carro, quando
o motorista não presta atenção na maneira correta de dirigir",
comenta Mario de Oliveira Junior, gerente de Assistência Técnica
da Florença Veículos, concessionária Fiat de Curitiba. Outro
ponto é tirar o pé por completo e rapidamente da embreagem,
além de não usar a chamada meia-embreagem nas subidas.
O
sistema é composto por três peças simples, o rolamento, o platô
e o disco, que se friccionam mutuamente quando a embreagem é
mal utilizada. "A embreagem raramente apresenta defeitos
de fábrica. A vida útil das peças pode ser prolongada até os
100 mil km. Mas, o desgaste por fricção danifica todo o sistema,
o câmbio, além de outras peças do motor", diz Oliveira.
Substituída uma das peças, todas têm de ser trocadas, já que
acabam ficando ovaladas pelo desgaste. O processo demora cerca
de quatro horas, pois o câmbio deve ser removido inteiramente.
A
árvore de manivelas, conhecida como virabrequim, é a peça acoplada
ao motor que encosta diretamente na embreagem. O mal funcionamento
do sistema propicia a pressão na árvore, que força o resto do
motor. Assim, várias peças podem ser atingidas e danificadas
por um problema que começa no pé esquerdo do condutor.
Atenção
à regulagem
O
pedal da embreagem tem de estar na mesma altura do freio. Pedal
alto significa descompensação no cabo da embreagem. Neste caso,
é necessária menos força para o arranque e até o dobro de força
para a troca de marcha. Desregulado, o sistema está em constante
atrito. Quanto mais o motorista tem de tirar o pé para o carro
se mover, maior o desgaste. A regulagem pode ser feita em casa,
apertando o cabo de aço.
"Alguns
mecânicos sobem o pedal da embreagem no carro do motorista inexperiente,
para que o carro não morra com tanta facilidade. Este ou qualquer
outro motivo não são suficientes para se alterar uma regulagem
que é considerada ideal: a da fábrica", adverte Mario de
Oliveira Junior, da Florença Veículos.
Nas
revisões, a cada 10 mil quilômetros, a concessionária verifica
a regulagem. Mas, muitas vezes, o proprietário que espera pela
revisão, danifica ainda mais as peças, que, com o superaquecimento
chegam até a mudar de cor.
Cuidado
com o recondicionamento
"Peças
recondicionadas são definitivamente contra-indicadas", sentencia
Oliveira, que explica: