Evite
óleo de mamona e derivados como prevenção contra a ferrugem
Reportagem
Vivian Dias
Lide Multimídia
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Na guerra contra a ferrugem provocada
pela maresia, esqueça as receitas que envolvem óleo de mamona
ou derivados. |
Óleo
de mamona para proteger a lataria do carro é uma receita antiga,
usada por motoristas preocupados com a corrosão provocada pelos
ares da praia. A contra-indicação deve-se a interferência do óleo
nos produtos aplicados pela fábrica para proteger as soldas, como
a cera sigilante e o selante anti-ferrugem. "O preparado de
mamona é indicado no caso de caminhões e carros antigos, que são
montados em cima de um bloco. Hoje, os veículos são montados peça
a peça, através de solda. O óleo é solvente e danifica as proteções
de umidade que vão logo acima da solda", garante Alzira, gerente
de Latoaria da Florença Veículos.
Para
reparar os efeitos negativos da maresia, nada melhor que água,
de preferência quente, e sabão neutro. A principal dica de Alzira
é lavar o carro só depois da carroceria completamente fria, para
não danificar a pintura. "Jamais aplique ou deixe aplicarem
produtos à base de soda. Desconfie também dos rolos de lavar,
que precisam de produtos muito fortes, de onde seu carro sai limpo,
porém pode ser riscado e perder o brilho", adverte.
O
ideal é manter o veículo sempre polido. A cera é uma camada de
grande importância na prevenção de ferrugem e riscos causados
pela areia. O polimento é a melhor saída para quem vai deixar
seu carro exposto a sol e chuva, ou para passar um tempo na praia.
O
motor não deve receber água fria, principalmente se ainda estiver
quente. O choque térmico pode empenar peças e danificar mangueiras.
Mario de Oliveira Junior, gerente de Assistência Técnica da Florença,
aconselha a lavagem do motor só em caso extremos de sujeira. "Não
é raro vermos motores sendo lavados com óleo diesel. Isso é o
mesmo que assassinar 60% das peças, que são feitas de plástico
e borracha".
Para
lavar corretamente o motor, sem danificar o sistema de injeção
eletrônica, é indicado que se procure pessoal especializado. Caso
você opte por fazer pessoalmente, espere o motor esfriar, jogue
água morna e sabão que não leve soda na composição.
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