Ficha técnica-

Gás natural veicular: economia sob medida


Combustível não poluente, o gás natural é considerado o combustível do século 21. A tendência é de grande crescimento na utilização deste combustível.

O gás natural é uma fonte de energia limpa, encontrada em rochas porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo. O gás associado é aquele que, no reservatório, está dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás. Neste caso, a produção de gás é determinada diretamente pela produção de óleo. O gás é aquele que, no reservatório, está livre ou em presença de quantidades muito pequenas de óleo. Neste caso, só se justifica comercialmente produzir o gás.

Normalmente o gás natural apresenta baixos teores de contaminantes, como nitrogênio, dióxido de carbono e compostos de enxofre. Ao contrário do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo - "gás de cozinha"), o gás natural é mais leve que o ar e dissipa-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Para que inflame expontaneamente (sem ignição externa) é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C. A título de comparação, vale lembrar que o álcool se inflama expontaneamente a 200°C e a gasolina a 300°C. Além disso, é um combustível não-poluente, não provocando a degradação do meio ambiente. Sua composição pode variar dependendo do fato do gás estar associado ou não ao óleo, ou de ter sido ou não processado em unidades industriais. A composição básica inclui metano (81% a 89%), etano (8% a 9%), propano (0,4% a 5,1%) e hidrocarbonetos de maior peso molecular (em menores proporções).

Na produção, o gás passa inicialmente por vasos separadores que retiram a água, os hidrocarbonetos que estiverem em estado líquido e as partículas sólidas (pó, produtos de corrosão e outros). Se estiver contaminado por compostos de enxofre, o gás é enviado para unidades de dessulfurização para a retirada dos contaminantes. Na próxima fase uma parte do gás é utilizada no próprio sistema de produção, em processos conhecidos como reinjeção e gás lift, os quais, tem o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo do reservatório.

Vantagens do gás natural

  • Vantagens econômicas:
    • Diversificação da matriz energética;
    • Disponibilidade ampla e crescente;
    • Redução do uso do transporte;
    • Melhoria do rendimento energético;
  • Vantagens ambientais:
    • Baixíssima presença de contaminantes;
    • Combustão mais limpa;
    • Não-emissão de particulares (cinzas);
    • Não exige tratamento dos gases de combustão;
    • Rápida dispersão de vazamentos;
  • Vantagens diretas para o usuário:
    • Mínimo de 70% de economia comparados à gasolina e ao álcool;
    • Fácil adaptação das instalações existentes;
    • Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção;
    • Menor custo de manuseio de combustível;
    • Combustão facilmente regulável;
    • Elevado rendimento energético;
    • Custo bastante competitivo comparado com outras alternativas.

Instalação

Os proprietários de veículos deverão procurar apenas oficinas credenciadas pelo INMETRO, para a conversão de seus veículos. Quaisquer conversão efetuada em outro local não homologado será considerada clandestina e ficará sujeito a multas. Em Curitiba, a Auto Moraz é oficina credenciada e tem mais de 25 anos de tradição no setor automotivo. O endereço é:

Rua Desembargador Westphalen, 1504
Fone: (0xx41) 333-6465
Curitiba - Paraná
e-mail: moraz@motoronline.com.br

SeletorOs carros podem rodar tanto com seu combustível original quanto com o gás natural, e a seleção é feita por um botão instalado no painel do veículo, podendo-se efetuar a mudança em movimento, sem a necessidade de desligar o motor.

Depois da conversão, no documento do veículo passará a constar dois combustíveis: o original e o gás natural. A não apresentação do documento devidamente alterado, implicará em multa de 350 UFIR. O INMETRO o orgão fiscalizador estuda também, a criação de um selo que identificará os veículos convertidos e homologados, de forma que os postos somente abastecerão os veículos portadores do selo. Tais medidas levarão a maior segurança para os usuários de Gás Natural e eliminaria de vez por todas as conversões clandestinas.

O Gênio é um microprocessador que executa as funções de gerenciador eletrônico, simulador de sonda, variador de avanço e simulador de bico. Este chip é a última palavra da eletrônica em gás natural veicular.

O kit de conversão também é composto pelo cilindro de alta pressão, o redutor de pressão, as válvulas de cabeça de cilindro, a tubulação de alta pressão e a válvula de abastecimento. Estes equipamentos desempenham um papel importante no funcionamento e na segurança do veículo convertido e respondem pela maior parte dos custos. O cilindro é capaz de registir à choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo. O cilindro é fabricado com aço sem costura e possui uma espessura de 8 mm, geralmente pesa em torno de 60 Kg e permite obter uma autonomia de 150 Km em média.

Na hora da venda do carro, o usuário pode retirar o kit para instalar em outro veículo, mas o processo de retirada deverá ser realizado por uma empresa especializada.

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