Gás
natural veicular: economia sob medida
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Combustível
não poluente, o gás natural é considerado
o combustível do século 21. A tendência
é de grande crescimento na utilização
deste combustível. |
O
gás natural é uma fonte de energia limpa, encontrada em rochas
porosas no subsolo, podendo estar associado ou não ao petróleo.
O gás associado é aquele que, no reservatório, está dissolvido
no óleo ou sob a forma de capa de gás. Neste caso, a produção
de gás é determinada diretamente pela produção de óleo. O gás
é aquele que, no reservatório, está livre ou em presença de
quantidades muito pequenas de óleo. Neste caso, só se justifica
comercialmente produzir o gás.
Normalmente
o gás natural apresenta baixos teores de contaminantes,
como nitrogênio, dióxido de carbono e compostos de enxofre.
Ao contrário do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo
- "gás de cozinha"), o gás natural é
mais leve que o ar e dissipa-se facilmente na atmosfera em caso
de vazamento. Para que inflame expontaneamente (sem ignição
externa) é preciso que seja submetido a uma temperatura superior
a 620°C. A título de comparação, vale lembrar que o álcool se
inflama expontaneamente a 200°C e a gasolina a 300°C. Além disso,
é um combustível não-poluente, não provocando a degradação do
meio ambiente. Sua composição pode variar dependendo do fato
do gás estar associado ou não ao óleo, ou de ter sido ou não
processado em unidades industriais. A composição básica inclui
metano (81% a 89%), etano (8% a 9%), propano (0,4% a 5,1%) e
hidrocarbonetos de maior peso molecular (em menores proporções).
Na
produção, o gás passa inicialmente por vasos separadores que
retiram a água, os hidrocarbonetos que estiverem em estado líquido
e as partículas sólidas (pó, produtos de corrosão e outros).
Se estiver contaminado por compostos de enxofre, o gás é enviado
para unidades de dessulfurização para a retirada dos contaminantes.
Na próxima fase uma parte do gás é utilizada no próprio sistema
de produção, em processos conhecidos como reinjeção e gás lift,
os quais, tem o objetivo de aumentar a recuperação de petróleo
do reservatório.
Vantagens
do gás natural
Instalação
Os
proprietários de veículos deverão procurar apenas oficinas credenciadas
pelo INMETRO, para a conversão de seus veículos. Quaisquer conversão
efetuada em outro local não homologado será considerada clandestina
e ficará sujeito a multas. Em Curitiba, a Auto Moraz
é oficina credenciada e tem mais de 25 anos de tradição
no setor automotivo. O endereço é:
Os
carros podem rodar tanto com seu combustível original quanto com
o gás natural, e a seleção é feita por um
botão instalado no painel do veículo, podendo-se efetuar a mudança
em movimento, sem a necessidade de desligar o motor.
Depois
da conversão, no documento do veículo passará a constar dois
combustíveis: o original e o gás natural. A não apresentação
do documento devidamente alterado, implicará em multa de 350
UFIR. O INMETRO o orgão fiscalizador estuda também, a criação
de um selo que identificará os veículos convertidos e homologados,
de forma que os postos somente abastecerão os veículos portadores
do selo. Tais medidas levarão a maior segurança para os usuários
de Gás Natural e eliminaria de vez por todas as conversões clandestinas.
O
Gênio é um microprocessador que executa as funções
de gerenciador eletrônico, simulador de sonda, variador
de avanço e simulador de bico. Este chip é a última
palavra da eletrônica em gás natural veicular.
O
kit de conversão também é composto pelo cilindro
de alta pressão, o redutor de pressão, as válvulas de cabeça de
cilindro, a tubulação de alta pressão e a válvula de abastecimento.
Estes equipamentos desempenham um papel importante no funcionamento
e na segurança do veículo convertido e respondem pela maior parte
dos custos. O cilindro é capaz de registir à choques, colisões
e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo. O cilindro
é fabricado com aço sem costura e possui uma espessura de 8 mm,
geralmente pesa em torno de 60 Kg e permite obter uma autonomia
de 150 Km em média.
Na
hora da venda do carro, o usuário pode retirar o kit para
instalar em outro veículo, mas o processo de retirada deverá
ser realizado por uma empresa especializada.
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