Ficha técnica-

Injeção eletrônica para carros com carburador

Reportagem: Rogério Artoni
Race Comunicação

Reprovação de veículos em inspeção veicular é acima dos 50% e injeção eletrônica pode ser solução para evitar dores de cabeça.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo divulgou um balanço sobre a inspeção veicular do município. Os dados apontam que 653 mil veículos foram inspecionados e o índice de reprovação na primeira vistoria chegou a 56,5%.

Existem diversas atitudes que o proprietário de automóvel pode tomar com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes de seu carro. Algumas são bastante simples, mas como se lembrar de uma vez por semana calibrar os pneus do veículo. Manter em dia as revisões de motor do veículo é outra medida importante.

O que muitos donos não sabem é que existem meios de melhorar o desempenho sem ferir a lei. Donos de automóveis antigos, por exemplo, podem substituir o carburador de seus carros por um sistema de injeção eletrônica. Anderson Dick, diretor da FuelTech, empresa com sete anos de mercado é líder na fabricação de sistemas de injeção e ignição eletrônica, explica que "Além de emitir menos gases poluentes, o carro com injeção eletrônica consome menos combustível. O produto é programável, de baixo custo, fácil aplicação, compatível com motores de 1 a 12 cilindros, originais ou com qualquer tipo de modificação".

O diretor da FuelTech destaca as vantagens da instalação de injeção eletrônica para proprietários de oficinas mecânicas. "Possuímos uma rede já credenciada que pode instalar, mas estamos abertos para treinamento e criação de novos pontos de instalação no Brasil todo, inclusive um dos focos é mostrar para os mecânicos que eles podem fazer este tipo de instalação e complementar seu negocio".

A cidade de São Paulo é a única no país onde a inspeção veicular é obrigatória. Os veículos que não realizaram a inspeção veicular dentro do prazo poderão levar uma multa de R$ 550,00 e se forem parados em pela polícia, além disso terão o seu licenciamento bloqueado. Em 2010, a tarifa cobrada para a realização da inspeção veicular é de R$ 56,44 e o valor não será reembolsado ao proprietário.

Histórico

A indústria automobilística aposentou o carburador. Patenteado em 1885 por Karl Benz, ele deu lugar a um sistema igualmente antigo, mas que evoluiu muito mais desde que surgiu, ainda no século 19: a injeção de combustível. A invenção do sistema, inicialmente mecânico, é creditada ao alemão Rudolf Christian Carl Diesel. Porém, este desenvolveu suas idéias em cima do trabalho do inglês Herbert Akroyd Stuart, que em 1892 obteve a patente de um motor com ignição por compressão movido a pó de carvão. O que coube a Diesel foi inovar empregando combustível líquido no motor de sua criação.

Muitas são as vantagens da injeção eletrônica ante ao carburador, que não utiliza sensores e, portanto, não pode se adaptar corretamente as diversas variações de uso. São exemplo disso as mudanças na pressão atmosférica na umidade/temperatura do ar e na qualidade do combustível - motivo pelo qual não existem carros carburados flex.

O sistema pode colaborar para o licenciamento do veículo, devido à aplicação de leis mais severas sobre de emissão de poluentes. O sistema eletrônico ainda dispensa o uso de afogador, possibilita partidas mais rápidas, enriquecendo automaticamente a mistura, fazendo-a voltar ao normal quando o motor aquece, e também controlando a ignição resulta num funcionamento muito mais eficiente ao motor.

O primeiro carro americano "moderno" com injeção eletrônica foi o Cadillac Seville 1977. No Brasil a inovação chegou por intermédio da Bosch com o Gol GTI, que chegou ao mercado em janeiro de 1989.

Sobre a FuelTech

A FuelTech é uma empresa de tecnologia brasileira especializada na produção de injeções e ignições eletrônicas totalmente programáveis para gerenciamento de motores. Desde sua fundação, a FuelTech conta com uma equipe de engenheiros qualificados que trabalham para garantir a inovação continua com a mais alta tecnologia. Mais informações no site www.fueltech.com.br.

Ficha técnica

Página inicial