A
inspeção visual do veículo deve ser feita
em casa
Reportagem
Lide Multimídia
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O
volume da água do radiador e o nível do óleo
devem ser verificados em casa, antes de colocar o carro em
movimento e não no posto de gasolina. |
Parar,
abastecer, aproveitar os préstimos do frentista e dar uma olhada
no nível da água. O que parece uma seqüência natural, é um dos
erros mais freqüentes entre motoristas brasileiros. A verificação
da água deve ser efetuada em casa, a cada 15 dias, e é apenas
o começo dos cuidados que o proprietário do automóvel precisa
ter com o radiador, para manter um funcionamento "redondo" do
motor. É fundamental que o sistema esteja completamente frio.
Mário de Oliveira Júnior, gerente de assistência técnica da
Florença, concessionária Fiat de Curitiba, aconselha: "a
manutenção visual do motor deve ser feita pela manhã, antes
de colocar o carro em funcionamento".
O
motivo para evitar o favor do frentista é bastante simples:
com o motor em funcionamento, a água mantém uma temperatura
de aproximadamente 90º C. No momento em que a tampa do
radiador ou do reservatório de água é aberta, uma parte do líquido
continua circulando pelas mangueiras mesmo já tendo se passado
alguns minutos desde a parada, e grande quantidade de vapor
escapa com pressão. Com a perda, o profissional acrescenta líquido
para que o nível retorne ao normal. Ao entrar nas mangueiras
ainda não vazias, a água forma bolhas de ar. A repetição deste
procedimento é extremamente prejudicial ao motor.
Problema
fácil de detectar
Não
é normal o nível da água baixar. Percebendo a baixa recorrente,
deve-se procurar ajuda especializada, pois a freqüência pode
indicar vazamento, causado por furos ou ferrugem nas peças ou
mangueiras do sistema.
Os
fabricantes recomendam a troca do líquido do radiador a cada
dois anos. A importância de se procurar serviços especializados
está no líquido de arrefecimento. Quando vem de fábrica, a água
do radiador tem uma coloração azulada, que indica presença de
aditivo. A porcentagem é de 50% de aditivo, o etilenoglicol.
"Fazer a troca em uma especializada é uma garantia de que
as porcentagens serão respeitadas", lembra Oliveira. "O
aditivo faz parte do sistema de lubrificação e evita ferrugem,
ressecamento de borrachas e plásticos e mantém a válvula termostática
regulada". O teor de aditivo é medido nas concessionárias
por uma aparelho especial.
Os
perigos do superaquecimento
Mantendo
a coloração e o nível do líquido de arrefecimento dentro dos
padrões estabelecidos pela fábrica, o risco do motor superaquecer
diminui significativamente. Quando ultrapassa a temperatura
normal, o motor é seriamente danificado, os cabeçotes podem
empenar, cilindros e peças internas mudam de forma e o óleo
perde suas características naturais. Nos casos extremos, o motor
pode fundir.
Uma
dica para baixar a temperatura é ligar o ar-condicionado, o
que aciona automaticamente a ventuinha, peça que ventila as
peças internas e a própria água do radiador.
Check
Up: garantia de viagem tranquila
Um
descuido do motorista antes de viajar pode significar horas
parado na estrada, aguardando por socorro. Principalmente se
considerada a situação precária da maioria das rodovias do Brasil.
Uma revisão geral no automóvel, antes de colocá-lo na estrada,
ajuda a garantir um feriado mais tranquilo.
Alguns
itens você mesmo pode checar: