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A inspeção visual do veículo deve ser feita em casa

Reportagem Lide Multimídia
O volume da água do radiador e o nível do óleo devem ser verificados em casa, antes de colocar o carro em movimento e não no posto de gasolina.

Parar, abastecer, aproveitar os préstimos do frentista e dar uma olhada no nível da água. O que parece uma seqüência natural, é um dos erros mais freqüentes entre motoristas brasileiros. A verificação da água deve ser efetuada em casa, a cada 15 dias, e é apenas o começo dos cuidados que o proprietário do automóvel precisa ter com o radiador, para manter um funcionamento "redondo" do motor. É fundamental que o sistema esteja completamente frio. Mário de Oliveira Júnior, gerente de assistência técnica da Florença, concessionária Fiat de Curitiba, aconselha: "a manutenção visual do motor deve ser feita pela manhã, antes de colocar o carro em funcionamento".

O motivo para evitar o favor do frentista é bastante simples: com o motor em funcionamento, a água mantém uma temperatura de aproximadamente 90º C. No momento em que a tampa do radiador ou do reservatório de água é aberta, uma parte do líquido continua circulando pelas mangueiras mesmo já tendo se passado alguns minutos desde a parada, e grande quantidade de vapor escapa com pressão. Com a perda, o profissional acrescenta líquido para que o nível retorne ao normal. Ao entrar nas mangueiras ainda não vazias, a água forma bolhas de ar. A repetição deste procedimento é extremamente prejudicial ao motor.

Problema fácil de detectar

Não é normal o nível da água baixar. Percebendo a baixa recorrente, deve-se procurar ajuda especializada, pois a freqüência pode indicar vazamento, causado por furos ou ferrugem nas peças ou mangueiras do sistema.

Os fabricantes recomendam a troca do líquido do radiador a cada dois anos. A importância de se procurar serviços especializados está no líquido de arrefecimento. Quando vem de fábrica, a água do radiador tem uma coloração azulada, que indica presença de aditivo. A porcentagem é de 50% de aditivo, o etilenoglicol. "Fazer a troca em uma especializada é uma garantia de que as porcentagens serão respeitadas", lembra Oliveira. "O aditivo faz parte do sistema de lubrificação e evita ferrugem, ressecamento de borrachas e plásticos e mantém a válvula termostática regulada". O teor de aditivo é medido nas concessionárias por uma aparelho especial.

Os perigos do superaquecimento

Mantendo a coloração e o nível do líquido de arrefecimento dentro dos padrões estabelecidos pela fábrica, o risco do motor superaquecer diminui significativamente. Quando ultrapassa a temperatura normal, o motor é seriamente danificado, os cabeçotes podem empenar, cilindros e peças internas mudam de forma e o óleo perde suas características naturais. Nos casos extremos, o motor pode fundir.

Uma dica para baixar a temperatura é ligar o ar-condicionado, o que aciona automaticamente a ventuinha, peça que ventila as peças internas e a própria água do radiador.

Check Up: garantia de viagem tranquila

Um descuido do motorista antes de viajar pode significar horas parado na estrada, aguardando por socorro. Principalmente se considerada a situação precária da maioria das rodovias do Brasil. Uma revisão geral no automóvel, antes de colocá-lo na estrada, ajuda a garantir um feriado mais tranquilo.

Alguns itens você mesmo pode checar:

  • Níveis de: óleo no motor, líquido de arrefecimento no reservatório, óleo da direção hidráulica e do lavador de pára-brisa;
  • Funcionamento dos limpadores de pára-brisa;
  • Funcionamento dos faróis; Indicadores de direção;
  • Luz de placa;
  • Pisca alerta;
  • Buzina;
  • Calibragem do pneu.

Para a revisão de outros itens, a indicação é procurar serviços especializado. "Procurar uma especializada é uma garantia de que as porcentagens, medidas e peças originais serão respeitadas", lembra Pizani. Os técnicos vão conferir:

  • Filtro de óleo, de combustível e de ar;
  • Tensão das correias;
  • Funcionamento dos freios e espessura das pastilhas;
  • Estado das mangueiras do sistema de freio e de arrefecimento do motor;
  • Teste dos amortecedores.

Marcelo Pizani acrescenta que "depois destas verificações, é só encher o tanque e Boa Viagem, pois o motorista reduz significativamente a chance do carro apresentar problemas durante o percurso".

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