Opções
para "envenenar" o seu carro
Reportagem
Roberto Couto
Gazeta do Povo
Fotos: Marco Antonio Bednarczuk e divulgação
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Receitas mais procuradas são a preparação
aspirada, instalação de turbo e reprogramação do chip da injeção.
A potência pode dobrar. Custos variam entre R$ 200 e R$ 8
mil. |
Quem
nunca sonhou em transformar o carro - mesmo que ele seja um popular
1.0 - num verdadeiro "bólido"? O que muitos motoristas não sabem
é que existem várias alternativas para se aumentar a potência
de um automóvel. Na realidade, a receita a ser utilizada irá depender
do resultado desejado e do bolso de cada um. Entre os métodos
mais utilizados estão a preparação aspirada, a instalação de turbo
e a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção
eletrônica.
No
caso da preparação aspirada, explica Fabio Ditzel, proprietário
da Auto Mecânica Ditzel, o objetivo é aumentar a capacidade de
admissão de mistura ar / combustível no motor aspirado, através
do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a
ser utilizado na queima de combustível. Esse tipo de serviço é
feito, principalmente, em veículos carburados (mais antigos) e
compreende a substituição e ajuste de vários componentes do motor.
Se
a pessoa não estiver disposta a desembolsar muito, no máximo R$
800, a opção será fazer uma preparação aspirada "leve", que irá
compreender basicamente o rebaixamento do cabeçote (que diminui
o volume da taxa de combustão e aumenta a taxa de compressão)
e a troca do comando de válvulas - alterações que podem elevar
a potência de um carro em até 30%.
Por
outro lado, uma preparação aspirada mais pesada pode chegar a
custar mais de R$ 8 mil. Isto porque este tipo de "mexida" compreende
a instalação de carburadores maiores, aumento dos dutos de cabeçote,
colocação de filtros de ar de maior vazão e substituição do comando
de válvulas por um de perfil mais agressivo, além da redução do
peso da biela e virabrequim (através de usinagem) ou a troca das
peças originais fundidas por forjadas (mais resistentes). Com
essa mudanças, a potência de um Opala 4.1 pode ser aumentada de
170 cv para 400 cv.
Mas
não existem só vantagens numa preparação aspirada. Dependendo
dos componentes adotados, pode ocorrer perda de torque em baixa
rotação, e nos casos mais extremos a marcha-lenta será prejudicada.
Por isso, a escolha dos componentes deve ser feita com critério
para não afetar a dirigibilidade no trânsito. Outro efeito colateral
da preparação aspirada é que o consumo do carro irá aumentar em
até 20%. Um serviço de preparação aspirada leva de dois dias (leve)
a duas semanas (pesado) para ser concluído.
Turbo
Outra
forma de se "envenenar" um veículo é a instalação de turbo. Esse
sistema se baseia num eixo com dois rotores. Um deles (a turbina,
ou parte quente) é impulsionado pelos gases de escapamento, fazendo
girar o outro rotor (o compressor, ou parte fria), que admite
o ar externo e o força para dentro dos cilindros do propulsor
do carro. Resultado: o motor ganha condições de produzir ainda
mais potência e torque, com a vantagem de serem obtidos em regimes
próximos aos do propulsor original.
E
o aumento de potência realmente pode ser grande, dependendo das
dimensões da turbina e se a instalação do equipamento for aliada
a uma preparação do motor. Num Golf 1.8 (antigo), por exemplo,
a potência gerada poderia saltar dos originais 98 cv para 200
cv. Já no caso dos veículos 1.0, o incremento de potência é menor,
em média 20%.
Um
ponto negativo da instalação de turbo é o desgaste precoce do
propulsor. O motivo, observa Jaime Nunez, proprietário da Chil
Car, oficina especializada em preparações, é que as peças originais
de um propulsor aspirado são projetadas para um determinado desempenho.
Com a instalação do turbo, esses componentes acabam sendo muito
mais exigidos, o que aumenta o desgaste e reduz a vida útil das
peças. Além disso, o consumo do carro terá um aumento de até 30%.
Quanto
ao custo de instalação do turbo, ele varia entre R$ 600 (um kit
usado) e R$ 3 mil (um sistema novo), mas a recomendação dos proprietários
de oficinas é que os motoristas sempre optem por kits de turbo
novos. A instalação do sistema leva, no máximo, dois dias.
Chip
Outro
serviço muito utilizado por pessoas que desejam envenenar um veículo
é a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção
eletrônica. Através de um computador, dotado de um programa capaz
de modificar instruções armazenadas no chip, é possível adiantar
o ponto de ignição e injetar mais gasolina na câmara de combustão
em determinadas faixas de rotação. Com isso, um carro 1.0 pode
ter sua potência aumentada em até 10% e a de um modelo turbo elevada
em até 50%.
De
acordo com Alberto Gonzalez, proprietário da Tecnicar, oficina
especializada na reprogramação de chips, o custo deste tipo de
serviço varia de acordo com o tipo de módulo de injeção e o modelo
de carro. Uma reprogramação num carro 1.0 custa, em média, R$
200. Já num Golf, Audi A3 e modelos importados a despesa pode
variar entre R$ 350 e R$ 1,2 mil. O serviço leva em média meio
dia. Como nas demais alterações no motor, a reprogramação do chip
também traz efeitos colaterais: aumento de consumo (de até 30%)
e elevação do índice de emissão de poluentes.
Nitro
Uma
nova receita para se envenenar automóveis vem conquistando muitos
adeptos em todo o Brasil. A febre é o Nitro, um sistema que funciona
com um cilindro recarregável que injeta uma substância (óxido
nitroso) na câmara de combustão do veículo. Com isso, o carro
ganha subitamente, por alguns segundos, até 120 cavalos a mais
de potência e o motorista tem a sensação de estar num "foguete":
leva um coice e fica grudado no banco.
Seu
uso, no entanto, é recomendado apenas em pistas de corrida, devido
aos problemas que esse tipo de sistema poderia causar no trânsito
urbano. Outro aspecto sedutor do Nitro é a forma de acionamento.
O sistema entra em funcionamento através de uma chave, localizada
no painel ou junto ao câmbio, semelhante a utilizada nos caças
para a liberação de míssil.
Quanto
ao custo de instalação, ele varia entre R$ 1,8 mil (com um bico
de injeção) e R$ 2,2 mil (com quatro bicos de injeção). Um cilindro
de Nitro permite entre 40 e 45 injetadas de óxido nitroso. A recarga
desse componente sai por R$ 165,00.
Segundo
Caio Cartaxo, vendedor da Race Force, loja especializada na venda
de kits e componentes para preparação de automóveis, a instalação
do cilindro é feita no porta-malas ou atrás do banco do motorista.
Ele garante que o óxido nitroso não é inflamável. Ou seja, não
existe a possibilidade do cilindro explodir no interior do veículo.
Revisões
e documentação
Quem
pretende incrementar ainda mais a potência do carro, não pode
esquecer de que não é apenas o motor que precisa receber atenção.
O veículo precisa passar por uma revisão completa, incluindo o
sistema de direção, freios, suspensão e refrigeração, pois com
as alterações do propulsor o carro terá um outro comportamento
dinâmico. Também é interessante que os motoristas façam as trocas
de óleo e filtros nos prazos recomendados pelos fabricantes. Além
disso, vale a pena sempre conferir se o nível de água do radiador
está completo, já que os componentes do propulsor serão muito
mais exigidos. Um outro cuidado importante que os motoristas devem
ter é em averiguar se a mudança realizada no carro não precisa
de regularização junto ao Detran.
Instalação
de turbo e mudanças radicais no motor, por exemplo, exigem autorização
prévia do órgão de trânsito, que depois irá emitir (após uma inspeção)
um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Dirigir um carro fora das especificações descritas no CRLV pode
dar multa de R$ 127,69 e perda cinco pontos no prontuário, pois
é uma infração grave de trânsito.
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