Rally dos Sertões-

História do Rally dos Sertões

O primeiro Sertões aconteceu em 1993 e foi organizado pela Adventure Eventos, com largada em Campos do Jordão (SP) e chegada em Natal (RN), totalizando 3500 km. Foram 34 pilotos inscritos em uma única categoria: Motos. O tema do roteiro abordou parte da história do cantor Luiz Gonzaga, passando por cidades como Exú, onde o cantor nasceu, e Asa Branca, que acabou se tornando o nome de um dos maiores sucessos. Nascia a ligação da prova com temas importantes da história brasileira.

Natal continuou sendo o destino final da 2ª edição da prova, em 1994. Tendo como tema a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, os participantes percorreram cidades como Montes Claros, Monte Azul, Bom Jesus da Lapa e o Vale do Salitre, margeando do "Velho Chico" (Rio São Francisco). O percurso total foi de 4500 km e contou com 44 inscritos de todo o país e do exterior, iniciando a fase internacional do evento.

Os resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao III Rally Internacional dos Sertões, em 1995, a condição de grande evento e, principalmente, a homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A confirmação disso veio através da participação de estrelas do motociclismo mundial do porte de Edi Orioli, da Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. A 3ª edição marcou ainda a estréia dos carros 4x4, ampliando ainda mais o leque de possibilidades da prova. O tema escolhido foi Virgulino Ferreira, o Lampião, e o roteiro incluiu lugares como Serra Talhada, onde o "Rei do Cangaço" viveu ao lado de Maria Bonita.

Mas foi a partir de 1996 que o Rally dos Sertões começou a moldar sua configuração profissional. Foi criada a Dunas Race, tendo como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente para o rally envolvendo, neste primeiro ano, mais de 300 pessoas na organização. A entrada de novos colaboradores e sócios permitiu essa mudança. Fortaleza, capital do Ceará, foi o destino final da prova, desta vez com mais de 5 mil km, e recebeu os 54 inscritos nas motos e 23 carros, do Brasil e do exterior.

Dado o primeiro e importante passo, a Dunas Race começou a incrementar o rally em todos os seus segmentos. A partir de 1997, graças ao novo perfil do evento, a iniciativa privada e a mídia passaram a se interessar pelo rally. Os organizadores, por sua vez, colaboraram para isso através de um trabalho de divulgação nacional e convites aos principais veículos de comunicação do país. Em paralelo, continuou a contar com a presença de pilotos de primeira linha do circuito mundial representando vários países. O tema escolhido no V Rally Internacional dos Sertões foi a Coluna Prestes, com chegada novamente em Natal.

Nas três edições seguintes, 1998, 1999 e 2000, o Rally Internacional dos Sertões só fez crescer. Novos patrocinadores, maior número de pilotos em todas as categorias, com recorde de carros em 2000, a criação da categoria Caminhões (1999 / 2000), divulgação no exterior, maior divulgação nacional, com cerca de 20 milhões de retorno obtido em 2000, entre outras coisas, consolidaram a disputa para o novo milênio. Além disso, mesclou temas históricos com ações ecológicas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento de um país ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Campeões do Rally dos Sertões
Edição Categoria Piloto / navegador
XX
2012
Carros Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret
Motos Felipe Zanol
Quadriciclos Marcelo Medeiros
UTVs Bruno Sperancini / Thiago Vargas
Caminhões Carlos Policarpo / Romulo Seccomandi / David Fonseca
XIX
2011
Carros Guilherme Spinelli / Youssef Haddad
Motos Cyril Despres
Quadriciclos Tom Rosa
Caminhões Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca
XVIII
2010
Carros Guilherme Spinelli / Youssef Haddad
Motos Marc Coma
Quadriciclos Rafal Sonik
Caminhões Marcos Cassol / Rodrigo Mello / Davi Oliveria Fonseca
XVII
2009
Carros Carlos Sainz / Lucas Cruz
Motos e José Hélio Rodrigues Filho
Quadriciclos Cristiano Sousa
Caminhões Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca
XVI
2008
Carros Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz
Motos José Hélio Rodrigues Filho
Quadriciclos Robert Naji Nahas
Caminhões Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca
XV
2007
Carros Mauricio Neves / Clécio Maestrelli
Motos José Hélio Rodrigues Filho
Quadriciclos Mauricio Costa Ramos (Índio)
Caminhões Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca
XIV
2006
Carros João Franciosi / Rafael Capoani
Motos Cyril Despres
Caminhões Amable Barrasa / José Papacena Neto / Domenico Montalbano
Regularidade Graduados Roque Veviurka / Alberto Minski Jr.
Regularidade Turismo Silnei Franceschi / Agda Arsuffi
XIII
2005
Carros Edu Piano / Rogério Almeida
Motos Jean Azevedo
Caminhões Amable Barrasa / José Papacena Neto
Regularidade Jairo Araújo de Freitas / Wagner Antonio de Paula
XII
2004
Carros Guilherme Spinelli / Marcelo F. Vivolo
Motos Jean Azevedo
Caminhões André Marcos de Azevedo / Robson Pereira de Oliveira
Regularidade Jairo Araújo de Freitas / Wagner Antonio de Paula
XI
2003
Carros Guilherme Spinelli / Marcelo F. Vivolo
Motos José Hélio Gonçalves Filho
Caminhões Carlos Salvini / Guido Salvini
X
2002
Carros Sérgio Ajzen / Fabio Peralli
Motos Jean Azevedo
Caminhões André Azevedo / Robson P. de Oliveira
IX
2001
Carros Édio Füchter / Milton Pereira
Motos Tiago Laurito Fantozzi
Caminhões Alfredo Yan de Andrade / Emerson
VIII
2000
Carros Édio Füchter / Luís Tedesco
Motos Jean Azevedo
Caminhões André Azevedo / Hélio Cangueiro / João Augusto Neton
VII
1999
Carros Riamburgo Ximenes / Paulo Roberto Salles
Motos José Hélio Filho
VI
1998
Carros Klever Kolberg / André Azevedo
Motos Heinz Kinigadner (Áustria)
V
1997
Carros Klever Kolberg / André Azevedo
Motos Juliano Sacioto

Menu Sertões

Página inicial