História
do Rally dos Sertões
O
primeiro Sertões aconteceu em 1993 e foi organizado pela Adventure
Eventos, com largada em Campos do Jordão (SP) e chegada em Natal
(RN), totalizando 3500 km. Foram 34 pilotos inscritos em uma única
categoria: Motos. O tema do roteiro abordou parte da história
do cantor Luiz Gonzaga, passando por cidades como Exú, onde o
cantor nasceu, e Asa Branca, que acabou se tornando o nome de
um dos maiores sucessos. Nascia a ligação da prova com temas importantes
da história brasileira.
Natal
continuou sendo o destino final da 2ª edição da prova, em
1994. Tendo como tema a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães
Rosa, os participantes percorreram cidades como Montes Claros,
Monte Azul, Bom Jesus da Lapa e o Vale do Salitre, margeando do
"Velho Chico" (Rio São Francisco). O percurso total foi de 4500
km e contou com 44 inscritos de todo o país e do exterior, iniciando
a fase internacional do evento.
Os
resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao III Rally
Internacional dos Sertões, em 1995, a condição de grande evento
e, principalmente, a homologação da Federação Internacional de
Motociclismo (FIM). A confirmação disso veio através da participação
de estrelas do motociclismo mundial do porte de Edi Orioli, da
Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil
e Jordi Arcarons. A 3ª edição marcou ainda a estréia dos
carros 4x4, ampliando ainda mais o leque de possibilidades da
prova. O tema escolhido foi Virgulino Ferreira, o Lampião, e o
roteiro incluiu lugares como Serra Talhada, onde o "Rei do Cangaço"
viveu ao lado de Maria Bonita.
Mas
foi a partir de 1996 que o Rally dos Sertões começou a moldar
sua configuração profissional. Foi criada a Dunas Race, tendo
como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente
para o rally envolvendo, neste primeiro ano, mais de 300 pessoas
na organização. A entrada de novos colaboradores e sócios
permitiu essa mudança. Fortaleza, capital do Ceará, foi o
destino final da prova, desta vez com mais de 5 mil km,
e recebeu os 54 inscritos nas motos e 23 carros, do Brasil
e do exterior.
Dado
o primeiro e importante passo, a Dunas Race começou a incrementar
o rally em todos os seus segmentos. A partir de 1997, graças
ao novo perfil do evento, a iniciativa privada e a mídia passaram
a se interessar pelo rally. Os organizadores, por sua vez,
colaboraram para isso através de um trabalho de divulgação
nacional e convites aos principais veículos de comunicação
do país. Em paralelo, continuou a contar com a presença de
pilotos de primeira linha do circuito mundial representando
vários países. O tema escolhido no V Rally Internacional dos
Sertões foi a Coluna Prestes, com chegada novamente em Natal.
Nas
três edições seguintes, 1998, 1999 e 2000, o Rally Internacional
dos Sertões só fez crescer. Novos patrocinadores, maior número
de pilotos em todas as categorias, com recorde de carros em 2000,
a criação da categoria Caminhões (1999 / 2000), divulgação no
exterior, maior divulgação nacional, com cerca de 20 milhões de
retorno obtido em 2000, entre outras coisas, consolidaram a disputa
para o novo milênio. Além disso, mesclou temas históricos com
ações ecológicas e sociais, contribuindo para o desenvolvimento
de um país ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros.
Campeões
do Rally dos Sertões |
Edição |
Categoria |
Piloto
/ navegador |
XX
2012 |
Carros |
Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret |
Motos |
Felipe Zanol |
Quadriciclos |
Marcelo Medeiros |
UTVs |
Bruno Sperancini / Thiago Vargas |
Caminhões |
Carlos Policarpo / Romulo Seccomandi / David Fonseca |
XIX
2011 |
Carros |
Guilherme Spinelli / Youssef Haddad |
Motos |
Cyril Despres |
Quadriciclos |
Tom Rosa |
Caminhões |
Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca |
XVIII
2010 |
Carros |
Guilherme Spinelli / Youssef Haddad |
Motos |
Marc Coma |
Quadriciclos |
Rafal Sonik |
Caminhões |
Marcos Cassol / Rodrigo Mello / Davi Oliveria Fonseca |
XVII
2009 |
Carros |
Carlos Sainz / Lucas Cruz |
Motos e |
José Hélio Rodrigues Filho |
Quadriciclos |
Cristiano Sousa |
Caminhões |
Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca |
XVI
2008 |
Carros |
Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz |
Motos |
José Hélio Rodrigues Filho |
Quadriciclos |
Robert Naji Nahas |
Caminhões |
Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca |
XV
2007 |
Carros |
Mauricio Neves / Clécio Maestrelli |
Motos |
José Hélio Rodrigues Filho |
Quadriciclos |
Mauricio Costa Ramos (Índio) |
Caminhões |
Edu Piano / Sólon da Fonseca Jr. / Davi Oliveria Fonseca |
XIV
2006 |
Carros |
João Franciosi / Rafael Capoani |
Motos |
Cyril Despres |
Caminhões |
Amable Barrasa / José Papacena Neto / Domenico Montalbano |
Regularidade Graduados |
Roque Veviurka / Alberto Minski Jr. |
Regularidade Turismo |
Silnei Franceschi / Agda Arsuffi |
XIII
2005 |
Carros |
Edu
Piano / Rogério Almeida |
Motos |
Jean
Azevedo |
Caminhões |
Amable Barrasa / José Papacena Neto |
Regularidade |
Jairo Araújo de Freitas / Wagner Antonio de Paula |
XII
2004 |
Carros |
Guilherme
Spinelli / Marcelo F. Vivolo |
Motos |
Jean
Azevedo |
Caminhões |
André Marcos de Azevedo / Robson Pereira de Oliveira |
Regularidade |
Jairo Araújo de Freitas / Wagner Antonio de Paula |
XI
2003 |
Carros |
Guilherme
Spinelli / Marcelo F. Vivolo |
Motos |
José
Hélio Gonçalves Filho |
Caminhões |
Carlos Salvini / Guido Salvini |
X
2002 |
Carros |
Sérgio
Ajzen / Fabio Peralli |
Motos |
Jean
Azevedo |
Caminhões |
André Azevedo / Robson P. de Oliveira |
IX
2001 |
Carros |
Édio
Füchter / Milton Pereira |
Motos |
Tiago
Laurito Fantozzi |
Caminhões |
Alfredo Yan de Andrade / Emerson |
VIII
2000 |
Carros |
Édio
Füchter / Luís Tedesco |
Motos |
Jean
Azevedo |
Caminhões |
André Azevedo / Hélio Cangueiro / João Augusto Neton |
VII
1999 |
Carros |
Riamburgo
Ximenes / Paulo Roberto Salles |
Motos |
José
Hélio Filho |
VI
1998 |
Carros |
Klever
Kolberg / André Azevedo |
Motos |
Heinz
Kinigadner (Áustria) |
V
1997 |
Carros |
Klever
Kolberg / André Azevedo |
Motos |
Juliano
Sacioto |
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