Transparaná-

Magno Aragão e Paulo Renato são bi-campeões

Reportagem: MOTOR ON LINE
Fotos: Paulo Valente

Dupla de Niterói (RJ) conquistou o bi-campeonato do maior raid da América do Sul.

Após 5 dias de prova e aproximadamente 1530 km percorridos em estradas secundárias e trilhas difíceis, a dupla Magno Aragão / Paulo Renato, de Niterói (RJ), subiram ao pódio como bi-campeões da "Geral" e também da categoria Master do VIII Transparaná. Na categoria Sênior a dupla vencedora foi Christian Bender / Tiago Ferreira Silva, de Gravataí (RS).

Na chegada em Praia de Leste, o diretor de prova Rodney Ramiro Cavichioli declarou emocionado: "Ver todo mundo chegando nesta festa linda... Eu não imaginava que seria tão bonito como está sendo. O Transparaná realmente é uma prova que é única, ela é ímpar! Não tenho palavras que expressem a minha emoção de estar aqui hoje!"

Após o almoço de premiação, a dupla campeã Magno Aragão / Paulo Renato retornava à Curitiba quando sua Pajero teve problemas com a bomba de gasolina. "Sorte de campeão: quebrou só depois do Transparaná", disse Magno Aragão. "Pode ser um sinal que está na hora de trocar de carro, considerando o desgaste do nosso", completou Paulo Renato.

Resultados (10 primeiros de cada categoria)

Categoria
Classificação
Piloto / navegador
Carro
Cidade
Master
1º lugar
Magno Aragao / Paulo Renato
01
Pajero
Niterói (RJ)
2º lugar
Alipio Petzinger / Augusto Petzinger
28
Pajero
Igrejinha (RS)
3º lugar
Roque Veviurka / Alberto Minski Jr.
30
L200
Guarapuava (PR)
4º lugar
Aguinaldo Veviurka / Celso Fernando Goes
61
Pajero
Guarapuava (PR)
5º lugar
Ricardo Vivolo / Marcelo Vivolo
35
Pajero
Campinas (SP)
6º lugar
Marcos Donadon / Ivo de Oliveira Veiga
75
Engesa
Arapongas (PR)
7º lugar
Sergio Gugelmin / Filibaldo Koech
32
Land Rover
Lages (SC)
8º lugar
Nilton Blaese / Joel Kravtchenko
33
L200
Curitiba (PR)
9º lugar
Rogerio Weber / Anderson Weber
74
Suzuki
Novo Hamburgo (RS)
10º lugar
Tilmo Albuquerque / Rafael Capoani
53
Suzuki
Porto Alegre (RS)
Sênior
1º lugar
Christian Bender / Tiago Ferreira Silva
65
Troller
Gravataí (RS)
2º lugar
Claudinei Rocha / Vladimir Linhares
38
Pajero
Gravataí (RS)
3º lugar
Marcio L. da Silva / Luiz A. Poli
51
Suzuki
Curitiba (PR)
4º lugar
Marcos Levy Pacheco / Flavio Frydman
39
Suzuki
Rio de Janeiro (RJ)
5º lugar
Luis Eduardo Stedile / Lucas Generosi
46
Suzuki
Caxias do Sul (RS)
6º lugar
Sven Fischer / João Luis Stal
25
Engesa
Alemanha
7º lugar
Salvatore Puglia / Antonio Pádua Jr.
08
Suzuki
Novo Hamburgo (RS)
8º lugar
Fabio Waltrick / Adolfo Cesar Santos
49
Pajero
Curitiba (PR)
9º lugar
José Carlos Schoor / Paulo Gustavo da Silva
41
L200
Picada Café (RS)
10º lugar
Sandro Nunes Carvalho / Jorge Luiz Junior
50
Suzuki
Juiz de Fora (MG)

Diário do Transparaná

  • 20/01/02
    Prova Classificatória e Largada Promocional

    A prova classificatória contou com bons desafios incluindo duas travessias por dentro de rio. A dupla Edson Magneti / Leandro Ferrarini, de Curitiba (PR), foi a vencedora na Categoria Master e consequentemente a primeira a largar às 07:00 hs na primeira etapa do VIII Transparaná. Em segundo largou a dupla Marcos Donadon / Ivo de Oliveira Veiga, de Arapongas (PR), e em terceiro Gilberto Ruppenthal / Isaque J. Ruppenthal, de Três Coroas (RS). Na Categoria Sênior, a dupla vencecedora na prova classificatória foi Christian Bender / Tiago Ferreira Silva de Gravataí (RS), seguida da dupla Fabio Waltrick / Adolfo Cesar Santos de Curitiba (PR). Em terceiro chegou a dupla Claudinei Rocha / Vladimir Linhares de Gravataí (RS). A largada promocional à noite reuniu centenas de pessoas ontem no centro da cidade de Guaira e contou com a presença do prefeito, que passou por uma rampa tipo "gangorra".

  • 21/01/02
    1ª etapa: Guaira - Umuarama
    2ª etapa: Umuarama - Campo Mourão

    A primeira etapa compreendia estradas de terra com muita poeira entre Guaira e Umuarama. A poeira fez também parte do cenário na etapa da tarde, entre Umuarama e Campo Mourão, dificultando a visibilidade de quem andava próximo do carro da frente. A caixa de direção do jipe 68 quebrou causando o seu capotamento, mas graças a estrutura tubular de reforço chamada de gaiola, os ocupantes sairam absolutamente ilesos. O cockpit do jipe 68 é ocupado pela conhecida família "Java" (apelido dado porque o jipe é um Javali ano 1992), formada por Gilmar A. Garcia (piloto), sua filha Gislaine (navegadora) e sua esposa Marilda (zequinha). Os competidores atravessaram extensos canaviais e também um trecho de estrada de terra conhecido como "Rodovia Transboiadeira", com grandes erosões. A chuva caiu no final da tarde e este trecho ficou bem mais complicado, exigindo bastante habilidade dos pilotos pois os carros derrapavam o tempo todo. Foi numa dessas derrapagens que tombou o Jeep Willys número 34 da dupla paulista Antonio C. Silva / Luiz F. Giacon. O navegador, Giacon sofreu uma fratura no braço direito sem maiores gravidades, mas o seu quadro inspira cuidados porque ele é hemofílico. Por segurança, a equipe médica solicitou a sua remoção via aérea para Campinas, que contou com todo apoio do Jeep Clube de Curitiba e a Prefeitura Municipal de Campo Mourão.

  • 22/01/02
    3ª etapa: Campo Mourão - Fênix
    4ª etapa: Fênix - Apucarana

    Choveu durante boa parte do dia, o que tornou o terreno bastante escorregadio na terceira e quarta etapas do VIII Transparaná. "É como dirigir em cima de um sabão", disse Maurício Westphal da Organização do Transparaná. Assim como o conhecido "balé" da Fórmula 1 para o aquecimento dos pneus, os jipes na trilha realizaram um verdadeiro "balé" off-road derrapando o tempo todo. O trecho da terceira etapa foi entre Campo Mourão e Fênix e o da quarta etapa entre Fenix e Apucarana. Cinco equipes tiveram problemas mecânicos, pois os trechos exigiram o máximo dos jipes. Entre os que ficaram pelo caminho estava a família "Java", de Curitiba, que teve a ponta de eixo do seu Javali quebrada.

  • 23/01/02
    5ª etapa: Apucarana - Reserva
    6ª etapa: Reserva - Ponta Grossa

    O sol voltou a aparecer no terceiro dia de prova que teve apenas algumas chuvas ocasionais e localizadas. Mas, mais do que o clima, o que mudou mesmo durante a prova foi o terreno, que variou entre lama, areia e pedra. A alegria e descontração da "Equipe Tigrão" contagiou a prova, principalmente na categoria Adventure onde competem. Os membros são 3 grandes amigos na faixa etária dos 50 anos, que participam com um Toyota Bandeirante. A grande favorita que pode conquistar o bi-campeonato é a dupla de Niterói (RJ) Magno Aragão / Paulo Renato. As equipes tem andado muito próximas, principalmente os 10 primeiros, de modo que qualquer diferença de pontos pode ser decisiva.

  • 24/01/02
    7ª etapa: Ponta Grossa - Rio Branco do Sul
    8ª etapa: Rio Branco do Sul - Curitiba

    O terreno que as equipes enfrentaram é a região do calcário em Rio Branco do Sul, com muitas pedras, buracos e erosões. Na etapa da tarde várias equipes erraram uma referência na planilha e pegaram o sentido errado, vindo a descobrir o equívoco ao chegar no final de uma estrada sem saída. Foi quando a L200 nº 13 da dupla Amadeu Juliatto / Johny Juliatto, de Itajaí (SC), e a L200 nº 41 da dupla José Carlos Schoor / Paulo Gustavo da Silva, de Picada Café (SP), bateram de frente quando uma delas voltava para retomar o sentido correto da prova. O local era uma curva fechada e a estrada estreita e não foi possível desviar. Ninguém se machucou. A Pajero 37 da equipe Sergio Iglesias / Claudio R. Samel, de Niterói (RJ), também capotou mas voltou para a prova após desvirar o veículo e fixar o parabrisa com fita adesiva.

  • 26/01/02
    9ª etapa: cancelada
    10ª etapa: Morretes - Praia de Leste

    Choveu durante toda a madrugada e início da manhã, tornando o trecho que seria percorrido na 9ª etapa bastante arriscado já que a região entre Curitiba e Morretes é de serra, com subidas e descidas bastante íngremes. Desta forma, por segurança, a direção de prova decidiu cancelar a 9ª etapa e os carros seguuiram em comboio até Morretes. Após o almoço, teve início a 10ª etapa que teve alguns trechos de atoleiros. Em Praia de Leste uma grande quantidade de pessoas esperava para a festa que começou com a chegada do primeiro jipe da categoria Master, o Suzuki nº 5 da dupla Edson Magneti / Leandro Ferrarini. A festa incluiu um banho de champagne e espuma e depois passar pela rampa com o jipe. O piloto Maurício Westphal (Brick), da Organização do Transparaná, ficou com a alavanca de marchas "na mão" quando fazia apoio com seu Toyota Bandeirante, e teve que usar um alicate de pressão para conseguir trocar as marchas e chegar em Praia de Leste.

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