Transparaná-

Prova passa ao lado de um dos "cartões postais" do Paraná

Reportagem: Luiz Augusto Pelisson
MOTOR ON LINE
Fotos: Paulo Valente

O Cânion Guartelá, um dos maiores do mundo, foi o cenário de fundo da etapa do dia que iniciou em Cornélio Procópio e chegou em Castro no final da tarde.

Uma velha ponte de madeira que quebrou provavelmente com a passagem de um veículo pesado como um caminhão acabou tornando-se um obstáculo perigoso. O rio ficou praticamente intransponível e o resultado foi um grande "engarrafamento" dos veículos competidores. A direção de prova resolveu cancelar então a etapa da manhã (etapa 5), visando a segurança.

"Começamos mal o Transparaná, mas ainda acreditamos na vitória. Estamos fazendo uma prova de recuperação e para nós não é bom quando uma etapa é cancelada, mas essas situações são perfeitamente normais e não dependem da organização. Ainda tem muito chão pela frente e estamos na briga. Acreditamos que a prova será decidida só no último dia", declarou Magno Aragão, tricampeão do Transparaná. Com equipe própria nesta edição, Aragão aposta em uma estrutura eficiente. "Este ano montamos a Equipe Guará. O nome é uma homenagem ao lobo Guará, animal em extinção. Nos anos anteriores competimos com apoio da Brabus", comentou Aragão que já havia parabenizado a organização deste Transparaná pela iniciativa inédita de fazer uma prova ecologicamente correta. O 10º Transparaná entra para a história ao ser a primeira prova off-road com a aprovação de um órgão ambiental. O laudo de aprovação foi fornecido pelo IAP - Instituto Ambiental do Paraná.

O cascalho substituiu o terreno de terra vermelha e o clima apresentou mudanças bruscas durante o dia. As equipes iniciaram a prova com sol, enfrentaram chuva na região de Tibagi, neblina densa na região do Cânion Guartelá que descortinou logo em seguida dando espaço ao sol que revelou a beleza espetacular do lugar. Um "neutro" (ponto de parada obrigatória) foi providencialmente colocado na planilha para dar a oportunidade de pilotos e navegadores admirarem a impressionante paisagem. "É um lugar fantático. Sem dúvida foi um dos trechos mais bonitos que já passei", comenta Carlos Isaias da Silva ao lado do seu navegador Eduardo Felipe Finta que competem com o Troller T4 número 22.

O 10º Transparaná tem patrocínio de Dpaschoal / Godyear e apoio da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Paraná Turismo, Totem, Gráfica Padrão e Revista 4x4&Cia.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial