Transparaná-

Para a alegria dos jipeiros havia muita lama!

Reportagem: Luiz Augusto Pelisson
MOTOR ON LINE
Fotos: Paulo Valente

Um atoleiro fez várias duplas perderem minutos preciosos, mas nem por isso eles estavam preocupados.

Depois de cruzar os campos em regiões planas entre Castro e Ponta Grossa, a prova desceu nesta quinta-feira a Serra de São Luís do Purunã. Agora com um relevo bem mais acidentado, com obstáculos que exigem cada vez mais técnica, é preciso ter estratégia para não quebrar o carro. "Os jipes foram exigidos no seu limite. O desgaste é grande e depois de 5 dias de prova cair com força numa erosão pode quebrar a suspensão. Então é preciso ter calma, mesmo que isso signifique sair do tempo da prova. É melhor do que ficar pelo caminho. Hoje a prova foi muito mais para o piloto do que para o navegador", ensinou Renato Napoli que ocupa a 6ª posição da categoria Sênior.

O primeiro grande desafio do dia foi um extenso atoleiro. Vários veículos ficaram presos na lama mesmo usando tração 4x4. Então, pilotos e navegadores de diversas equipes começaram a ajudarem-se uns aos outros para desatolarem os seus veículos. Esse companherismo é uma característica ímpar do Transparaná. Apesar de toda competitividade, o clima da prova é sempre positivo.

Entre os competidores da categoria Sênior, pai e filha dividem o "cockpit" de um jipe Javali como piloto e navegadora respectivamente. Daí o apelido de Família Java para a equipe. "Perdemos mais de uma hora no atoleiro e tivemos que acelar para tentar tirar o atraso. Coincidentemente, pouco depois, também tivemos problema de freio em uma das rodas. Isolei essa roda mas ela complicou nossa situação nas erosões e acabamos capotando", declarou o pai e piloto Gilmar Garcia. "Já estou acostumada", ironiza Gislaine Garcia, filha e navegadora. "Este é o quarto Tranparaná que capotamos", sorri Gislaine.

A etapa da tarde não deixou por menos. O grande desafio foi uma longa subida muito lisa e com pedras. Várias equipes não conseguiram subir e tiveram que ser rebocadas com o guincho de um veículo da organização do Transparaná.

Nesta sexta-feira a prova chega ao seu destino, no litoral paranaense. As etapas são consideradas as mais difíceis.

O 10º Transparaná tem patrocínio de Dpaschoal / Godyear e apoio da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Paraná Turismo, Totem, Gráfica Padrão e Revista 4x4&Cia.

Diário da prova

Menu Transparaná

Página inicial