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História do Jeep Clube de Curitiba

O Jeep Clube de Curitiba nasceu da iniciativa de Áulio Zanbenedetti, Augusto Kowalski Filho e Arion Mozart Chagas, que iniciaram as primeiras reuniões na garagem do Áulio, na rua Dr. Faivre, 582. Ao mesmo tempo, em 13 de março de 1984, Enzo Monteiro do Nascimento, Lotário Burgel e Paulo Hilário, proprietários de jipes e membros do Veteran Car Club, organizavam uma entidade visando, a princípio, reunir os colecionadores de Jeep e dar a eles condições de efetuar uma manutenção adequada em seus veículos, enquanto que o primeiro grupo tinha mais ênfase às atividades off-road.

Sabedor da existência de 2 grupos, o Jeep Clube do Brasil enviou em dezembro de 1984 o seu diretor de eventos esportivos, Mário Castanho, para tentar unir as partes, afinal ambas tinham interesses comuns mas desconheciam-se mutuamente. Dessa forma, o pessoal do Jeep Clube já oficilizado mas que não tinha dado início ainda às atividades práticas, foi apresentado ao primeiro grupo que estava organizando o 1º Defile Envemo - Hermes Macedo para jipes e pickups, e desta feliz união nasceu o Departamento de Fora-de Estrada do Jeep Clube do Brasil, seção Paraná.

O passeio, primeiro evento do Jeep Clube foi um sucesso absoluto. Em um domingo ensolarado, 102 veículos participaram de quase 2 hora de passeio pelas principais avenidas e ruas de Curitiba. Jipes e pickups dos mais diversos tipos e modelos misturaram-se aos veículos domingueiros, fazendo um espetáculo colorido e inédito. O evento culminou com o sorteio de brindes oferecidos pela Jolly, Carello e Envemo no pátio do estacionamento da Hermes Macedo.

Tudo começou assim

Mesmo em um demonstrativo de muita fé e habilidade, alguns jipeiros tiveram seus veículos encalhados. Assim foi o primeiro batismo de novos associados do Jeep Clube do Brasil - Paraná, realizado no dia 3 de fevereiro de 1985. No dia marcado para o batismo de fogo dos novos jipeiros, o entusiasmo tomava conta dos participantes, todos aguardando a oportunidade para demonstrar desempenho e habilidade.

O local escolhido para o evento foi um dos melhores possíveis. Ali foi demarcado o percurso proporcionando aos novos associados situações críticas a serem enfrentadas pelos "fora de estrada". A prova consistia em realizar terreno seco e alagado, num espaço de 4 minutos. Realizações como esta servem para congregar, confraternizar e divertir, além de oferecer conhecimento sobre importantes veículos da história do automóvel.

Lotário Burgel, Voldi Costa Zambenedette, Aulio Costa Zambenette, Arion Mozart Chagas Junior, Augusto Kowalski e Enzo Monteiro do Nascimento, passaram ao sorteio dos inscritos, orientando-os quanto ao trajeto, tempo, precauções e de que não exigíamos uma prova impossível de realizar e assim Augusto Kowalski realizou a prova em 2 minutos e 50 segundos. Como era uma prova de regularidade estipulamos o tempo em 4 minutos.

A ansiedade fazia notar nos participantes que iam se alinhando para receber o sinal de partida. Aulio de cronômetro em punho era o juiz da partida e saiu o primeiro participante Luiz Fernando Benthien, fazendo o percurso em 4 minutos e 54 segundos, atolando no "Lira Cisma" mas saindo pelos seus próprios meios. O 2º Martin Kitzmann atolou e teve que ser guinchado, com tempo de 8 minutos e 23 segundos. O 3º João Carlos Cordeiro com sua rural realizou o percurso em 3 minutos e 23 segundos, passou direto pelo atoleiro e foi muito aplaudido pelos companheiros e a grande assistência presente no local.

O 4º candidato foi Roberto Portugal Bacellar que fez o percurso em 3 minutos e 26 segundos, cometendo duas infrações, derrubando uma estaca e errou o local de chegada e a penalidade foi repetir a prova com o tempo para 4 minutos e 1 segundo. O 5º participante foi Stanley R. A. Van Den Borgen que fez todo o percurso em 3 minutos e 58 segundos. Não atolou e foi muito aplaudido. O holandês foi o campeão. O 6º inscrito Ronaldo Rangel Cruz numa rural salto alto (molejo levantado) fez todo o percurso em 3 minutos e 48 segundos sem problemas e foi muito aplaudido pela habilidade demonstrada.

Quando já estavam preparados para encerrar a prova, uma vez que os outros inscritos desistiram face aos obstáculos. José Adelino Ferreira Lameiro com seu jeep 51 topou a parada e se lançou em campo. O terreno já tinha se transformado numa bacia de lama e não deu outra: o veterano do jeep 1951 encalhou e só saiu com o auxílio de um cabo de aço. O tempo foi de 6 minutos e 45 segundos.

Encerrando o batismo dos novos jipeiros, Augusto, Aulio e Arion foram se divertir no atoleiro aproveitando a oportunidade para testar suas competências em tais situações. Com os veículos enlameados, cansados e pés sujos de lama os novos jipeiros não escondiam a alegria de ter participado do batismo realizado pelo Jeep Clube de Curitiba.

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