Entenda
o Transparaná
Como
é característica das provas de Raid, o Transparaná é uma competição
onde o fator mais importante é a regularidade, e não a velocidade.
Entretanto, o Transparaná difere dos demais raids pela grande
distância a ser percorrida: mais de 1500 km, o que o coloca
como o maior raid das Américas. O percurso é todo feito por
estradas vicinais e trilhas de grandes dificuldades, exigindo
grande resistência dos veículos e uma alta performance de
pilotos e navegadores. Esses fatores levam o Transparaná a
ser um excepcional laboratório de teste e resistência para
a indústria automobilística e um desafio de destaque entre
os competidores, todos com o mesmo objetivo de superar seus
próprios limites e de suas máquinas.
É
importante destacar que o Transparaná nunca passa por
nenhuma reserva biológica e muito menos mananciais.
Os caminhos utilizados são pré-existentes e
compreendem estradas públicas e alguns trechos de propriedades
particulares. A preservação do meio ambiente
é levada muito a sério no Transparaná
e qualquer irregularidade com os veículos ou ações
não compatíveis com a preservação
da natureza são punidas com a desclassificação.
Categorias
do Transparaná
Master
Desta
categoria participam pilotos e navegadores com vasta experiência
no esporte off-road, que já tenham disputado comprovadamente
provas da categoria, como: Transparaná, Copa Mitsubishi, Copa
Sudeste, Rally dos Sertões e outras de repercussão nacional
ou internacional.
Poderá
ser inscrito nesta categoria qualquer marca ou tipo de veículo
com tração 4x4, que esteja tecnicamente preparado para suportar
prova de grande distância e grande tempo de rodagem. Os veículos
devem apresentar alto índice de segurança, possuir equipamento
de navegação integrado (computador de bordo), atender plenamente
ao Regulamento Geral do Transparaná e ser aprovado nas vistorias
técnicas do evento.
Os
veículos desta categoria serão os primeiros a largar e, conseqüentemente,
serão os mais exigidos, comprovando suas qualidades técnicas
de projeto e de construção. De seus pilotos e navegadores,
se exigirão as mais altas performances e aptidões de pilotagem
e de navegação em situações adversas de terrenos e relevos
em pavimento natural.
Nesta
categoria a precisão de tempo será medida por décimo de segundo,
onde cada décimo de segundo de atraso ou adiantamento na passagem
pelos postos de controles (PC) em relação ao seu tempo ideal,
determinará a perda de 1 ponto, não havendo tolerância de
tempos.
Graduados
Desta
categoria poderão participar pilotos e navegadores com experiência
no esporte off-road e que já tenham disputado provas de regularidade,
ou que não tenham atingido os requisitos técnicos necessários
ao ingresso na categoria Master ou Pick-up.
Poderá
ser inscrito nesta categoria qualquer marca ou tipo de veículo
com tração 4x4, que esteja tecnicamente preparado para suportar
prova de grande distância e grande tempo de rodagem. Os veículos
devem apresentar alto índice de segurança, possuir equipamento
de navegação integrado (computador de bordo), atender plenamente
ao Regulamento Geral do Transparaná e ser aprovado nas vistorias
técnicas do evento.
As
médias de velocidades poderão ser inferiores às das categorias
Master e Pick-up, será a terceira categoria a largar nas etapas,
imediatamente após a categoria Pick-up, obedecendo a um intervalo
de três (3) minutos.
Nesta
categoria, a precisão de tempo será medida por décimo de segundo,
onde cada décimo de segundo de atraso ou adiantamento na passagem
pelos postos de controles (PC) em relação ao seu tempo ideal
determinará a perda de 1 ponto, não havendo tolerância de
tempos.
Jeep
Visa resgatar e homenagear a imagem dos veículos Willys e Ford, fabricado entre 1941 e 1983, podendo participar somente veículos Jeep, Rural e F-75 com carroceria predominantemente original, com carcaças de eixos dianteiros, traseiros e caixa montanha (reduzida) originais. Deverão ser equipados com sistema de navegação programável e integrado ao veículo.
Largarão após os veículos da categoria Sênior, e as médias de velocidades poderão ser menores do que as da categoria anterior. São veículos com tradição de resistência que possibilitam aos seus proprietários ultrapassar os mesmos obstáculos vencidos por outros veículos mais novos, porém com a satisfação de fazê-lo com a tradição e o charme de veículos que não são mais fabricados e que em alguns casos fazem parte de acervo de colecionadores.
Júnior
Algumas
médias de velocidades poderão ser inferiores às da categoria
Sênior, será a quinta categoria a largar nas etapas, imediatamente
após a categoria Jeep, obedecendo a um intervalo de três (3)
minutos. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores
com pouca experiência em provas off-road de regularidade,
com veículos devidamente preparados, de qualquer marca, modelo
e ano de fabricação, utilizando qualquer produto combustível
legal.
Os
veículos devem possuir equipamento de navegação integrado
(computador de bordo), atender plenamente ao Regulamento Geral
do Transparaná e ser aprovado nas vistorias técnicas do evento.
Nesta
categoria, a precisão de tempo será medida por décimo de segundo,
onde cada décimo de segundo de atraso ou adiantamento na passagem
pelos postos de controles (PC) em relação ao seu tempo ideal determinará
a perda de 1 ponto, não havendo tolerância de tempos.
Turismo
Esta categoria foi criada com a intenção de trazer os proprietários de veículos 4x4 que são usados predominantemente em ruas e estradas asfaltadas, mas que têm características mecânicas e de projeto que permitem a utilização em caminhos e trilhas, como por exemplo, os SUVs (Sport Utility Vehicle). Esta categoria permite que os participantes possam levar familiares e amigos por novas paisagens, sem causar danos aos seus veículos (basta uma lavagem e o veículo estará impecável novamente).
Os veículos deverão estar equipados com pneus apropriados para off-road, equipamento de navegação integrada e recomenda-se o uso de rádio transmissor.
Largarão após a categoria Júnior, serão conduzidos em comboio por veículo da organização. |