Motor On Line
Notícias-

Kart: Thiago Oliveira é um dos postulantes ao título na Junior no Brasileiro
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Luiz Pinheiro
Mastermídia
Título de Campeão Brasileiro será decido neste sábado, na Paraíba.

O título de campeão brasileiro de kart será decidido neste sábado (16/7), depois da disputa da corrida final no Kartódromo Internacional Paladino, em Conde, na Paraíba. Após quatro treinos livres oficiais, tomada de tempos, realização de duas baterias classificatórias e a corrida pré-final, quatro pilotos surgem com grandes chances na categoria Junior. Um deles é o paulista Thiago Lopez Oliveira (Dolly Guaraná / Academia B9 / Scudo Automotive / Box100), que vem alcançando resultados bem sólidos nos últimos três dias de práticas.

"A briga pelo título vai ser grande. Eu, o Dieguinho (Ramos), o Gianluca (Petecof), e o (Vinicius) Ponce estamos todos rápidos. Está legal, bem brigado. Nossa expectativa para a final é boa, temos chance, estamos ali na briga", acredita Thiago Oliveira, que no ano passado conquistou o título de Campeão do Festival Brasileiro Rotax e representou o Brasil no ‘Mundial’ em Portugal.

O formato das disputas do Brasileiro segue a determinação da tomada de tempos, realizada na quinta-feira para definir o grid de largada das duas corridas classificatórias. A soma de pontos dos resultados destas classificatórias definiu o grid de largada da Pré-Final, realizada na sexta-feira e, finalmente, o resultado da Pré-Final definiu as posições da largada da Final, que acontecerá no sábado. O vencedor da bateria Final será declarado Campeão Brasileiro.

Nos dois últimos treinos livres Thiago Lopes Oliveira ficou entre os dois mais rápidos, mas na tomada de temos para a formação inicial do grid da categoria Junior ele teve problema com um pneu defeituoso e ficou apenas com a oitava marca. A pole position foi de Gianluca Petecof. Na primeira bateria classificatória Thiaguinho foi prejudicado na largada, pois a sua fila se atrasou.Com isto, terminou em oitavo, na vitória de Petecof. Na segunda bateria classificatória o piloto da RR Racing Team conseguiu se recuperar para receber a bandeirada em terceiro, na vitória de Diego Ramos.

"Meu kart foi sempre melhorando. Pena que na classificação o pneu dianteiro direito estava defeituoso, tanto que a fábrica trocou ele por outro novo, mas tive que largar da quarta fila. E ai na corrida a nossa fila ficou pra trás e não tive como me recuperar", contou após terminar em oitavo.

Na segunda bateria o piloto de 14 anos de idade conseguiu uma boa performance e terminou em terceiro. Com a somatória de pontos das duas baterias classificatória ele teve direito a largar em quarto na Pré-final, enquanto Vinicius Ponce garantiu a posição de honra em virtude de sua regularidade. Depois de intensas disputas, Diego Ramos ficou com a vitória e largará na pole position na corrida que definirá o campeão. Thiago Oliveira, foi o quarto colocado e acredita que poderá brigar pelo título.

"Falta só um pouquinho. Amanhã (sábado) vamos mudar a coroa de transmissão para ganhar mais velocidade na reta e iremos usar outra calibragem nos pneus. Nós quatro estamos andando muito iguais, bem parecido, então serão os detalhes que definirão o campeão. E eu estou animado e pronto para alcançar a minha principal conquista", avisa o pilotinho apoiado por Dolly Guaraná / Academia B9 / Scudo Automotive / Box100.

Confira o resultado da Pré-final da Junior, que servirá como ordem de largada para a corrida decisiva:

1) 13-DIEGO G. GOMES RAMOS (FASP),
2) 101-GIANLUCA DE CASTRO PETECOF (FASP), à 0.750
3) 70-VINICIUS F. ABREU PONCE (FPEA), à 0.897
4) 100-THIAGO LOPEZ OLIVEIRA (FAEUSC), à 1.531
5) 99-GUILHERME ROMANO PEIXOTO (FPEA), à 2.261
6) 8-RICARDO Y. K. MEDEIROS (FADF), à 4.558
7) 107-VICTOR SCHOMA (FASP), à 4.849
8) 9-PEDRO H. SCHMITT GURGACZ (FPRA), à 9.725
9) 28-VINICIUS KWONG (FPEA), à 10.870
10) 127-ROBERTO RORIZ FORTI (FAUGO), à 11.148
11) 10-PAULO R. AVELAR S. NETO (FMA), à 15.084
12) 66-LUCAS D. DE O. CARVALHO (FAERJ), à 15.689
13) 33-MATTEO S. BITENCOURT MOLO (FAERJ), à 21.935
14) 72-UBIRAJARA LOPES RAMOS FILHO (FAERJ), à 29.694
15) 73-ENZO WEISHEIMER ELIAS (FADF), à 12 voltas
16) 16-LEONARDO J. C. G. A. BARBOSA (FAEP), à 12 voltas

Notícias

Página inicial