Motor On Line
Notícias-

Academia Shell Racing vive importantes conquistas no kart e na F-3
Reportagem: RF1
Foto: Bruno Gorski
Programa de jovens talentos teve conquistas no Brasileiro de Kart, com Gianluca Petecof sendo vice-campeão na Paraíba, e na F-3, com Thiago Vivacqua estreando com pódio.

O final de semana da Academia de Pilotos Shell Racing, programa de desenvolvimento de jovens talentos no automobilismo brasileiro criado pela Raízen, foi marcado por importantes conquistas em diversas categorias, desde a base, no kart, até a mais veloz do Brasil, a F-3.

No sábado, Gianluca Petecof conquistou o vice-campeonato brasileiro de kart na categoria Júnior em Conde (PB). O piloto paulista de 13 anos esteve muito perto de ficar com título, após marcar a pole no treino, vencer baterias classificatórias e terminar a final a apenas 0s145 do campeão.

"Ficamos muito perto do objetivo principal, que era o título, mas o resultado me anima muito para continuar treinando e evoluindo como piloto na Academia Shell Racing. Agora vamos focar também nas competições internacionais como o Campeonato Europeu de Kart, no qual espero representar o Brasil lutando por vitórias", diz Gianluca.

Já o estreante na Academia Shell Racing teve um dia especial em Cascavel (PR): Thiago Vivacqua estreou na F-3 Brasil e foi ao pódio logo na primeira corrida da etapa.

"Foram muitas novidades nesta estreia: carro novo, pista molhada e uma rodada tripla. Conseguimos um pódio logo no sábado na corrida 1. Largamos em quarto, fiz duas boas ultrapassagens nas relargadas, ameaçamos o líder, mas depois a pista foi secando bastante e caímos para terceiro. Ainda tivemos um quarto e um quinto lugares no final de semana, o que nos proporcionou uma boa pontuação para o campeonato", diz o piloto de 19 anos.

Para marcar a chegada de Vivacqua na Shell Racing, Ricardo Zonta fez cinco voltas no F-3 de seu colega de equipe - mais de 20 anos após a conquista de seu título sul-americano. "Foi uma emoção especial guiar um monoposto novamente, algo que não fazia desde minha época de F-1, em 2007", disse Zonta, que foi um dos destaques da Stock Car na corrida paranaense, após subir no pódio na segunda colocação na prova principal e conquistar um top-10 na segunda bateria.

No Brasileiro de Turismo, categoria de acesso da Stock Car, Dennis Dirani também conquistou importantes resultados com dois top-5 em Cascavel. "Nosso carro começou muito bem nos treinos. inclusive liderando uma das sessões. Chegamos perto do pódio, mas em todo caso estamos subindo na classificação do campeonato", diz Dirani, atual vice-campeão da categoria.

Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:

Inspirada em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio a revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Suas ações são viabilizadas por meio dos projetos "Academia de Pilotos de Kart" (promovido pelo Kart Clube Granja Viana) e "Talento Automobilístico Formula 3" (promovido pela Federação de Automobilismo do DF) incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 64 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.800 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial