Motor On Line
Notícias-

Super pole define grid das 24 Horas de Spa
Reportagem: Márcio Fonseca
Foto: Divulgação
MF2
Bruno Senna recebe Pipo Derani e inglês Duncan Tappy no McLaren 650 S GT3.

Dos 65 carros inscritos na edição deste ano das 24 Horas de Spa, cuja prova inaugural foi realizada em 1924, apenas 20 decidirão a quem caberá a honra de abrir o grid sábado no lendário e desafiador circuito belga. Com 30 minutos de duração, a super pole está marcada para as 12h30 (Brasília) desta sexta-feira e definirá a ordem de largada da quarta e mais importante etapa do Blancpain Endurance Series. O Brasil estará representado por quatro pilotos: no McLaren 650 S GTE da Equipe Garage 59, Bruno Senna terá a companhia de Pipo Derani e do inglês Duncan Tappy, enquanto Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista dividirão o cockpit do Audi R8 LMS da Belgian Audi Club Team WRT com o português Filipe Albuquerque.

A habitual instabilidade climática da região das Ardenas se manifestou na abertura das atividades de pista nesta quinta-feira, dia reservado às duas sessões de treinos livres e duas classificatórias, inclusive uma prevista para o período noturno. Mais experiente integrante do trio, Bruno ficou encarregado de liderar os trabalhos iniciais. Os resultados, no entanto, foram inconclusivos. "Por um lado foi bom porque todos pudemos andar no molhado, o que é quase sempre uma certeza nas corridas aqui em Spa, especialmente numa de longa duração como esta. Mas, por outro, começamos com o acerto bastante distante do ideal e ainda tive um problema no câmbio que me deixou sem a sexta marcha", explicou.

Bruno vem de um excelente segundo lugar na categoria LMP2 das 6 Horas de Nurburgring, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Curiosamente, um dos seus companheiros na RGR Sport é Albuquerque, que desta vez estará ao lado de Jimenez e Baptista. Em compensação, recebe pela primeira vez a companhia do paulista Pipo Derani, de apenas 22 anos e adversário no FIA WEC - foi o terceiro domingo passado na Alemanha com um Ligier JS P2-Nissan igual ao de Bruno. "O garoto é rápido e está se adaptando bem ao McLaren 650 S", elogiou.

Os últimos vencedores das 24 Horas de Spa foram o finlandês Markus Paltalla, o alemão Lucas Luhr e o holandês Nick Catsburg, que ganharam a prova de 2015 com uma BMW Z4. Desta vez, Paltalla e Catsburg correrão por equipes diferentes e Luhr estará ausente. Na longa história do evento, o Brasil conquistou uma única vitória em 1993 com Christian Fittipaldi, que teve como companheiros ao volante do Porsche 911 o francês Jean-Pierre Jarier e o alemão Uwe Alzen.

Notícias

Página inicial