Motor On Line
Notícias-

Rally: 8º Transcatarina / mais surpreendente impossível
Reportagem: Isis Moretti
Foto: Ney Evangelista
Liberdade de Ideias
Até aqui foram percorridos aproximadamente 540 quilômetros... Mas ainda faltam 294 quilômetros até Itajaí, destino final do Transcatarina.

Após uma volta pelas trilhas do Vale do Contestado, nesta sexta-feira, 29, o 8º Transcatarina chegou ao Vale Europeu. Depois de Fraiburgo e Canoinhas, foi a vez de Rio Negrinho fazer as honras para esta grande festa do off-road nacional. O evento termina no sábado, 30, em Itajaí, litoral catarinense.

No segundo dia de certame, o frio poupou um pouco os participantes. A largada em Canoinhas aconteceu sob 10 graus de temperatura (bem melhor que os 2 graus do dia anterior). Às 7h30, as duplas foram autorizadas para mais uma disputa do Rally Transcatarina.

A etapa teve um total de 254,25 quilômetros, que passou por propriedades particulares: a Renova e a Ituporanga. Por entre pinus e araucárias, os competidores enfrentaram diversos laços e pegadinhas, em terreno que deu sinais de umidade nos trechos de mata fechada. Subidas, descidas, lombas, pedras, curvas fechadas, cascalhos e ribanceiras foram alguns dos desafios enfrentados neste dia.

Pensa em um título disputado

Esse Transcatarina está deixando muita gente de cabeça quente! Não só pela mudança de característica técnica que o clima trouxe, mas pela competitividade apresentada nestes dois dias de rali. O tipo de prova desta oitava edição tem levado as equipes ao limite de seus esforços práticos que, durante o trecho cronometrado, tem mostrado um nível de concentração jamais visto. Ao apurar os resultados, percebe-se o quanto esses off-roaders desejam o título do Transcatarina... A diferença é ínfima.

Na Máster, novos personagens figuraram no pódio do segundo dia, e com isso, deixou a decisão do evento ainda mais emocionante (e embolada). Com uma diferença de seis pontos (38), os vencedores foram Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista. Na segunda posição, vieram Eduardo Moser e Idali Bosse seguido por Oscar José Schmidt e Gustavo Schmidt. "A palavra de hoje foi ‘foco’, pois ontem ficamos em último lugar. Então, nós conversamos e alinhamos a estratégia para alcançar um bom resultado. Não imaginávamos que seria tão bom, assim, focaremos o triplo do objetivo para a etapa final", salientou Evangelista.

Entre os participantes da Graduados, Everton Gratt e Wesley Sari buscaram o primeiro lugar que eles bateram na trave ontem. Mas a vantagem deles foi de apenas quatro pontos para Aurélio Bilhalva e Tiago Poisl, que fizeram 34 pontos, dois a frente dos terceiros colocados Igor Ditzel Kritski e Robson Schuinka. "Esses trechos foram bem apertados e justos, principalmente por não estarmos acostumados a acelerar no piso seco. Esse resultado nos surpreendeu e agora estamos empolgados para buscar ficar entre os cinco melhores da nossa categoria nesta edição do rali", afirmou Gratt.

Pela Turismo, Denilson Bonfanti e Luis Henrique Redlich não aceitaram o oitavo lugar do primeiro dia e provaram que eles podem mais, e hoje, com 42 pontos, subiram ao topo do pódio. Eles foram seguidos por Patrick Adriano Celeski e Felipe Pachewsky, e Guilherme Barbosa e Lisiane Homem, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. "Essa prova exigiu muita técnica, porém, fomos mais fortes e ganhamos, o que de certa forma nos deixou surpresos", declarou Bonfanti.

A dupla Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson foi a mais regular novamente e, com isso, abre uma importante vantagem na Jeep. Na segunda posição ficaram Adevilson Cesar Barbosa Prates e Rafael Martin Benavides, e Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach, em terceiro. "Apesar de ser a primeira vez que competimos juntos, eu e meu navegador estamos bem entrosados, e seguimos obtendo um bom desempenho. Esperamos confirmar esse título em Itajaí. Vamos manter o foco", falou Kerber.

Nesta sábado, acontece a tão aguardada decisão do Transcatarina 2016. Com o placar desta sexta-feira, o ranking geral fica embolado e apontar um possível campeão é uma tarefa impossível. Olhos atentos, tensos, apreensivos... Por ninguém possuir vantagem e todos terem condições de vitória, esse Rally Transcatarina está mais surpreende que todos!

De Rio Negrinho até Itajaí, serão os 294 quilômetros (talvez os mais longos da vida desses competidores). O roteiro passará pela Fazenda Katzer e Mineração Veiga. De acordo com o diretor de prova, Weidner Moreira, o ritmo será alucinante, com balaios curtos, em chão arenoso. "Acredito que as etapas 8 e 9 definirão o Rally Transcatarina", apontou ele.

Resultado segundo dia - 8º Rally Transcatarina

Categoria Máster
1º Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista, 38 pontos
2º Eduardo Moser e Idali Bosse, 32 pontos
3º Oscar José Schmidt e Gustavo Schmidt, 31 pontos
4º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky,31 pontos
5º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, 30 pontos

Categoria Graduados
1º Everton Gratt e Wesley Sari, 38 pontos
2º Aurélio Bilhalva e Tiago Poisl, 34 pontos
3º Igor Ditzel Kritski e Robson Schuinka, 32 pontos
4º Roberto Bontempo e Leonardo José Martins, 31 pontos
5º Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 30 pontos

Categoria Turismo
1º Denilson Bonfanti e Luis Henrique Redlich, 42 pontos
2º Patrick Adriano Celeski e Felipe Pachewsky, 39 pontos
3º Guilherme Barbosa e Lisiane Homem, 35 pontos
4º Igor Quirrenbach de Carvalho e Maurício Alcantara Gonçalves, 33 pontos
5º Sergio Ricci e Augusto Kehrwald e Zimmermann, 28 pontos

Categoria Jeep
1º Kassiano Kerber e Michael da Silveira Masson, 51 pontos
2º Adevilson Cesar Barbosa Prates e Rafael Martin Benavides, 45 pontos
3º Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach, 26 pontos

Programação - 8º Rally Transcatarina

30 de julho - sábado
Rio Negrinho - Araquari - Itajaí
A noite - Premiação no Centro de Eventos da Marejada em Itajaí

O 8º Rally Transcatarina tem patrocínio de Transpotech, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar e Hankook Pneus
Apoio de Gatos e Atos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link Belt, Floripa Textil, SFIChips, Temasa, Still, Ativa, Q7 Off-Road, Lave Bem, Trilha SC, Grupo Gratt, Posto Maçã, Prefeitura Municipal de Fraiburgo
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing

Notícias

Página inicial