Motor On Line
Notícias-

Stock Car: e Brasília fica fora do calendário de novo
Reportagem: Bruno Vicaria
Circuito segue fechado e sem data para reabertura, dando espaço para Curitiba, cuja pista não será mais desativada. Isso que a cidade é uma das que mais revelam pilotos.

A notícia já circulava na chamada "rádio paddock", mas agora é oficial: o Autódromo Internacional de Curitiba não será mais fechado e a pista retornará ao calendário da Stock Car ocupando o espaço que estava reservado para Brasília. Agora é a Capital Federal que sofre com a pista fechada e inacabada.

É aquela história: inaugurada em 1974 com uma prova extra-campeonato de Fórmula 1, a pista nunca havia visto uma reforma. Os guard-rails, os boxes e o asfalto todo rachado eram os mesmos daquela época. Porém, funcionava, e recebia a Stock Car mais de uma vez por ano, mesmo que somente no anel externo e não no deslumbrante traçado de mais de 5km.

No entanto, resolveram reformar a pista para receber uma corrida de Fórmula Indy em 2015. A categoria não veio e a reforma não acabou. E, no fim, quem sofre são seus pilotos - incrivelmente, ela é uma das que mais revelam pilotos: Felipe Nasr corre na F1; Lucas Foresti foi o primeiro brasiliense a vencer na Stock Car e hoje ele tem a companhia de outros dois pilotos, que são Felipe Guimarães e Guga Lima, além de Pedro Cardoso na F3.

"Estou na Stock Car desde 2013 e só consegui correr uma vez lá, na minha estreia. Sinto uma falta danada da pista, pois ela tem um dos melhores traçados do Brasil e agora a gente usa Goiânia como ´corrida de casa´, mas a gente quer a nossa pista. Sem contar que era um belo", conta Lucas Foresti.

"Para os pilotos de Brasília fica complicado também na hora de obter patrocínios locais, pois a gente não tem mais o evento. Mas no geral quem perde é o automobilismo como um todo. As corridas de Stock sempre foram com a casa cheia, por exemplo", completa Lucas. A Stock Car não corre no Distrito Federal desde abril de 2014 - dois anos e quatro meses já.

Com isso, o calendário da Stock Car até o fim do ano segue da seguinte forma:

11 de setembro - etapa 7 - Corrida do Milhão - Interlagos (SP)
25 de setembro - etapa 8 - Londrina (PR)
16 de outubro - etapa 9 - Curitiba (PR)
6 de novembro - etapa 10 - Goiânia (GO)
20 de novembro - etapa 11 - Curvelo (MG)
11 de dezembro - etapa 12 - São Paulo (SP)

Notícias

Página inicial