Motor On Line
Notícias-

Rally: competidores de 3 estados do sul na final da Trancos & Barrancos
Reportagem: Aline Ben da Costa
Prova acontece neste final de semana e coloca em disputa mais de 70 troféus nas categorias Graduado, Turismo e Novato.

A III Copa Trancos& Barrancos de Rally Regularidade 4x4 chega a sua última prova do ano neste final de semana em Jaquirana, na região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. No sábado e no domingo, dias 27 e 28 de agosto, serão disputados mais de 70 troféus nas categorias Graduado, Turismo e Novato. No total, são esperados mais de 60 competidores participantes de cidades dos três Estados do Sul do país.

Será o terceiro ano consecutivo que a Copa Trancos & Barrancos terá uma etapa em Jaquirana, cidade que definirá o campeonato deste ano. De acordo com o diretor da prova, Alexandre Rech, a classificação está em aberto, com vários competidores com chances do título. Entre os pilotos e navegadores já confirmados, estão representantes de Francisco Beltrão, no Paraná, e também gaúchos de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gravataí, Alvorada, Santana do Livramento, Pelotas, Santa Rosa, Passo Fundo, Canoas, Panambi, Ivoti, Estrela e Nova Petrópolis, entre outros municípios.

Na categoria Graduado, o navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento, mantém a ponta da classificação geral ao lado do piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo. “Estamos apenas dois pontos à frente. É uma vantagem perigosa. Em segundo colocado temos uma grande dupla de competidores e vamos ter uma dificuldade maior já que largamos na frente”, analisa o navegador campeão gaúcho no ano passado.

Entre os competidores da Turismo, a dupla de Passo Fundo Sérgio Ricci e Augusto Zimmermann conseguiu uma vantagem um pouco maior para o segundo colocado. Com seis pontos à frente na classificação, o piloto ainda mantém a cautela ao falar em título. “A prova é muito técnica, mas acredito que com concentração e bom entrosamento entre o piloto e o navegador teremos um bom resultado”, diz Sérgio.

A dupla compete há três anos e, além da Copa Trancos & Barrancos, já participou de competições como Trancatarina e Transparaná, entre outras. “Este ano corremos todas as provas da Copa T&B e conseguimos uma ótima colocação. Já participamos da etapa de Jaquirana no ano passado e temos certeza que será uma prova sensacional novamente. Esperamos que se repita o desafio esse ano”, comenta o navegador Augusto.

A preparação dos competidores termina no sábado, dia 27, às 11h31min, quando acontece a largada do primeiro carro. Serão três etapas a serem cumpridas em um trajeto de mais de 100 quilômetros dentro de uma única fazenda e atravessando o Passo da Ilha, no Rio Tainhas. No domingo, dia 28, novas fazendas entram no roteiro e os competidores enfrentam mais duas etapas da prova. Para fechar com chave de outro, no final do percurso os competidores cruzarão o Passo do S, em outra passagem pelo Rio Tainhas. A chegada está prevista para o meio-dia, com almoço e entrega da premiação.

Rally como esporte e lazer

Enquanto alguns brigam pelo topo mais alto do pódio, outros competidores se preparam para um final de semana de esporte e lazer. Entre os Novatos, o piloto Alexandre Bainy, de Canoas, se prepara ao lado do navegador da capital, Hector Besouchet, para experimentar a emoção de competir. “Vamos para brincar, minha única experiência com rally até hoje foi ter corrido como navegador na final do Mitsubishi Motorsport em 2014”, conta Alexandre.

De Passo Fundo, o navegador Luciano Peruffo corre ao lado do piloto Matias Grazziotin, na categoria Turismo. São quatro anos participando de competições pelo amor ao esporte. “Esperamos uma ótima prova em Jaquirana. O diretor é muito dedicado e competente em suas provas e dessa vez não será diferente. Caso chova, ainda teremos um grande desafio repleto de belas paisagens”, afirma Luciano.

Ainda dá tempo de participar. Quem tem um 4x4, mas é iniciante, pode competir na categoria Novato ou ainda participar do Passeio, que percorrerá diversos pontos turísticos da região. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas através do site www.copatb.com.

Com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Copa Trancos & Barrancos é promovida pelo Clube Porto Alegre de Rallye (CPR). O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Jaquirana, Posto Charrua, Multital Factoring, Filtrobom, Termotêxtil, DS Trac, Segmento Construções, Tork 4x4, Dirt 4 Oficina e Pizzolatto Advogados.

Notícias

Página inicial