Motor On Line
Notícias-

Rally: catarinenses partem rumo ao Sertões
Reportagem: Isis Moretti
Foto: Sanderson Pereira
Liberdade de Ideias
A equipe Bulldog Racing representará o Estado de Santa Catarina com toda a raça que o Estado merece. Competição será de 03 a 10 de setembro.

Chegou o dia mais esperado para aqueles que competem no Rally dos Sertões. É hora de colocar o pé na estrada e seguir rumo a Goiânia (GO), que recepcionará pela 14ª vez a largada do Rally dos Sertões. O parque de apoio abrirá amanhã, 31, no Autódromo Internacional de Goiânia. Serão sete dias de prova, rumo à cidade de Palmas que, embora já tenha sido sede do evento em outros anos, pela primeira vez será o local da festa da chegada.

Os catarinenses Flávio Lunardi e Fred Budtikevits estão com as malas prontas e afirmam que agora é focar na competição. "Acabou a fase preparatória. É momento de concentração, equilibrar as energias e buscar o máximo possível de informações sobre o roteiro. Ainda que esse seja o meu segundo ano de Rally dos Sertões, e o primeiro para o Fred, portanto, somos praticamente estreantes no certame", disse cuidadoso o piloto. "Por ser uma disputa de longa duração, com roteiro diferenciado, obstáculos duros e surpreendentes, acredito que por mais experiência que se tenha, o frio na barriga é sempre inevitável. E se aquela tensão pré-rali é algo que atinge até os mais veteranos, imagina os novatos", destacou.

Para encarar os 3.212 quilômetros que passarão por Goiás, Bahia e Tocantins, a dupla da Bulldog Racing estará motorizada com uma Chevrolet S10, diesel original, 2.8, de 2 mil quilos. Para vencer a pedreira que virá pela frente, é preciso um sistema de amortecedores eficientes, por isso, a equipe optou pelos modelos FX-7 da Offshox, com regulagem manual de pressão. As rodas são aro 16 Evo Course e pneus Dmack (porém, este ano, pretendem sair com Pirelli para testar o desempenho dos mesmos).

O 24ª Rally dos Sertões receberá 159 veículos, sendo: 50 carros, 49 motos, 14 quadriciclos e 31 UTVs, além do retorno da categoria rali de regularidade, que terá 15 veículos. O percurso terá pernoites em Padre Bernardo (GO), Cavalcante (GO), Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Mateiros (TO), e Ponte Alta (TO).

Ainda que todo o trajeto desperte muitas expectativas nos participantes, Lunardi e Budtikevits estão atentos a segunda etapa do rali, entre Padre Bernardo e Cavalcante, com um trecho cronometrado de 375 quilômetros. "Ao que tudo indica, essa será uma das especiais mais técnicas e difíceis da história do evento. Apresentará uma variedade e quantidade significativa de obstáculos em um único dia de disputa, o que exigirá resistência das máquinas. Porém, o mais difícil será controlar o desejo de acelerar, pois no início da disputa estamos com sede de velocidade", apontou o piloto.

A etapa em questão começa próximo a Mimoso de Goiás, por estradas de fazendas bem estreitas, sinuosas e com diversas lombadas. Segue por região montanhosa, com várias pedras, lajes e trial com grandes erosões. Em setores de mais velocidade, os competidores encontrarão cascalho, piçarra, pedras grandes e lajes. O último setor do dia é bem veloz até a última descida de serra, já próximo ao destino final.

Mas antes de tudo isso, os off-roaders terão o prólogo, no dia 03, para a definição da ordem de largada. Das 10h às 14h, acontecerá a tomada de tempo em um circuito de aproximadamente 2 quilômetros, na Cidade Alpha Goiás (Senador Canedo). Às 18h30, haverá a largada promocional para o público, no Autódromo Internacional de Goiânia.

Programação - 24º Rally dos Sertões

03 de setembro - Sábado
Prólogo do Rally dos Sertões (Cidade Alpha Goiás)
Cerimônia Oficial de Abertura (Hino e Fogos)
Largada Promocional (Autódromo Internacional de Goiânia)

04 de setembro - Etapa 1
Goiânia (GO) - Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 248,43 Km
Trecho especial: 111,79 Km
Deslocamento final: 4,32 metros
Total do dia: 364,54 km

05 de setembro - Etapa 2
Padre Bernardo (GO) - Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 34,27 km
Trecho especial: 374,84 km
Deslocamento final: 9,19 km
Total do dia: 418,3 quilômetros

06 de setembro - Etapa 3
Cavalcante (GO) - Posse (GO)
Deslocamento inicial: 22,95 km
Trecho especial: 376,41 km
Deslocamento final: 244,12 km
Total do dia: 643,48 km

07 de setembro - Etapa 4
Posse (GO) - Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 183,59 km
Total do dia: 560,15 km

08 de setembro - Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) - Mateiros (TO)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 425,67 km
Deslocamento final: 0
Total do dia: 461,14 km

09 de setembro - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 514,98 km
Deslocamento final: 5,97 km
Total do dia: 520,95 km

10 de setembro - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,61 km
Trecho especial: 191,54 km
Deslocamento final: 47,46 km
Total do dia: 243,61 km

A equipe Bulldog Racing tem patrocínio de Luna Incorporadora. E apoio de Henz Engenharia

Notícias

Página inicial