Motor On Line
Notícias-

Rally: os anseios e estratégias de quem está no 24º Sertões
Reportagem: Isis Moretti
Foto: Sanderson Pereira
Liberdade de Ideias
Boxes montados, mecânicos trabalhando nos últimos acertos dos veículos e competidores dedicados aos cumprimentos burocráticos para o início do evento.

O start do evento será dado neste sábado, 03, e, durante a próxima semana, 146 veículos (entre motos, quadriciclos, UTVs e carros) percorrerão 3.212 quilômetros, partindo da capital goiana e chegando a Palmas, TO, no dia 10 de setembro. Estão inscritos no evento, competidores de 17 estados, mais o Distrito Federal -, além da África do Sul, Itália e Uruguai.

Em 2016, o certame completa 24 edições e, diferente dos outros anos, 74% do roteiro total será de trechos cronometrados, ou seja, 2.357 quilômetros. Ao longo deste caminho, os pernoites ocorrerão em Padre Bernardo (GO), Cavalcante (GO), Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Mateiros (TO) e Ponte Alta (TO).

A movimentação das equipes começou na quarta-feira, 31, quando foram abertos os portões do Autódromo Internacional de Goiânia - local onde estão montados os boxes e também acontecem as vistorias técnicas, administrativas e briefing.

Desde que chegaram a Goiânia, os integrantes da HND Racing, composta pelas duplas Lucas Teixeira / Rafael Dias (Pró Brasil) e Antonio Carlos Teixeira / Emerson Etechebere (Super Production), estão na correria para finalizarem os últimos detalhes para o início do Sertões, e, segundo Lucas, eles mal tiveram tempo para sentirem-se ansiosos, entretanto, acredita que na hora da largada, este sentimento será inevitável. "Estou estreando no Sertões, mas tive uma ótima escola com o meu pai, no rali mineiro. Estou focado em obter um bom lugar no pódio, e para isso, tenho trabalhado meu psicológico ao máximo. Mas se não houvesse aquele friozinho na barriga, não teria graça, a adrenalina é um combustível importante para lutarmos com maior afinco pela vitória", apontou Lucas, que estará na direção de um Sherpa.

O Rally dos Sertões é uma prova de velocidade, porém, o vencedor nem sempre é o mais rápido, e sim, o mais estratégico e habilidoso (e que no final da competição, terá contabilizado o menor tempo de prova) - é nesta linha de raciocínio que trabalha a HND Racing. "Temos consciência de que não poderemos ir com muita sede ao pote. Ao que tudo indica, este será um dos Rally dos Sertões mais difíceis da história do evento, com especiais bem técnicas e que exigirá resistência dos carros. Seguiremos para as sete etapas com as máquinas bem preparadas, com mecânicos experientes e qualificados, e com um caminhão de peças para reposição. Temos a estrutura necessária para terminar esse rali entre os primeiros colocados de nossas categorias", disse Antonio Teixeira.

No sábado, 03, acontece o prólogo que definirá a ordem de largada para a primeira etapa, que terá destino a cidade de Padre Bernardo (GO). A tomada de tempo será na Cidade Alpha Goiás, com 2,9 quilômetros, e a previsão do tempo para este dia é de 33 graus. E, embalado neste calor goiano, que o time mineiro pretende começar o 24º Rally dos Sertões com o pé direito.

Programação - 24º Rally dos Sertões

03 de setembro - Sábado
Prólogo do Rally dos Sertões (Cidade Alpha Goiás)
Cerimônia Oficial de Abertura (Hino e Fogos)
Largada Promocional (Autódromo Internacional de Goiânia)

04 de setembro - Etapa 1
Goiânia (GO) - Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 248,43 Km
Trecho especial: 111,79 Km
Deslocamento final: 4,32 metros
Total do dia: 364,54 km

05 de setembro - Etapa 2
Padre Bernardo (GO) - Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 34,27 km
Trecho especial: 374,84 km
Deslocamento final: 9,19 km
Total do dia: 418,3 quilômetros

06 de setembro - Etapa 3
Cavalcante (GO) - Posse (GO)
Deslocamento inicial: 22,95 km
Trecho especial: 376,41 km
Deslocamento final: 244,12 km
Total do dia: 643,48 km

07 de setembro - Etapa 4
Posse (GO) - Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 183,59 km
Total do dia: 560,15 km

08 de setembro - Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) - Mateiros (TO)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 425,67 km
Deslocamento final: 0
Total do dia: 461,14 km

09 de setembro - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 514,98 km
Deslocamento final: 5,97 km
Total do dia: 520,95 km

10 de setembro - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,61 km
Trecho especial: 191,54 km
Deslocamento final: 47,46 km
Total do dia: 243,61 km

A HND Racing tem patrocínio de HND - Diamond Energy Drink

Notícias

Página inicial