Motor On Line
Notícias-

F-Truck: David Muffato aposta em nova suspensão para seguir na disputa
Reportagem: Grelak Comunicação
Foto: Rodrigo Ruiz
Piloto paranaense da MAN Latin America busca terceira pole position e primeira vitória na temporada de 2016 da Fórmula Truck.

A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá um momento decisivo neste domingo (4), com a realização da sétima de suas dez etapas no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade gaúcha de Viamão. A corrida vai apontar as reais chances de um dos postulantes à taça reservada ao campeão de 2016. Por ora, os cinco principais candidatos, definidos pela tabela de classificação, são pilotos paulistas e paranaenses.

Um dos paranaenses que visam conquista do título é David Muffato, da cidade de Cascavel. Piloto do caminhão MAN da equipe RM Competições, ele ocupa o quinto lugar na tabela de pontos, tendo conquistado a pole position em duas etapas – as de Campo Grande, em maio, e São Paulo, em julho. “A ideia é brigarmos de novo pela pole em Tarumã e fazer uma corrida boa para marcar o máximo de pontos. Quero terminar entre os três primeiros”, estipula.

Na pista de Interlagos, a conquista da segunda pole no ano aumentou a expectativa de Muffato de disputar sua primeira vitória na categoria. Contudo, um incidente na largada o fez perder posições. Em corrida de recuperação, foi 13º colocado na primeira fase da corrida e terminou a disputa em sexto. “Deixei de marcar muitos pontos na etapa de Interlagos, principalmente na primeira fase da corrida, não quero que isso aconteça de novo”, pondera.

Um dos trunfos de Muffato para a etapa gaúcha é a substituição de todo o conjunto da suspensão traseira do caminhão número 35, que tem as cores de Incorporadora Água Clara, Muffatão Atacado Distribuidor e MAN Latin America. “Meu caminhão era muito traseiro, tinha deficiência de tração e no contorno de curvas de média e de alta, como as da pista de Tarumã. A expectativa é muito boa para melhorar o caminhão e trazer um bom resultado”, avalia Muffato.

O traçado de 3.016 metros de Viamão tem a segunda maior média de velocidade do calendário da Fórmula Truck, bem próxima da que os caminhões atingem em Cascavel, que vai receber a oitava etapa no dia 9 de outubro. “Em Tarumã é fundamental andar rápido o tempo inteiro. O restritor de potência dos primeiros colocados tem menos efeito lá, porque as retas são curtas. Devemos ter, facilmente, cinco ou seis pilotos virando voltas dentro do mesmo segundo”.

Pedro Muffato, pai de David, prepara-se para a etapa gaúcha apostando na consistência do equipamento para marcar mais pontos no campeonato. “O equipamento passou por uma revisão completa depois de Interlagos”, informa o piloto, que despede-se da pista de Tarumã – este é o último de seus 50 anos de atuação no automobilismo. Ele exibe no caminhão número 20 as cores de DisNorte, Italy Alimentos, Coopavel, Incorporadora Água Clara e Muffatão.

A programação da etapa de Tarumã terá início nesta sexta-feira (2), com duas sessões de treinos livres marcadas para 11h e 14h30. O terceiro e último treino livre acontecerá no sábado (3), a partir das 9h. A tomada de tempos para definição do grid de largada, a partir de 13h45, terá transmissão ao vivo no site formulatruck.com.br. A corrida de domingo será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes, em HD.

Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
(Classificação da temporada de 2016 após 6 de 10 etapas)

1º) Felipe Giaffone (SP / Volkswagen-MAN), RM Competições, 236
2º) Paulo Salustiano (SP / Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 214
3º) Diogo Pachenki (PR / Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, 179
4º) André Marques (SP / Volkswagen-MAN), RM Competições, 170
5º) David Muffato (PR / MAN), RM Competições, 156
6º) Raijan Mascarello (MT / Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 138
7º) Débora Rodrigues (PR / Volkswagen-MAN), RM Competições, 135
7º) Alex Fabiano (SP / Volvo), Azulim Indy Truck Racing/ABF Motorsport, 135
9º) Wellington Cirino (PR / Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 109
10º) Roberval Andrade (SP / Iveco), Corinthians Motorsport, 90
10º) Régis Boessio (RS / Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing, 90
12º) Valmir Benavides (SP / Ford), DF Racing Fans, 76
13º) Adalberto Jardim (SP / Volkswagen-MAN), RM Competições, 73
14º) Pedro Muffato (PR / Scania), Muffatão, 70
15º) Luiz Lopes (SP / Iveco), Lucar Motorsports, 65
16º) Djalma Fogaça (SP / Ford), DF Racing Fans, 64
17º) Gustavo Magnabosco (SC / Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 61
18) Joel Mendes Júnior (SC / Ford), Fábio Fogaça/Reis Motorsport, 53
19º) Beto Monteiro (PE / Iveco), Lucar Motorsports, 33
20º) Leandro Totti (PR / Volvo), Clay Truck Racing, 29
21º) Ricardo Sargo (SP / Volvo), ABF Motorsport, 28
22º) Jaidson Zini (PR / Iveco), Dakarmotors, 26
23º) Rogério Castro (GO / Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 21
24º) Ronaldo Kastropil (SP / Volvo), ABF Motorsport, 19
25º) Felipe Tozzo (SC / Iveco), Dakarmotors, 17
26º) Geraldo Piquet (DF / Ford), DF Racing Fans, 6
25º) Jansen Bueno (PR / Iveco), Dakarmotors, 5

Notícias

Página inicial