Motor On Line
Notícias-

Rally: Terpins e Justo enfrentarão a Etapa Maratona do Sertões
Reportagem: Mércia Suzuki / Deborah Ferreira
Foto: Vinícius Branca
MSuzuki Comunicação
Dupla da Bull Sertões Rally Team segue amanhã (quinta, 8) para Tocantins, em uma etapa muito desafiante, na qual somente os pilotos e navegadores poderão fazer a manutenção.

Os paulistas Michel Terpins, 39 anos, e Maykel Justo, 36 anos (#322), da Bull Sertões Rally Team, estão em contagem regressiva para enfrentar um dos grandes desafios desta 24ª edição do Rally dos Sertões, a Etapa Maratona, na qual apenas os competidores poderão fazer reparos em suas máquinas. A bordo de um T-Rex, desenvolvido pela equipe MEM, a dupla fará o percurso de Luís Eduardo Magalhães / BA até Mateiros / TO, com total de 461,14 km. "O carro passou por uma revisão minuciosa. Estamos prontos para largar amanhã. As próximas etapas do rali prometem", afirma o piloto Terpins.

A Especial, de 425,67 km, começa na Cachoeira do Acaba Vidas, na BA-458. O percurso terá estradas bem sinuosas, trechos estreitos e de areia, muitas lombas e depressões, além de piçarra. "Exigirá muito do navegador, será preciso ficar bem atento", diz Justo, navegador de Taubaté (SP), que participa da prova pela 10ª vez e já conquistou quatro títulos (caminhões e carros). Após mais da metade da prova começam as longas retas de altas velocidades e assim vai até o final, com muita areia na trilha.

A Bull Sertões Rally Team foi a mais rápida nas duas primeiras etapas do rali este ano, na Protótipos T1. Liderava a categoria no acumulado, mas na terceira etapa, na terça (6), teve um problema com o carro. "Vínhamos em um ritmo forte, quando na metade da Especial furou um pistão (é a parte do motor que inicia o trabalho mecânico, a partir da expansão dos gases queimados), o que nos impediu de continuar a prova", conta Terpins. Eles tiveram que aguardar a equipe de apoio, que só pode entrar quando o último carro cruza o trecho cronometrado. "Só voltamos às 5 horas da manhã de hoje (quarta, 7) e os mecânicos não tiveram tempo para revisar o carro e decidimos não largar para quarta etapa", continua o piloto.

Mas, agora, o carro está pronto e " a Maratona que nos aguarde amanhã (quinta, 8)", completa Terpins, que participa da competição pela sétima vez (um ano de moto e o restante de carro) e é vice-líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, da Protótipos T1.

Terpins e Justo estão empolgados com a aventura que está por vir neste Rally dos Sertões. Ainda pela frente, os veículos entrarão no Deserto do Jalapão/TO, etapa tão aguardada. "Estamos com a maior adrenalina para encarar as areias do Jalapão. E somente quem por lá andou conhece as suas exigências. É preciso bom equipamento, estratégia, preparo e, acima de tudo, tranquilidade", diz confiante Terpins.

O percurso total da competição é de 3.143 quilômetros, dos quais 2.341 de trechos cronometrados (Especiais). Participam do rali carros, UTVs, quadriciclos e motos.

Equipe com selo "Carbon Free"

Além da vontade de acelerar e brigar pelo pódio durante a maior prova off-road do país, a equipe dos irmãos Michel Terpins e Rodrigo Terpins não deixa de lado o engajamento com ações sociais e o meio ambiente. Novamente o carro #322 recebeu o selo "Carbon Free" da Iniciativa Verde. Isto quer dizer que o CO2 emitido pelo veículo durante as sete etapas serão compensados por meio de plantio de árvores na Mata Atlântica. A organização que é especializada no trabalho de compensação ambiental e realiza o cálculo, seguindo o Protocolo Carbon Free. Este é o segundo ano consecutivo que o time adota a iniciativa.

A equipe Bull Sertões Rally Team conta com patrocínio da 100% Eventos, Xarla, Bull Sertões e apoio da equipe MEM, Motul e Ohlins.

Programação: Rally dos Sertões 2016

08/09 - Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) - Mateiros (TO) - Total do dia: 463 km (Etapa Maratona)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 0

09/09 - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO) - Total do dia: 498 km
Deslocamento inicial: 0
Trecho especial: 491 km
Deslocamento final: 7 km

10/09 - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO) - Total do dia: 198 km
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km

Informações Gerais:

Distância total - 3.143 quilômetros
Especiais (trechos cronometrados) - 2.341 quilômetros | 74% de especiais - recorde
Prólogo em Goiânia - 3 de setembro | Largada primeira etapa - 4 de setembro
Chegada em Palmas - 10 de setembro

Notícias

Página inicial